O serviço de armazenamento e backup de fotografias e vídeos da gigante norte-americana, o Google Fotos, consegue agora reconhecer "rostos" de utilizadores mesmo que estes estejam de costas para a câmara. Mais impressionante ainda, a identificação dos rostos é já muito precisa, ainda que não esteja correta em 100% dos casos.
Os utilizadores da app e do serviço já conheciam as capacidades de reconhecimento facial do Google Fotos. Aliás, esta é uma das suas capacidades mais antigas e gradualmente reforçadas pela empresa norte-americana. Todavia, a gigante das pesquisas operou agora alguma "magia" dos algoritmos e até de costas a app nos consegue identificar.
App Google Fotos identifica rostos mesmo sem os "ver"
As novidades foram avançadas pela publicação AndroidAuthority recentemente, tendo-se a jornalista responsável apercebido de que em várias fotografias guardadas há algumas semanas, e outras há alguns anos, estando ele de costas, o Fotos também o identificou.
Na sua peça a jornalista afirma ter por hábito fotografar o seu marido de costas. O objetivo sendo captar fotos de silhueta em diferentes cenários, localizações e contexto com uma única constante - não mostrar a cara da pessoa em questão.
Mesmo assim, o Google Fotos conseguiu identificar a pessoa e respetivo rosto em várias imagens onde simplesmente não está a ser apresentado ou retratado um rosto humano. Como tal o conseguiu fazer não é de momento conhecida mas é impressionante.
Certo é que na galeria do serviço de backup e armazenamento de imagens o serviço conta com várias imagens em que o rosto da pessoa é efetivamente apresentado. Desse modo, poderá ter traçado uma comparação com o formato do corpo.
Inteligência Artificial ao serviço do Google Fotos?
A inteligência artificial (IA) é capaz de encontrar padrões suficientes que lhe permitam chegar à conclusão tratar-se de determinada pessoa mesmo sem ver o seu rosto. Assim, tal como explica a jornalista, em cerca de 80 a 85% das fotografias de costas, o Fotos já identifica corretamente a pessoa em questão.
Mais impressionante ainda, esta capacidade aplica-se a fotografias antigas, tal como às mais recentes que possam chegar ao Google Fotos. Aliás, ao escrever" de costas" no campo de pesquisa Google, já são apresentadas várias fotos nessas circunstâncias.
Note-se que do mesmo modo que podemos pesquisar por pessoas, locais, documentos e outros quesitos, a partir de agora também podemos simplesmente pesquisar por "costas" e já aparecem resultados convincentes.
Por fim, de momento - em Portugal - o serviço não reconhece ainda o rosto de utilizadores que estejam efetivamente de costas numa imagem, tal como ilustrado no exemplo acima.
Editores 4gnews recomendam: