Fiido L3 review: bicicleta elétrica compacta com autonomia impressionante

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Ao longo dos últimos meses tive a oportunidade de testar algumas das melhores propostas da Fiido no que ao segmento de bicicletas elétricas diz respeito. Depois da citadina e futurista Fiido X e da divertida e poderosa Fiido M1 Pro, agora trago-te a minha análise à Fiido L3.

Esta é a mais recente bicicleta elétrica da Fiido, no que ao segmento de ultra-compactas citadinas diz respeito. Mas não te deixes enganar pelo seu tamanho, pois esta é poderosa e tem uma autonomia simplesmente impressionante para o tamanho.

Por menos de 1000 €, a Fiido L3 apresenta-se como uma alternativa para quem quer uma proposta compacta para a cidade. E com uma autonomia que, segundo a marca, pode chegar aos 200 km, ficamos com água na boca. Vamos conhecê-la?

Fiido L3

Unboxing e primeiras impressões

O unboxing e montagem da Fiido L3 foi o mais fácil que já tive de fazer numa bicicleta elétrica. Vinha dobrada numa pequena caixa, e foi apenas retirá-la, tirar os cabos de proteção e fazer os ajustes.

Na caixa encontramos a própria Fiido L3, duas chaves exigidas para a ligar/desligar, pedais, carregador, ferramentas de montagem e manual de instruções.

Confirmada que estava a sua bateria e o selim, ajustou-se o banco à altura indicada e estava pronta a utilizar. E as primeiras impressões não podiam ser mais positivas.

Fiido L3

Embora compacta e dobrável, mostra boa qualidade de construção e robustez à primeira vista. Basta agora dar à chave, e vamos perceber como é guiá-la. Mas primeiro confere as suas principais características.

Principais características da Fiido L3

  • Autonomia para até 200 km com assistência à pedalagem (nível 1) ou de até 128 km usando apenas o acelerador (modo puramente elétrico)
  • Altura do selim e guiador ajustável, para utilizadores entre 155 e 200 cm
  • Quadro em liga de alumínio ao estilo Fiido, com design simples e possibilidade de dobragem
  • Bateria de 48V/23,2Ah
  • Pode ser carregada e descarregada até 800 ciclos
  • Tempo de carregamento de 7 horas
  • Motor de 350 W
  • Velocidade máxima de 25 km/h
  • Carga máxima de 120 kg
  • Pneus de 14 por 1,95 polegadas
  • Cor cinzenta

Como é guiar a Fiido L3

Recarregada a bateria para confirmar que tinha autonomia completa (vinha quase totalmente carregada) e confirmada a pressão dos pneus e travões afinados, fiz-me à estrada.

Fiido L3

A marca recomenda que os primeiros cinco minutos que façam a guiar a Fiido L3 sejam apenas com assistência à pedalagem. Pelo que não deves utilizar o acelerador nestes primeiros minutos.

Podes usá-la desligada, como uma bicicleta normal. Mas não é para isso que seguramente vais adquirir a Fiido L3. É para a poderes usar do modo 1 ao modo 3 de nível de assistência à pedalagem.

Estes conseguem-te providenciar a ajuda necessária, sendo que o modo 1 chega perfeitamente para andar a direito, sendo os modos 2 e 3 essenciais para subidas mais íngremes.

Fiido L3

E claro, o acelerador está lá pronto a utilizar desde que a tiras da caixa. E torna-se bastante atrativo querer usá-lo, andando até aos 25 km/h permitidos por lei na Europa.

Os utilizadores mais interessados nessa possibilidade, facilmente a poderão desbloquear, e dessa forma tirar mais partido deste motor de 350 W atingindo sensivelmente os 32 km/h. Mas isso também se notará no decréscimo da sua autonomia.

Temos uma condução bastante divertida e competente no que a trajetos citadinos diz respeito. Mas não deves esquecer que estamos a falar de pneus de 14 por 1,95 polegadas e não temos suspensão. Pelo que sentirás os típicos buracos das estradas portuguesas como seria de esperar.

Fiido L3

Para atenuar isso, a Fiido colocou na L3 um selim não só extenso, como bastante acolchoado e com molas por baixo. Dessa forma, pode funcionar como a suspensão possível.

Podemos pensar que, pelo seu tamanho, vai ter dificuldade nas subidas mais íngremes. Mas, para um utilizador de pouco mais de 60 kg como eu, revelou-se eficaz mesmo nas subidas mais difíceis.

Fiido L3

A verdade é que, no modo 3 e pedalando um pouco, consegui escalar qualquer subida a que me propus. E algumas delas a Fiido L3 conseguiu superar apenas recorrendo ao acelerador de punho, embora com normal redução de velocidade. Para tal acaba por ser preponderante o seu motor de 350 W.

De destacar que tem apenas uma velocidade, pelo que não terás escolha nesse sentido. Os travões mecânicos, embora algo ruidosos a princípio, mostram-se bastante competentes assim como a pega dos punhos.

Como disse acima, a Fiido L3 chega a limitada aos 25 km/h para a Europa. Mas caso seja a tua vontade, uma combinação de botões faz com que possas desfrutar de velocidade máxima de cerca de 32 km/h (com o acelerador no punho direito), ficando a assistência sempre limitada aos números da lei.

Fiido L3

Como sempre, deves ter em conta que o limite legal para velocidade máxima deste tipo de veículos em Portugal é de 25 km/h. Pelo que qualquer desbloqueio e assistência à pedalagem, além dessa velocidade, é da tua inteira responsabilidade.

Ao lado do punho esquerdo, tens os botões para ligar e desligar a luz frontal (a luz traseira fica constantemente ligada). E tens também um botão para a ruidosa e eficaz campainha.

Fiido L3

A luz dianteira fornece uma luminosidade competente, para aquilo que se pede. Já a luz traseira estará sempre ligada, e é das melhores que já testei.

De realçar que tanto o selim como o guiador são adaptáveis em altura, e isso será essencial para teres uma condução mais atrativa se o teu objetivo for pedalar.

fiido l3

Como é a autonomia da Fiido L3

Além de ser compacta, o grande pergaminho da Fiido L3 é a sua estupenda autonomia. Posso dizer-te que vai poder ser o teu veículo diário, e ser facilmente utilizada durante uma semana para deslocações pequenas sem problemas.

Tem uma bateria de 48V/23,2Ah, com uma autonomia prometida de até 200 km no nível 1 de assistência à pedalagem, ou 128 km no modo puramente elétrico.

Como é que isso se transporta para a realidade a minha utilização? Bem, é simplesmente a bicicleta como melhor autonomia que já testei. No alto dos meus pouco mais de 60 kg, diria que temos aqui autonomia para 95 a 105 km no modo puramente elétrico.

Fiido L3

Como é óbvio, isto vai sempre depender do teu trajeto, peso e condições climatéricas, e estamos a falar de autonomia em utilização legar de 25 km/h máximos. Claro, se usares apenas a assistência à pedalagem, é bem provável que consigas algo bem perto dos 150 km.

A bateria pode ser recarregada na própria bicicleta, ou podes retira-la facilmente desviando o selim. Recarregar a bateria demora cerca de 7 horas, se esta se encontrar completamente descarregada. O que para o seu tamanho, é bastante compreensível. O carregador tem ventoinha para evitar sobreaquecimento.

Fiido L3

O sistema de segurança da Fiido L3

À semelhança de outras bicicletas, e Fiido L3 traz consigo duas chaves. Estas servem para bloqueares e desbloqueares a retirada da bateria, e basicamente terão de ser colocadas para que a parte elétrica da Fiido L3 possa funcionar.

Isto significa que só terá acesso à bateria da Fiido L3 e às suas potencialidades elétricas, quem tiver acesso à chave. Não temos aqui um sistema de código como na Fiido X, mas é um sistema também interessante.

Implica que tenhas de andar sempre com a chave, e não te podes esquecer da mesma sempre que estacionares a tua bicicleta. Mas a zona lateral onde a marca escolheu colocá-la é facilmente acessível, o que se saúda.

Fiido L3

Como é a construção, design e peso da Fiido L3

A Fiido L3 dispõe um quadro em liga de alumínio, que se vislumbra robusto e bem construído. Na zona de dobragem central e no guiador temos patilhas de segurança, de forma evitar acidentes ou dobragens indesejadas.

Um pormenor salutar é que não notei ruídos parasitas nem peças soltas neste modelo, principalmente numa bicicleta que já vinha montada. Os pára-lamas já vinham colocados, e fazem todo o sentido para evitar que alguma sujidade chegue ao quadro.

Fiido L3

Temos muito poucos fios ao longo do quadro, que acaba por sempre um ponto bastante positivo. A bateria está sempre à vista, mas como isso significa que ter uma autonomia impressionante, qualquer um fecha os olhos a esse facto.

Os pneus de 14 por 1,95 polegadas são isso mesmo. Pneus pequenos, que fazem com que sintas alguns buracos mais pronunciados. Acaba por ser um compromisso para a portabilidade.

Fiido L3

Como é o ecrã da Fiido L3

O ecrã da Fiido L3 é provavelmente o ponto menos positivo, se és um utilizador que gosta de ter muita informação à disposição. Isto porque o mesmo nos apresenta apenas as informações básicas.

Embora seja visível sem problemas ao sol, este tem apenas informação sobre a bateria (representação em cinco níveis), velocidade atual em km/h e o nível de assistência à pedalagem.

Fiido L3

A assistir a este ecrã estão dois botões de funções. São estes que ter permitem ligar ou desligar a bicicleta, ativando a parte elétrica, e alternar entre modos ou quilómetros e milhas como unidade de medida.

Falta-nos um odómetro neste modelo, que acaba por ser interessante para perceber a rodagem da tua bicicleta. E claro, para quem tem curiosidade em saber quantos quilómetros já percorreu com a mesma.

Conclusão sobre a Fiido L3

A Fiido L3 é a companheira ideal para as tuas deslocações diárias, se queres uma bicicleta elétrica capaz de aliar um formato compacto a uma autonomia impressionante.

Fiido L3

Vamos imaginar que tens uma deslocação diária de 10 a 15 quilómetros. Num misto de assistência à pedalagem e modo puramente elétrico, não tens de te preocupar em recarregar a Fiido L3 durante a semana inteira. O que acaba por ser imbatível nesta faixa de preço.

A portabilidade é um ponto a favor. Embora pese 24 kg (com a bateria colocada), cabe perfeitamente na bagageira do automóvel quando dobrada e com o selim retirado. E estamos a falar (no meu caso) de uma bagageira de apenas 270 litros. O que a torna rainha em portabilidade.

Fiido L3

Nos meus testes, diria que temos autonomia para 95 a 105 em modo puramente elétrico, ou entre 130 a 150 se usares apenas a assistência à pedalagem. O que significa que esta é provavelmente a bicicleta elétrica com melhor autonomia abaixo dos 1000 € no mercado.

Disponibilidade da Fiido L3

No site oficial, a Fiido L3 tem um preço base de 999 € na Europa. Mas caso uses o código T100 durante o checkout (disponível à data de escrita), tens um desconto de 100 €, ficando-te assim a bicicleta por 899 €.

fiido l3

Deves ter em conta que os envios para Portugal são gratuitos, e demoram apenas entre 5 a 9 dias úteis. Não tens de preocupar com problemas de alfândega, já que os envios são feitos a partir de armazém europeu.

Relembro sempre que podes candidatar-te ao incentivo do Fundo Ambiental, e recuperar algum do valor da tua compra. Podes saber mais sobre este tema, no site oficial do Fundo Ambiental.

A 4gnews atribui à Fiido L3 uma pontuação de 4,5 estrelas em 5 possíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.