Tenways CGO600 review: bicicleta elétrica leve, ágil e sem corrente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 11 min.

Uma bicicleta elétrica que não parece uma bicicleta elétrica - é essa a primeira descrição que me vem à cabeça quando olho para Tenways CGO600. Se procuras uma bicicleta elétrica com este traço característico, clicaste no artigo certo.

Ao longo das últimas duas semanas, pude testar esta bicicleta elétrica da Tenways que certamente passa despercebida para muitos. Tem um aspeto bastante “normal”, e isso é o melhor elogio que se lhe pode fazer. É quando começamos a ver os pormenores, que tudo fica interessante.

De realçar que esta é uma bicicleta direcionada para a utilização em cidade. Será esta a bicicleta que te vai fazer deixar o carro na garagem e olhar finalmente para a esta mobilidade elétrica como uma alternativa real? É bem possível. Vem daí para esta minha análise à Tenways CGO600.

Tenways CGO600 review 4gnews

Unboxing e primeiras impressões

Tudo o que precisas vem na caixa desta Tenways CGO600. Esta chega parcialmente montada, tendo o utilizador que aertar o guiador, colocar a roda frontal e o selim.

Este é um processo facilitado pela marca, já que na caixa vêm todas as ferramentas necessárias para a montagem e um manual de instruções bem detalhado. Mas se ainda assim estiveres com dúvidas, o vídeo oficial de montagem da marca, pode ajudar-te.

Tenways CGO600 review 4gnews

É um processo que pode demorar entre 15 e 30 minutos, dependendo da tua experiência neste campo. Esta vinha bem acomodada na caixa, e foi relativamente fácil realizar todo o processo.

Principais características da Tenways CGO600

  • Motor Mivice M070 de 250W
  • Sensor de torque magnético Mivice S200 de 40 nanómetros
  • Bateria de 252 Wh com 36V, 7A
  • Velocidade máxima de assistência à pedalagem de 25 km/h
  • Autonomia anunciada de 70 km
  • Transmissão de velocidade única
  • Correia de carbono
  • Atraso de assistência inexistente
  • Disponível em tamanho médio e grande
  • Peso de apenas 15 kg
  • Cores: Sky Blue, Midnight Black, Lime Green, Light Grey e Arctic Blue
  • Luzes na traseira e frente
  • Travões hidráulicos TEKTRO
  • Carregamento rápido de duas horas e meia
  • Incluído na caixa: todas as ferramentas de montagem, bomba para encher pneus, luz traseira retiráveis, cabo e carregador

Tenways CGO600 review 4gnews

Como é guiar a Tenways CGO600

Montagem feita, travões afinados, bateria carregada e pneus com ar suficiente: é hora de nos fazermos à estada para perceber como é guiar esta Tenway CGO600. É que esta está bem longe de ser um bicicleta convencional.

Não é apenas no facto de não parecer uma bicicleta elétrica que esta se destaca. Para começar, usa uma correia de carbono ao invés de uma corrente (da qual falaremos mais abaixo) e transmissão de velocidade única.

Tenways CGO600 review 4gnews

Isto significa que não é necessário transitar entre velocidades, e apenas entre modos de assistência à pedalagem. Além do modo sem assistência, esta tem três níveis de assistência.

E se noutras bicicletas elétricas que testei no passado, era meio que irrealista usar o primeiro nível de assistência, esta é o modo que julgo que deve ser usado por padrão se vais fazer caminhos relativamente planos.

Tenways CGO600 review 4gnews

Esta dá-te uma assistência já bastante notória neste primeiro nível, consoante o que pede a tua pedalagem. E não tem problemas em chegar perto dos 25 km/h permitidos por lei.

Obviamente que vais ter outro nível de assistência com o modo 2 e especialmente com o modo 3. Estes são os modos que te vão ajudar a escalar melhor aquelas subidas mais 'tramadas'.

Tenways CGO600 review 4gnews

E sim, esta é uma bicicleta em que vais ter de pedalar, pois não tem qualquer botão para acelerar. Mas é apenas um pedalar natural e com o mínimo esforço físico. Isto porque o motor desta CGO600 está preparado para aquelas subidas de cidade mais complicadas.

Um pormenor que notei imediatamente é a efetividade do sensor de torque desta bicicleta elétrica. Caso não saibas, é o sensor de torque na traseira que mede a quantidade de pressão que estás a imprimir nos pedais e sabe a assistência que te deve proporcionar dentro das suas possibilidades.

Tenways CGO600 review 4gnews

E tal como a marca refere no seu site oficial, não existe qualquer atraso na assistência à pedalagem. Isto significa que esta se inicia mal começas a pedalar, e termina mal paras de pedalar. Isto é especialmente importante na vida em cidade, quando tens de ser ágil em cruzamentos ou semáforos.

Esta assistência à pedalagem, é bom ser reforçado que é bastante suave. Portanto, será do mais natural quando esta se iniciar ao começares a pedalar. E caso necessites que precisas de mais ou menos, a mudança de nível está à distância de um botão.

Tenways CGO600 review 4gnews

Como se trata de uma bicicleta bastante leve, com apenas 15 kg, é bastante plausível que nem precises de qualquer assistência em alguns momentos. E aí podes desfrutá-lo como uma bicicleta “normal” e poupar alguma autonomia.

De realçar que caso estejas a andar e a levar a bicicleta ao teu lado à mão, podes podes usar o modo de assistência de 6 km/h. Este vai fazer com que não exista qualquer esforço a levar a bicicleta desta forma.

Tenways CGO600 review 4gnews

Quanto aos travões, temos um sistema hidráulico que se releva de qualidade. Mostram-se responsivos e rápidos para qualquer susto ou eventualidade.

O selim é provavelmente o ponto que menos gostei nesta bicicleta. Tendo em conta todo sentimento premium que tive com ela, o banco (ou assento) deixou um pouco a desejar pela dureza. Pelo que se pensas fazer longos percursos, uma capa para maior conforto seria o meu conselho.

Tenways CGO600 review 4gnews

Como é a autonomia da Tenways CGO600

Por falar em autonomia, a Tenways CGO600 tem uma bateria de 252 Wh e a marca promete uma autonomia para 70 km baseada em testes a usar o nível 1 de PAS (assistência à pedalagem).

Como qualquer teste à autonomia de um veículo deste género, vai depender de várias condições. O peso da pessoa, a inclinação do piso ou a temperatura ambiente são tudo fatores a ter em conta.

Tenways CGO600 review 4gnews

Se usares e abusares do modo 3 de assistência, certamente vais ficar longe dos números invocados pela Tenways. Diria que, para o meu tipo de utilização, é uma bicicleta para conseguir uma autonomia entre 40 a 50 km, já que tenho de lidar com várias subidas nos meus trajetos.

O sistema de segurança da Tenways CGO600

Diria que o primeiro sistema de segurança desta Tenways CGO600 é o seu aspeto de bicicleta “normal”. Embora involuntário, este pode fazer com que um interessado ladrão escolha outra bicicleta para roubar e não a tua.

Tenways CGO600 review 4gnews

Mas mesmo com um cadeado, nada impede que esta possa ser roubada, não tendo qualquer alarme que possa avisar da ocorrência. O problema é que o ladrão vai ficar com uma bicicleta convencional se o fizer.

Ao ligar esta bicicleta elétrica, somos confrontados com um código quatro dígitos. Este pode ser facilmente alterado, e basicamente é o que ativa o ecrã e a assistência elétrica. Pelo que se o ladrão não souber o código, nunca terá acesso às potencialidades elétricas desta.

Tenways CGO600 review 4gnews

Embora não seja o sistema de segurança mais efetivo, é uma ideia com potencial. Não evita o roubo, mas um código evita que esta seja ajuda no modo elétrico de forma indevida.

Como é a construção, design e peso da Tenways CGO600

A construção da Tenways CGO600 é um dos seus pontos fortes. Dispõe de um quadro em alumínio, e pode ser comprada no tamanho M (para utilizadores entre 165 e 180 cm) e L (para utilizadores entre 180 e 200 cm).

Tenways CGO600 review 4gnews

Escolhi a variante M para testar (tenho 170 cm) e nota-se que é uma construção bastante cuidada, já que vemos muito poucos fios à mostra. Isso é especialmente possível pois a bateria está embutida no quadro e não pode ser retirada para carregamento.

Mas se estás preocupado com uma futura substituição, a marca descansa-nos no seu site. A bateria da Tenways CGO600 é substituível caso sintas essa necessidade no futuro.

Tenways CGO600 review 4gnews

Na zona interior bem perto dos pedais está o espaço onde irás carregar a tua bicicleta elétrica. O logo da marca está também colocado de forma bastante discreta na parte de cima do quadro.

Um ponto positivo para as faixas brancas nas rodas desta bicicleta elétrica. Isto porque adicionam um nível de visualização ao longe quando refletido e te encontras a circular com pouca luz.

Tenways CGO600 review 4gnews

Se estás preocupado com o peso desta bicicleta elétrica, já que a bateria não é retirável, esse é outro ponto forte. Esta pesa apenas 15 kg, sendo relativamente fácil de levares contigo para o apartamento, nos transportes públicos ou em algum momento da tua viagem onde seja necessário pegá-la à mão.

Ainda sobre a construção, um ponto já referido é o da correia em carbono (ao invés da tradicional corrente). Esta não necessita de ser lubrificada, e apresenta uma durabilidade superior face a uma corrente tradicional. Segundo a marca, terá uma vida útil de 30 000 km.

Tenways CGO600 review 4gnews

Como já referi acima, o sensor de torque desta bicicleta elétrica traduz cada movimento em assistência de pedalagem. E tudo acontece de forma bastante imediata e suave.

Como é o ecrã da Tenways CGO600

O ecrã da Tenways CGO600 mostra como se consegue colocar muito em pouco espaço. Embora possa ser considerado pequeno por muitos, mostra toda a informação necessária e com brilho suficiente mesmo em condições de muita luz a refletir.

Tenways CGO600 review 4gnews

Numa visualização corriqueira, tens a indicação no nível de assistência à pedalagem, a distância já percorrida, a velocidade atual e ainda o nível de bateria. E ao contrário de outras marcas, este mostra-te a percentagem exata da bateria ainda disponível.

Através dos botões auxiliares, é ainda possível ligar a luz frontal (a luz traseira tem de ser ligada diretamente nesta). É também possível ativar nestes botões a possibilidade de bicicleta andar a 6 km/h se a levares à mão.

Tenways CGO600 review 4gnews

Nas definições do ecrã, podes ainda alterar a palavra-passe, mudar o nível de brilho, alternar entre milhas ou quilómetros ou consultar os ciclos de bateria e qual a sua saúde. Embora o ecrã pudesse ser maior, é uma experiência bastante intuitiva, e nota-se que a marca trabalhou muito bem este campo.

Como adição a este ecrã está a App Tenways. Esta não é obrigatória, mas pode funcionar como um bom complemento. Dá-te as tuas estatísticas de uso, assim como a bateria restante e possibilidade de sinalizar os teus passeios com recurso a localização. Esta encontra-se disponível para Android e iOS.

Tenways CGO600 review 4gnews

Conclusão sobre a Tenways CGO600

Se procuras uma das bicicletas elétricas mais leves do mercado (sem fazer compromissos), esta é provavelmente uma das melhores opções. São apenas 15 kg, que a fazem facilmente transportável.

O facto de usar correia ao invés de corrente, faz com que tenhas um sistema com maior durabilidade e que necessita de menos manutenção. Segundo a marca, é um sistema para durar 30 mil km.

Tenways CGO600 review 4gnews

Foi das bicicletas elétricas que já testei com o melhor sensor de torque. Este não apresenta qualquer atraso, e isso significa que a assistência se inicia mal começas a pedalar e pausa quando fazes o contrário.

Pode não ter a melhor autonomia que já usufruí numa bicicleta. Mas compensa no baixo peso, e parece-me suficiente para uma deslocação casa-trabalho e trabalho-casa no dia a dia. E o facto de carregar em apenas 2 horas e meia é um grande ponto positivo.

Tenways CGO600 review 4gnews

Por último, e não menos importante, o seu design. Esta tem um aspeto premium, embora passe perfeitamente por uma bicicleta tradicional. Faz da simplicidade um trunfo, e dá vontade de pegar nela todas as manhãs a caminho do escritório.

Como podes ter a Tenways CGO600

Através do site oficial da marca, podes ter a Tenways CGO600 por 1599 €, independentemente de escolheres a versão M ou L. À data de escrita, se fizeres a encomenda vais receber os pára-lamas e o descanso gratuitamente (poupando 100 €).

A versão que eu testei é a Sky Blue. Mas por tempo limitado, a marca tem ainda a versão Lime Green com 100 € de desconto. Desta forma, podes tê-la por apenas 1499 € enquanto houver stock.

Tenway CGO600

Peso de apenas 15 kg

Sensor de torque magnético

Autonomia estimada de 70 km

Sem atrasos de assistência à pedalagem

Correia de carbono com tempo de vida útil de 30 mil km

A marca refere que os impostos já estão incluídos neste preço, sendo que podes contar com 2 anos de garantia na União Europeia e ainda envio gratuito para Portugal. O envio é feito a partir dos Países Baixos, pelo que não terás problemas com alfândega.

Para muitos pode parecer descabido gastar um valor destes numa bicicleta. Mas se a passares a usar como teu veículo principal de deslocações no dia a dia, vais recuperar esse valor em pouco tempo e ainda poupar com possíveis gastos com o teu automóvel ou com transportes públicos.

Além disso, podes candidatar-te ao incentivo do Fundo Ambiental, e recuperar algum do valor da tua compra. Podes saber mais sobre este tema, no site oficial do Fundo Ambiental.

A 4gnews atribui à Tenways CGO600 uma pontuação de 5 estrelas em 5 possíveis.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.