Europa cada vez mais perto do carregamento universal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A União Europeia continua a avançar na aprovação de legislação para a utilização de um carregamento universal no espaço económico europeu.

Agora a Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Direitos do Consumidor votou favoravelmente uma aprovação que visa exatamente essa medida. A Europa está cada vez mais perto de um carregamento universal.

Carregamento universal na Europa pode ser baseado no padrão USB Tipo-C

Desde há algum tempo que as entidades legisladoras da União Europeia trabalham no sentido de que exista apenas um carregamento universal para todos os equipamentos móveis.

A Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Direitos do Consumidor acaba de votar favoravelmente para que sejam impostas regras que prevejam uma única forma de carregamento, com 43 deputados a votar a favor e apenas dois votos contra.
A União Europeia fica assim mais perto de um carregamento universal que, muito provavelmente, será baseado no padrão USB Tipo-C.

Na prática, a todas as decisões e aprovações obtidas até ao momento pretendem proteger os consumidores, no sentido de que estes não necessitem de um novo carregador e cabo a cada compra de um equipamento móvel.

Por outro lado, o objetivo passa também por reduzir todo o "lixo" e desperdício tecnológico existente no espaço europeu, provocando pelas sucessivas compras tecnológicas feitas pelos utilizadores.

Com as novas medidas, seria apenas necessário um adaptador capaz de carregar as baterias de smartphones, tablets, câmaras e outros equipamentos móveis. As exceções aplicam-se apenas a dispositivos demasiado pequenos para incluírem uma porta USB Tipo-C, como é o caso dos smartwatches e smart bands.

Eurodeputados querem compatibilidade entre padrões de carregamento sem fios

Os eurodeputados querem igualmente que os novos equipamentos incluam informações e rótulos explicativos sobre as opções de carregamento e se o produto que está a ser adquirido inclui (ou não) carregador.

Outro dos temas abordados pelos eurodeputados foi a introdução de uma compatibilidade entre padrões de carregamento sem fios. Esta medida seria no sentido de evitar que os fabricantes optassem por integrar tecnologia sem fios para carregamento das baterias dos seus equipamentos em vez de incluírem uma porta USB Tipo.

Recorde-se que recentemente surgiu numa das páginas de suporte da Apple, um carregador à base de nitreto de gálio que permite carregar os equipamentos sem a necessidade de fios.

A Apple é um dos fabricantes que mais tem hesitado em incluir o padrão USB Tipo-C nos seus equipamentos e que poderá ser uma das mais afetadas, caso a União Europeia aplique legislação obrigatória nesse sentido.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android perde terreno para rival iOS da Apple
  • Huawei vendeu equipamentos no valor de 15 milhões de dólares à Rússia
  • Mensagens da Google: app responsável por aquecimento e consumo exagerado de bateria
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt