Esta é a solução da Huawei para instalar Apps que não são permitidas sem a Google Play Store

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei continua a lutar pela sua independência dos serviços Google, desta vez através da criação de um motor de busca para apps. Chama-se AppSearch e permite ao utilizador encontrar aplicações que estejam fora da AppGallery, a loja própria de aplicações da Huawei.

A AppGallery está constantemente a ser atualizada com aplicações mas mesmo assim não possui o mesmo número que a Google Play Store. De forma a contra-atacar esse facto, a AppSearch permite ao utilizador instalar apps "por fora", ou seja, por APKs, os ficheiros de instalação das aplicações.

dfsd
Interface da AppSearch em alemão

Atualmente, a Huawei está a testar a AppSearch apenas na Alemanha, sendo que o motor de busca está disponível no site alemão da Huawei. A AppSearch está disponível para o Mate 30 Pro, o dobrável Mate Xs e estará disponível também para os P40, P40 Pro e P40 Lite.

Algumas das apps mais populares encontradas na AppSearch e que estão fora da AppGallery são: WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger, YouTube e outras.

Huawei AppSearch pode não ser a forma mais segura

Essencialmente, a AppSearch faz sideload, ou seja, instala aplicações de forma não oficial no teu telemóvel. É provável que as fontes de APK que a Huawei utilize sejam fidedignas, mas não deixa de ser uma forma menos segura de instalar apps no equipamento.

Desta forma, continua a ser preferível utilizar apenas a AppGallery para instalar aplicações, caso tenhas, por exemplo, um Mate 30 Pro. Independentemente do banimento da Huawei por parte da Google, instalação de APKs pode levar a que malware seja instalado no teu telemóvel.

Assim sendo, seja pela AppSearch ou por iniciativa própria, cuidado com o que instalas. A maioria dos malwares presentes no Android conseguem infetar equipamentos porque os utilizadores não tem prudência com as instalações que fazem.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.