Elon Musk enfrenta onda de processos na plataforma X e na Tesla

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O azar parece ter batido à porta de Elon Musk. O polémico empresário está atualmente a enfrentar uma onda de processos tanto na plataforma X como na sua empresa Tesla.

A agência de notícias AFP alega que a plataforma X não está a cumprir a legislação francesa nos direitos de imprensa e três utilizadores Tesla contestam as estimativas de alcance dos seus veículos elétricos.

Elon Musk responde, na plataforma X, à agência AFP

imagem do Tesla Model S
O Model S é um dos veículos elétricos visados no processo movido contra a Tesla Crédito@Tesla

Não são apenas as polémicas que fazem de Elon Musk o centro das notícias. Hoje, são os processos judiciais de que está a ser alvo que o trazem para as manchetes do dia. E o conhecido empresário enfrenta a justiça tanto pela sua plataforma X (anteriormente conhecida por Twitter) como pela sua bem-sucedida empresa Tesla.

A agência de notícia AFP (Agence France-Presse) entrou com uma ação contra o proprietário da plataforma X, alegando que a rede social não está a cumprir a legislação francesa de “direitos conexos”, aprovada em 2019, naquele país.

Esta legislação impõe que entidades online substanciais iniciem diálogos com as empresas dos meios de comunicação para encontrarem uma forma de recompensar estas empresas pela divulgação e disseminação de notícias.

Ora a AFP alega que a plataforma X está a evitar estas discussões obrigatórias. Em comunicado, a agência de notícias explicou que está “preocupada com a clara recusa do Twitter (recentemente renomeado como X) em participar em discussões sobre a implementação de direitos conexos para a imprensa”.

Como não podia deixar de ser, Elon Musk já respondeu a este comunicado na rede social agora conhecida por X. Na sua publicação, o empresário afirma que “é bizarro. A AFP quer que nós paguemos pelo tráfego no seu site, no qual eles obtêm receita com publicidade e nós não?!”.

Mas, à parte esta publicação na rede social, a plataforma não forneceu mais comentários sobre o assunto.

Mas Elon Musk poderá ter pela frente uma batalha difícil. Recorde-se que a Google teve um problema semelhante com a AFP e foi multada em 500 milhões de euros por não cumprir esta mesma lei.

Também o Facebook se viu em problemas com a mesma legislação e preferiu estabelecer contratos com várias editoras francesas para não sofrer consequências.

Estimativas Tesla sobre autonomia de veículos elétricos é “otimista”

Também a Tesla está a ser alvo de um processo judicial na Califórnia. Três proprietários de veículos elétricos daquela marca alegam que as estimativas de autonomia fornecidas pela Tesla são falsas e que a própria empresa tem conhecimento disso.

Este processo refere-se a um artigo divulgado recentemente pela agência Reuters, no qual é dito que Elon Musk terá instruindo a sua equipa para fornecer “estimativas otimistas” para conquistar mais consumidores e ter vantagem sobre a concorrência.

Ainda de acordo com a agência Reuters, a Tesla terá mesmo criado uma “equipa de desvio” para reduzir o número de casos relacionados com o problema das estimativas.

Entretanto, a Tesla divulgou já um comunicado sobre este processo, no qual apenas revela que entregou o caso à sua equipa de advogados. E Elon Musk ainda não comentou esta notícia na plataforma X… por enquanto.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt