Apple não deixa Elon Musk mudar o nome do Twitter para X na App Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A rede social conhecida até recentemente como Twitter passou por uma das maiores transformações de marca mais significativas dos últimos anos. Agora sob a batuta de Elon Musk, a plataforma foi rebatizada de X em praticamente todos os locais, menos na App Store da Apple.

Há, porém, uma boa razão para tal, prendendo-se sobretudo com as regras da loja de aplicações para dispositivos iOS, a App Store da Apple onde a aplicação mantém o seu nome anterior. Até quando? Essa é outra questão, mas não deverá tardar até que seja aplicada a esperada uniformização.

Regras da Apple impedem Elon Musk de mudar o nome do Twitter na App Store

Apple App Store Twitter X

Ainda que a aplicação propriamente dita, após as últimas atualizações, tenha mudado toda a sua identidade de marca, do logótipo ao próprio nome, certo é que na página da app na App Store o nome Twitter continuava a figurar.

Ou seja, à revelia das mudanças já aplicadas e distribuídas globalmente, a loja da Apple manteve a identidade anterior. É uma mera curiosidade, mas despertou o interesse de vários utilizadores da app.

Dito isto, sabemos que a App Store tem várias regras a cumprir, todo um quadro normativo que regula o seu funcionamento e condições para ter uma aplicação listada no seu repositório. Ora, até ao momento exista assim esta limitação para a nomenclatura.

Anyone have an idea why renaming Twitter to X on iOS is taking so long? It was approved on Google Play for Android a few days ago. When I worked at Twitter, Apple would typically approve trivial updates like this within a day or two. It wonder if there me a bigger story here.

— Erik Berlin (@sferik) 28 de julho de 2023

Tome-se, por exemplo, as aplicações listadas podem ter até 30 carateres no seu nome (máximo), mas devem ter um mínimo de 2 carateres no nome. Ora, esta é a principal justificação para a manutenção do antigo nome nesta plataforma.

Por isso mesmo, o Twitter continua a ser apresentado como tal na loja de apps para iOS (iPhone), até que algo mude no regulamento interno desta plataforma da Apple.

Twitter para Android já assumiu a nova identidade, X na Google Play Store

Apple App Store Twitter
Página do antigo Twitter, novo X, na App Store.

Ainda que exista efetivamente alguma confusão entre o novo e antigo nome da plataforma com todas as mudanças em curso, certo é que o "X" será o seu novo nome, imagem e identidade de marca. Isto dito, podemos já contemplar, em certas imagens, a sua nova listagem nesta loja, assumindo já o novo e simples nome - X.

Gradualmente, porém, espera-se que as mesmas mudanças cheguem à App Store com a plataforma a ajustar o seu regulamento, aliás, tal como já se pode ver na imagem acima.

Apple aprovou a mudança de nome para X na sua App Store

On iOS, the situation is distinct as Apple does not permit any app to have a single character as their app name. If they manage to obtain approval, it would mark the first instance since the inception of the iOS App Store that such a permission has been granted. https://t.co/EtzAj76fwx pic.twitter.com/Dzx0HAsz9b

— Nick (@nickjsheriff) 28 de julho de 2023

Em todo o caso, foram vários utilizadores a reparar nesta discrepância entre a mesma aplicação listada na App Store (iOS) e Google Play Store (Android), com a razão para tal a ser agora indicada.

Por fim, é agora uma questão de tempo até que o antigo Twitter seja definitivamente substituído pela nova identidade de marca, X, também na App Store e nas várias regiões em que esta está disponível.

Em Portugal, ao consultar a App Store já encontramos a nova identidade do Twitter para dispositivos móveis iOS, a app de notícias que ocupa o 1.º lugar da tabela.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.