Deem as boas-vindas ao primeiro veículo 100% elétrico da Suzuki

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Bem conhecida no mundo automóvel, a Suzuki acaba de apresentar o seu primeiro veículo totalmente elétrico. Baseado no protótipo eVX, apresentado em janeiro de 2023, o novo EV adotou o nome de eVitara e chega ao mercado europeu no verão de 2025.

Suzuki eVitara com duas opções de bateria e três variantes

Suzuki eVitara em ambiente urbano
Crédito@Suzuki

O recém apresentado eVitara vai chegar ao mercado com a opção de escolha entre duas baterias: uma com 49 kWh e outra com 61 kWh de capacidade. Mas estas não são apenas as escolhas possíveis.

O modelo 100% elétrico tem também três variantes disponíveis. A primeira com tração dianteira e 106 kW, ou 144 cavalos, de potência máxima. Já a segunda versão também com tração dianteira, leva a potência mais longe ao fornecer 128 kW, ou seja, 174 cavalos. Já a terceira opção combina trações dianteira e traseira fornecendo uma potência máxima combinada de 135 kW, ou um total de 183 cavalos.

Suzui eVitara em modo todo o terreno
Crédito@Suzuki

Ainda que a fabricante japonesa não tenha divulgado informações sobre a autonomia, a publicação Autocar está a avançar que a variante do eVitara com a bateria de menor capacidade pode chegar a uns impressionantes 400 quilómetros.

Falta de espaço é coisa que este eVitara não tem. Consegue acomodar de até cinco passageiros nos seus 4,3 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,6 metros de altura. Acrescente-se ainda os 2,7 metros de distância entre os eixos.

Interior do Suzuli eVitara
Crédito@Suzuki

O novo EV elétrico da Suzuki está assente na plataforma recém-desenvolvida HEARTECT-e, especialmente concebida para veículos deste tipo. O resultado é uma “estrutura leve, proteção de alta voltagem e um interior espaçoso”, garante a Suzuki.

O interior tem também argumentos bastante sedutores. Foram incluídos um painel de instrumentos totalmente digital e um ecrã central que responde a comandos táteis.

O novo eVitara entra em produção na primavera de 2025, nas instalações da marca na Índia, e chega ao mercado europeu no verão desse mesmo ano. Para já, a Suzuki não desvendou o preço do seu primeiro veículo 100% elétrico.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt