Depois do sucesso do SU7 e do YU7, a Xiaomi prepara-se para reforçar a sua presença no mercado automóvel com uma proposta bastante diferente. O Sky Nomad N90 é um SUV de grandes dimensões que abandona as linhas mais desportivas dos modelos anteriores para apostar num visual mais robusto e quadrado.
Segundo o CnEVPost, o SUV conta com uma unidade LiDAR instalada no tejadilho, puxadores das portas semiocultos e uma dianteira completamente nova.
Este modelo já não é propriamente um desconhecido. Anteriormente conhecido pelo nome de código Kunlun N3, o SUV já tinha sido apanhado em imagens reais durante testes, embora ainda estivesse coberto por camuflagem.
Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi, explica que, enquanto o SU7 e o YU7 foram concebidos como carros mais focados na condução, a nova gama Sky Nomad foi desenvolvida ao longo de três anos e meio com o objetivo de criar um verdadeiro "espaço habitável" sobre rodas.
Quando está estacionado, o interior pode transformar-se num pequeno estúdio para uma pessoa, num café para duas, numa sala para três ou até num espaço de diversão para toda a família. Os bancos dianteiros podem rodar e é possível colocar uma pequena mesa entre as duas primeiras filas, criando uma configuração semelhante à de uma sala de estar.
Mais de 5 metros e tecnologia de autonomia alargada
De acordo com informações divulgadas pelo CarsNewChina, o Sky Nomad N90 Max mede 5,285 metros de comprimento, 1,998 metros de largura e 1,825 metros de altura, com uma distância entre eixos de 3,08 metros. Estará disponível em configurações de cinco e sete lugares.
O modelo utiliza tecnologia EREV (Extended-Range Electric Vehicle). Na prática, as rodas são movidas pelos motores elétricos, enquanto um motor a combustão de 1,5 litros funciona como extensor de autonomia.
O N90 Max terá dois motores elétricos, com potências máximas de 210 kW e 100 kW, respetivamente, e uma bateria de iões de lítio fornecida pela CALB. A Xiaomi ainda não revelou oficialmente os valores de autonomia.
A chegada do N90 representa mais um passo importante na rápida expansão da Xiaomi no setor automóvel. Recentemente, o novo Xiaomi SU7 bateu um recorde de vendas no lançamento, enquanto o YU7 já conseguiu superar o Tesla Model Y em vendas na China.
Para já, ainda não existe confirmação sobre a chegada do Sky Nomad N90 à Europa. No entanto, a Xiaomi já confirmou que pretende começar a comercializar os seus automóveis no mercado europeu em 2027.
