Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Comica Vimo S MI Review: microfone de lapela sem fios acessível

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

Os microfones de lapela totalmente sem fios são produtos cada vez mais populares. Mas como a conveniência se paga, são normalmente produtos caros. O Comica Vimo S MI consegue ter qualidade e manter um preço acessível.

Este é o microfone de lapela que vais querer usar para vlogging, pela liberdade de movimentos e cancelamento de ruído que proporciona. Ou neste caso, como já temos duas unidades incluídas, entrevistas também são possíveis. Vamos conhecê-lo melhor?

Comica Vimo S MI

Principais especificações do Comica Vimo S MI

  • Conexão sem fios 2.4 GHz
  • Potência de transmissão de 10 dBm
  • Sensibilidade entre -32 dB e +2 dB
  • Gravação a 48KHz/24 bit
  • Padrão polar omnidirecional
  • Frequência de resposta entre 80 Hz e 20 kHz
  • Alcance dinâmico de 86 dB
  • Delay de 20 milissegundos
  • Bateria de 95 mAh nos microfones; 800 mAh no estojo de carregamento
  • Tempo de carregamento de 2 horas nos microfones e 2 horas do estojo
  • Peso: transmissores (10g), recetor (12g) e estojo de carregamento (53g)

Unboxing ao Comica Vimo S

Na caixa do Comica Vimo S temos uma experiência bastante completa. Vemos o manual de instruções e alguns autocolantes alusivos à marca na entrada. Encontramos depois o estojo de carregamento, com os microfones arrumados e o recetor que acopla magneticamente a esta.

Ademais, temos os dois ‘dead cat’, que vais usar se fores gravar em circunstâncias ‘ventosas’ para evitar ruído das tuas gravações. Tens também um carregador USB-C e um adaptador para poderes carregar enquanto monitorias o teu áudio.

Comica Vimo S MI

A minha opinião sobre o Comica Vimo S MI

Este é mais uma solução de microfone de lapela totalmente sem fios no mercado, que apela a quem quer bastante portabilidade nas gravações. É ligar à entrada Lightning no teu iPhone (ou USB-C se optares pela versão Android), colocar o microfone na lapela e começar a gravar.

A estojo de carregamento é alimentado por USB-C e tem inclusivamente uma indicação luminosa do nível de bateria da mesma. A conexão ao smartphone não poderia ser mais simples, já que os microfones chegam emparelhados de fábrica ao recetor.

Comica Vimo S MI

O recetor, como já foi dito, encontra-se acoplado magneticamente à caixa de carregamento e não precisa de ser carregado. Isto porque se alimenta diretamente na porta Lightning quando está a ser usado.

Neste recetor temos a indicação luminosa de que os microfones estão emparelhados, e ainda um botão rotativo para aumentares ou diminuíres o ganho dos microfones enquanto o usas. Este é especialmente interessante, porque faz com que não seja necessária nenhuma app.

Comica Vimo S MI

Também temos neste o botão para ativar o desativar o cancelamento de ruído. Ao usar o recetor acoplado ao iPhone ou iPad perdemos a porta Lightning de carregamento. Mas como este tem uma saída USB-C, podes carregar o smartphone dessa forma ou ligar o adaptador USB-C/jack 3.5mm e monitorizar o áudio.

De realçar que esta versão chama-se tecnicamente Comica Vimo S MI, e passou na certificação MFI. Isto significa que é um produto aprovado pela Apple, em que não terás quaisquer problemas de ruído ou conetividade.

Comica Vimo S MI

Ambos os microfones contam com um botão de silenciamento, para “cortares” o áudio em qualquer emergência. E como temos dois transmissores, os utilizadores podem escolher entra gravar tudo na mesma pista, ou gravar em modo, separando os dois áudios para edição.

A bateria é um dos pergaminhos deste produto, já que nos garante grande versatilidade. A marca promete até 5 horas de duração de bateria dos microfones, e 15 horas a utilizar a caixa de carregamento. O que nos meus testes se revelou bem perto da verdade.

Comica Vimo S MI

Mas a que distância podemos utilizar este microfone sem começar a perdê-lo? Aqui a Comica também nos fornece grande versatilidade, já que temos áudio com estabilidade até 200 metros. Mas deves ter em conta que isto é válido para uma área aberta.

Se encontrares algumas barreiras pelo caminho, é natural que não tenhas problemas. O que te posso dizer é que testei-os em gravação a mais de 100 metros do meu smartphone em área aberta e não tive quaisquer interrupções no áudio. Mais do que suficiente em cenário típico.

Abaixo deixo-te uma comparação de áudio entre o meu iPhone 13 Pro comigo a 3 metros de distância do mesmo, com e sem o Comica Vimo S MI. Esta é uma das razões pelas quais este produto se destaca: a liberdade de movimentos associada à qualidade de áudio.

Os utilizadores vão dar uso ao Comica Vimo S maioritariamente em vídeo. Por isso, cabe-nos perceber se existe lag. A marca afirma que temos apenas 20 milissegundos de delay, o que faz com que não tenha notado qualquer discrepância entre áudio e vídeo.

Onde se nota que a marca poupou é na qualidade de construção geral do produto, principalmente da caixa de carregamento. A tampa, embora transparente e com bom magnetismo, não é das coisas mais robustas que já vi.

Comica Vimo S MI

Conclusão sobre o Comica Vimo S MI

É um microfone sem fios de lapela ideal para quem quer fazer vlogging ou entrevistas na rua. Embora não tenha o melhor áudio do segmento, conseguimos resultados bastante satisfatórios, sem delay visível e com bom cancelamento de ruído.

A alta portabilidade do produto é louvável. Conseguimos levar tudo no bolso, e ao chegar ao local de gravação é simplesmente plug and play. A bateria de quase 5 horas dos microfones é bastante boa, e na caixa temos indicação luminosa de quanta autonomia nos resta.

Comica Vimo S MI

É claro, para atingir um preço de cerca de 130 € (no caso da versão USB-C) ou 160 € (na versão Lightning), a marca teve de cortar alguns custos. E isso nota-se na qualidade de construção, especialmente na tampa da caixa de carregamento que não é muito robusta.

Pela qualidade-preço, este é um produto que seguramente recomendo. É simples de usar, e traz uma versatilidade única a vlogs ou entrevistas na rua. O facto de o poderes comprar na Amazon de Espanha, certamente facilita as coisas.

Sabe mais sobre preços e envios do Comica Vimo S na Amazon de Espanha

comica

Pontos fortes do Comica Vimo S MI

  • Microfone sem fios de lapela ideal para vlogging ou entrevistas de rua
  • Alta portabilidade e facilidade de uso
  • Qualidade de áudio e cancelamento de ruído satisfatórios
  • Indicação luminosa do nível da bateria

Pontos a melhorar do Comica Vimo S MI

  • Qualidade de construção do estojo de carregamento poderia ser melhor

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.