Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Roomba J7+ Combo review: excelente aspirador e algo mais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

A iRobot é a marca líder no segmento dos aspiradores robot e a cada novo lançamento temos um lembrete do seu know-how acumulado ao longo do tempo. Prova disso é o novo Roomba J7+ Combo, o aspirador robot que, além da base de despejo automática, tem também uma esfregona, ou melhor, uma mopa na sua parte superior, bem como a navegação inteligente.

Aspirador robot iRobot Roomba J7+ Combo

Roomba J7+ Combo

Ação: Dupla - Aspirar e Lavar
Construção: Plástico e Metal
Base de auto-limpeza incluída
Evita os "acidentes" dos seus animais de estimação.
Limpa por áreas específicas.
Identifica obstáculos e evita perigos.
Aprende e mapeia.

Pontos fortes

  • Aspira e pode passar o chão a pano
  • Esfregona retrátil não molha o que não deve (tapetes)
  • Excelente sistema de navegação
  • Deteção de dejetos de cão / gato
  • Compatibilidade com a Assistente Google e Amazon
  • Excelente aplicação de controlo / companhia
  • Base de auto-limpeza
  • Mapeamento avançado e preciso
  • Suporte para zonas restritas, a não lavar, etc

Pontos fracos

  • Esfregona exige manutenção muito frequente (lavagem manual)
  • Tanque de água é pequeno - exige mais manutenção
  • Não esfrega, mas sim arrasta a mopa
  • Mopa é pequena, tem que ser lavada com mais frequência

Aspirar e lavar o chão são as capacidades do Roomba Combo J7+

Roomba Combo J7+

Este é um dos Roomba mais caros no mercado e que se afirma como o único 2-em-1 verdadeiramente retrátil. É capaz de detetar tapetes e zonas de alcatifa, retraindo automaticamente a mopa para não molhar os tapetes.

Até ao momento a posição da iRobot era clara. O robot ou aspira bem, ou lava bem. Portanto, temos os seus comprovadamente bons aspiradores robot e as suas mopas ou esfregonas automatizadas de excelência, a linha Brava.

Agora, temos um novo modelo de gama alta dotado também de esfregona, o Roomba J7+ Combo que une ambas as capacidades num só.

Navegação e mapeamento avançado com o iRobot OS

Roomba Combo J7+

A grande novidade é efetivamente esta - o mecanismo que faz com que a mopa / esfregona suba para a parte de cima do robô quando não está a ser usada, ou quando este deteta tapetes, por exemplo. Na prática, temos primeiro a aspiração e depois a lavagem do chão.

Tal como a maioria dos aspiradores robot atuais, o mapeamento é extremamente avançado e preciso. A navegação é igualmente avançada, podendo ser controlado por voz com a Assistente Google ou Alexa da Amazon, bem como a sua boa aplicação.

Robot aspirador híbrido, o 1.º (de topo) da iRobot

Roomba J7+ Combo

A iRobot já comercializa algumas das melhores esfregonas automáticas do mercado, as Braava Jet M6, por exemplo. Aliás, já havia experimentado este conceito com um dos seus modelos de gama média anteriormente. No entanto, o Roomba J7+ Combo é a primeira solução híbrida legítima para aspirar e lavar o chão.

O sistema de esfregona deste Roomba assenta num braço metálico que eleva a mopa, ou seja, temos aqui um sistema de mopa elevatória para agilizar esta tarefa.

As dimensões do produto são bastante compactas com 33,78 centímetros de diâmetro, 8,6 cm de altura e pesa 3,4 kg. É um robot aspirador muito sólido e absolutamente elegante - para o produto que é - um patamar de qualidade a que a iRobot já nos habituou.

Há um único botão "Clean" no topo do Roomba J7+ Combo

Roomba J7+ Combo

O Roomba J7+ Combo tem um botão "Clean" no topo, uma câmara na sua aresta frontal para evitar obstáculos, com sensores de seguimento da parede na lateral. Já na parte inferior temos as caraterísticas escovas verdes da iRobot que giram em direções opostas.

Esta caraterísticas permite-lhes evitar fios emaranhados, cabelo e pelos diversos que, apesar de indubitavelmente se acumularem alguns, é um fenómeno muito mitigado. É uma das maiores qualidades dos melhores Roomba e aqui volta a estar presente.

Escova dupla e uma aspiração de excelência

Roomba J7+ Combo

O aspirador robot Roomba J7+ Combo surpreende pela potência e qualidade da aspiração e limpeza. Fá-lo também graças à escova rotativa de canto para empurrar os detritos para a secção central onde temos as escovas verdes, principais, para a aspiração profunda.

Escusado será dizer que o Roomba J7+ Combo não cai das escadas, está relativamente consciente dos obstáculos em seu redor e é capaz de reconhecer o tipo de piso ou solo, bem como o ambiente que o rodeia. Algo que só fica melhor com o tempo e uso.

Roomba J7+ Combo

Para tal, tem ainda sensores acústicos que escutam o eco para diferenciar uma superfície dura de uma mole como as alcatifas e tapetes. É esta a magia que o ajuda a saber quando está na presença de um tapete, ou em chão duro normal.

Em síntese, este é um robot aspirador extremamente ágil a navegar, superando os modelos anteriores na facilidade com que evita obstáculos, define percursos e circula geralmente pela casa.

Base de auto-esvaziamento é compacta e elegante

Roomba J7+ Combo

O "Plus" no Roomba J7+ Combo refere-se à presença da base de auto-esvaziamento do aspirador robot. É uma das suas maiores qualidades ao acrescentar uma imensa comodidade de uso. Simplesmente, não temos que nos preocupar em esvaziar o depósito de detritos do Roomba.

Esta base garante uma automação durante vários meses, dependendo também da quantidade de detritos aspirados e frequência de aspiração. Em todo o caso, decorrerão vários meses até que o saco no interior da base necessite de ser substituído.

Roomba J7+ Combo

A iRobot inclui também um saco extra, já dentro da base, além do saco instalado já na base de auto-limpeza. Ou seja, temos aqui material para cerca de um ano de uso, possivelmente até mais antes de termos que comprar os consumíveis.

Note-se, porém, que temos ainda assim de, periodicamente, limpar o aspirador propriamente dito para que opere nas melhores condições possíveis.

Aspiração potente e extremamente automatizada

Roomba J7+ Combo

Ao contrário da concorrência, a iRobot não especifica a potência de aspiração. Isto é, não sabemos os Pascal (Pa) que nos permite comparar a potência entre vários modelos. Não obstante, a marca diz-nos que o Roomba J7+ Combo é até 10 vezes mais poderoso que o modelo de entrada - gama Roomba 600.

Por outro lado, os modelos de topo - Roomba S9 - entregam até 40 vezes mais poder de sucção que os modelos de entrada. De qualquer modo, neste Roomba J7+ Combo senti que mesmo com a primeira passagem o chão ficava notoriamente mais limpo.

Há dois modos de operação - Aspirar + Lavar, ou só Aspirar

Roomba J7+ Combo

O modus operandi do Roomba J7+ Combo entrega-nos duas opções - a completa (Aspirar + Lavar) e a mais sucinta - Aspirar. Não há, portanto, a opção de Lavar apenas, o que como adiante se explicará, acaba por não ser mal pensado.

Podemos, porém, definir na aplicação o número de passagens (uma passagem ou duas passagens) antes de cada dessão, ou para cada cómodo. Podemos também definir a quantidade de líquido a ser dispensado (Eco, Padrão ou Ultra).

Instalação rápida do aspirador, base e configuração na app

Roomba J7+ Combo

O Roomba J7+ Combo foi testado em ambiente de chão laminado (imitação de madeira), tijoleira e com tapetes e alcatifas. O nível geral de limpeza da aspiração foi muito bom, algo que já vinha a esperar dos aspiradores da Roomba.

A montagem inicial foi muito fácil. Colocar o aspirador próximo do router e de uma tomada, com espaço de ambos os lados para ele navegar até à base e sair facilmente desta. O resto? Bastou seguir as instruções apresentadas no ecrã da aplicação para smartphones.

Note-se que a Roomba inclui os guias de iniciação rápida necessários na sua caixa, mas também o podem encontrar online, aqui. Importa colocar o aspirador numa zona com boa receção de rede Wi-Fi e dar-lhe algum tempo para inicializar.

App muito fácil de usar para Android e iOS (iPhone)

Roomba J7+ Combo

A app guia-nos habilmente pelo processo de configuração do robot aspirador. Precisarão da palavra-passe da Internet de casa e em poucos passos o robot está pronto a aspirar. Ele atualiza-se automaticamente com as melhorias do iRobot OS, pronto a trabalhar.

Podemos nomear o aspirador robot após a conexão (por predefinição chama-se Roomba Combo). É esta aplicação que nos permite controlar o robot com grande precisão e definir todos os detalhes do mapeamento, zonas a evitar, a não limpar, a repetir, etc.

Controla o robot e o mapa através da app

Roomba J7+ Combo

A aplicação pede-nos de imediato para fazer um mapeamento inteligente antes de dar início às sessões de limpeza. Aí, o robot fará o mapeamento completo para, em seguida, começar a limpar com mais agilidade e eficiência. É um passo que devem fazer na primeira vez.

Roomba J7+ Combo

Feita a 1.ª ronda de mapeamento, podem já trabalhar a planta. Isto é, atribuir os respetivos nomes às divisões. Corrigir ou melhorar as fronteiras de cada cómodo, selecionar / criar zonas de exclusão ou zonas a limpar com maior intensidade.

Mapeamento realmente inteligente e fácil de personalizar

O mapeamento inteligente, de vários pisos se assim necessitarem, é uma das maiores qualidades do Roomba J7+ Combo. Esta tarefa é algo demorada, mas é gratificante. O robot, com pouca intervenção posterior, conseguiu até adivinhar nome ds cómodos.

Roomba J7+ Combo

Feita uma ligeira configuração e atribuição de nomes de cada divisão, o robot permite até definir a orientação da plante, entre vários outros ajustes realmente convenientes. É aqui que o iRobot OS brilha, bem como as capacidades de mapeamento deste Roomba.

Tratando-se o Roomba J7+ Combo de um aspirador híbrido, temos também a possibilidade de definir zonas em que este não lavará o chão. São as zonas de não lavagem, por comparação com as zonas de exclusão em que o aspirador tampouco tocará.

Roomba J7+ Combo

O último passo da configuração é ligar o Roomba J7+ Combo às assistentes virtuais. O processo é muito simples com a Assistente Google e com a Alexa. Daí em diante, podemos pedir à assistente para dar início ao trabalho, ou aspirar um só cómodo, por exemplo.

Desempenho excelente na aspiração com o Roomba J7+ Combo

Roomba J7+ Combo

O Roomba J7+ Combo tem uma bateria de maiores dimensões uma vez que tem que alimentar o braço retrátil da mopa. Por outro lado, no modo de apenas aspiração, tem autonomia para cerca d 180 minutos o que é excelente.

De qualquer modo, quando sente que a bateria está a acabar, o robot volta à base, recarrega e quando assim entender, volta para completar a tarefa onde a deixou. Dito isto, é uma não preocupação, com o Roomba J7+ Combo a automatizar este quesito.

Certo é, porém, que no modo de aspiração e lavagem, a autonomia de bateria dura menos.

Roomba J7+ Combo

A qualidade da aspiração merece cinco estrelas sem questão. Faz um trabalho exímio na recolha de detritos como pó e o mais variado lixo. Também se porta muito bem na recolha de cabelo humano e de animais de estimação. Portanto, se têm animais de estimação, ele será uma boa ajuda.

O robot ultrapassa facilmente pequenos obstáculos e desníveis, notando-se a qualidade dos motores que o alimentam. Inspira confiança na navegação e seja ao passar da cozinha para a sala, na soleira da porta, ele não nega trabalho.

O Roomba J7+ Combo é metódico na limpeza e percurso de aspiração

Roomba J7+ Combo

O Roomba J7+ Combo circula perfeitamente ao redor das pernas das cadeiras e mesas. Consegue aspirar bem as laterais e arestas das carpetes e tapetes, além de se conseguir sacudir de apertos e desenvencilhar como nunca vi num aspirador robot.

O seu ruído de operação está entre os 60 dB e os 64 dB pelo que não passa despercebido. Porém, quando está na base e começa o ciclo de limpeza, aí as coisas ficam mesmo barulhentas - cerca de 88 dB com facilidade. É rápido, porém, cerca de 15 segundos.

Mopa pequena, não esfrega, passa o chão a pano

Roomba J7+ Combo

A lavagem não convence. Empalidece com a proficiência da aspiração. É notório e quase que diria grave. Temos uma pequena tira semicircular, de bom tecido é certo, que o robot coloca em contacto com o chão / superfície e começa a andar, arrastando-a.

Em pouco tempo a exígua mopa está suja e, a menos que queriam espalhar esse mesmo lixo pelo chão, têm que a lavar com muita frequência. Sacrifica-se aqui de imediato a comodidade de uma base automática e aspiração praticamente sem intervenção humana.

Roomba J7+ Combo

Esta mopa fixa-se à platafroma com um poderoso velcro, de qualidade é certo.Dito isto, em pequenas salas, imagino que a função de esfregona do Roomba J7+ Combo possa ser útil. Em grandes casas, não.

Água demasiado perto do depósito de sólidos

Roomba J7+ Combo

O reservatório de água mais não é que uma secção, separada, do depósito de detritos sólidos. É, porém, pequeno e pouco líquido leva, ainda que seja o suficiente para um ciclo de limpeza inteiro, até que ele fiquem sem bateria e vá até à base de carga.

Roomba J7+ Combo

Infelizmente, não acredito que este seja um bom sistema. A água está demasiado perto do pó e demais lixo e detritos. O resultado? O interior do aspirador acaba por ficar coberto do que mis parece ser lama seca com o decurso do trabalho ao longo das semanas.

Roomba J7+ Combo

Quando se sente "sujo", o Roomba J7+ Combo emite um aviso sonoro, coloca o seu aro luminoso em vermelho e manda uma notificação para a app. Regra geral tinha que ver com o sistema de lavagem, a instalação do tanque, ou a falta de líquido.

Sistema de água é algo frustrante

Roomba J7+ Combo

A frustração começa aqui. Para quê uma base automática se temos na mesma que tirar o depósito principal a cada nova utilização com lavagem? Fica praticamente anulada a comodidade acima aludida, já para não falar na necessidade de limpeza.

Conclusão sobre o iRobot Roomba J7+ Combo

Roomba J7+ Combo

Em suma, por ter uma mopa tão pequena, por ser necessário lavar a cada sessão de trabalho essa mesma esfregona, por ser necessário remover o depósito principal para atestar a água / líquido de lavagem, temos pouca comodidade aqui.

É um excelente aspirador, mas um fraco lavador de chão. O sistema de braço é cativante, certo, mas o resultado das lavagens não satisfaz.

Podem encontrar este robot aspirador iRobot Roomba J7+ Combo à venda em Portugal, através da loja oficial. Em simultâneo, também está disponível através da filial espanhola da Amazon.

Aspirador robot iRobot Roomba J7+ Combo

Ação: Dupla - Aspirar e Lavar
Construção: Plástico e Metal
Base de auto-limpeza incluída
Evita os "acidentes" dos seus animais de estimação.
Limpa por áreas específicas.
Identifica obstáculos e evita perigos.
Aprende e mapeia.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.