Shargeek Storm 2 review: a power bank que vem do futuro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

O mercado das power bank (carregadores portáteis) era aborrecido até aparecerem em cena produtos como a Shargeek Storm 2. Esta power bank permite que vejas os componentes no interior, tem um ecrã com várias informações e carrega até 100 W. Será esta a melhor power bank do mundo?

Um dos dispositivos mais incríveis que descobri nos últimos tempos foi esta Shargeek Storm 2, que tinha de analisar. Está longe de ser uma power bank barata, mas é provavelmente o produto que todos os geeks de tecnologia vão adorar. Vamos conhecê-la melhor nesta análise?

shargeek storm 2

Principais características da Shargeek Storm 2

  • Design transparente ao estilo Cyberpunk
  • Controlo inteligente de energia com todos os resultados no ecrã
  • Porta DC com voltarem de saída ajustável
  • Equipada com duas portas USB-C, uma USB-A e DC
  • Potência de carregamento de saída máxima de 100 W
  • Capacidade de 25600 mAh com células Samsung
  • Pode ser recarregada em apenas uma hora e meia
  • Suporta protocolos de carregamento QC, PD ou PPS

Unboxing da Shargeek Storm 2

Quando vamos tirar a Shargeek Storm 2 da caixa, sabemos logo que estamos perante um produto especial. A caixa é simples, mas é maior do que uma power bank normal. E no seu interior, encontramos a produto muito bem acondicionado.

As primeiras impressões é de um produto muito bem construído, e com um design verdadeiramente diferente. Na caixa encontramos um cabo USB-C para USB-C de grande qualidade, uma bolsa de transporte e um manual de instruções bastante completo.

shargeek storm 2

Design e construção da Shargeek Storm 2

O design desta Shargeek Storm 2 é simplesmente fenomenal. O facto de ser transparente confere-lhe uma ‘vibe’ Cyberpunk, e permite aos utilizadores apreciarem os componentes interiores da mesma. O que para um geek tecnológico vai ser um mimo.

No que ao aspeto diz respeito, é uma power bank com um design único e que não deixa ninguém indiferente. Basta colocá-la em cima de uma mesa, e provavelmente todos te vão perguntar “o que é isso?”. Sem dúvida um bom desbloqueador de conversa.

Aparte isso, é muito bem construído. Se na zona central predomina o plástico com aspeto robusto, nas laterais o acabamento é num alumínio que te confere uma sensação de segurança. E como os olhos também comem, é bom ver tudo bem arrumadinho no interior.

shargeek storm 2

O ecrã da Shargeek Storm 2

Não é nada usual vermos uma ecrã (neste caso um IPS a cores) numa power bank. Mas este pequeno ecrã apoiado por um botão amarelo ao lado, está repleto de funcionalidades, que o tornam um ‘prato’ para geeks.

Mal o ligamos, temos informação sobre a capacidade restante de bateria na power bank, bem como a voltagem e amperagem da mesma. Também temos a temperatura da própria power bank, e do seu processador.

Assim que ligamos os dispositivos, passamos também a ter acesso à potência de saída em W, mas também na voltagem e amperagem. O mesmo se passa na potência de entrada, quando estiveres a carregar a própria power bank. E se tivermos vários dispositivos ligados, basta um toque no botão para alternar entre os dados dos mesmo.

shargeek storm 2

Um longo toque no botão, dá-nos acesso ao menu principal. E é aí que as coisas se tornam ainda mais interessantes e podem ser aprofundadas. Mais concretamente porque conta com nada menos do que 7 funções.

As 7 funções no menu da Shargeek Storm 2

A primeira função é a possibilidade de configuração que permite que ajustes a voltagem da porta DC da Storm 2. Esta pode variar entre 3.3 e 25.2 V, com intervalos de apenas 0,1 V. Também é possível ligar ou desligar a porta DC neste campo.

shargeek storm 2

Logo abaixo temos a informação de bateria. Esta zona mostra a voltagem de cada uma das células de bateria, e a capacidade remanescente estimada em Wh. Também faz uma estimativa da vida da bateria, e mostra os ciclos de carga e descarga desta.

shargeek storm 2

No terceiro campo, os utilizadores podem alternar entre graus Celsius e Fahnhereit, consoante a unidade de temperatura que lhes for mais conveniente. No quarto campo, podemos fazer reset ao contador de tempo do sistema, para termos acesso ao tempo relativo de carregamento dos nossos dispositivos.

shargeek storm 2

No quinto campo podes alternar entre 1 ou 5 minutos de tempo até o ecrã se desligar, ou simplesmente desativar esta funcionalidade. Também é possível alterares a direção padrão do ecrã. No sexto campo podes desligar o sistema, e no sétimo fazer um toque longo para regressar ao ecrã principal.

shargeek storm 2

É um ecrã pequeno, mas que considero suficiente para a informação que fornece. O que poderia ser melhorado é a operação feita com apenas um botão. Pelo menos mais um botão físico podia ser interessante para acelerar alguns passos.

Carregamento da Shargeek Storm 2

A Shargeek Storm 2 conta com quatro portas para carregamento. Esta consegue providenciar uma potência máxima de até 100 W na porta USB-C 1, ou 75 W na porta DC. A porta USB-C fica-se pelos 30 W, e a USB-A pelos 18 W.

  • USB-C 1 até 100 W (PD 3.0)
  • DC até 75 W
  • USB-C 2 até 30 W (PD 3.0 e QC 4+)
  • USB-A até 18 W (QC 3.0)

shargeek storm 2

No campo do carregamento, uma das partes interessantes é que podes ver a voltagem e corrente de saída da porta DC. Isto permite-te controlar todo o processo, e adaptar os números ao que os teus dispositivos pedem. Esta tem uma voltagem ajustável entre 3.3 e 25.2 V.

Como já referido, esta suporta carregamento até 100 W pela porta principal USB-C 1. À data de escrita só consegui testar à velocidade máxima em torno de 45 W no meu MacBook Air M1. Todos esses dados aparecem-te no ecrã, onde vês também a temperatura da power bank durante todo o processo.

shargeek storm 2

Coloquei um segundo dispositivo a carregar e tudo decorreu sem problemas. Esta vai transitando entre ambos no ecrã, para te mostrar os dados de velocidade de carregamento, voltagem e amperagem. Mas com um simples toque no botão, podes alternar entre os dispositivos em carga.

shargeek storm 2

O facto de ter 25600 mAh com oito células de 3200 mAh, faz-me ter segurança de que estas irão permanecer com a capacidade intacta durante muito tempo. Nota-se que a marca não poupou nos custos, e no ecrã também é possível veres os detalhes relativos às baterias. Falamos de voltagem individual, capacidade de Wh, ciclos de bateria já completos e vida da bateria.

A 45 W, esta carrega um MacBook até 1,9 vezes, ou um iPad a 30 W até 2,5 vezes. Um iPhone pode ser carregado até 7 vezes a 20 W e uma GoPro ou DSLR até 15 vezes. Estes números vão sempre depender da velocidade aplicada durante esse carregamento.

shargeek storm 2

A segurança na Shargeek Storm 2

Quando falamos de power bank, que têm obviamente baterias no interior, a segurança não é uma piada. Numa power bank desta capacidade, com ecrã e várias funcionalidades, a Shargeek criou sistema de segurança bastante completo para a Storm 2.

Temos obviamente proteção contra sobrevoltagem, contra curto-circuito e temperaturas extremas. E é bom realçar que está equipada com as células UL9504A de bateria da Samsung mais seguras. Conta com certificação V0 à prova de fogo, e a Shargeek afirma que a segurança é sempre a primeira prioridade da marca.

shargeek storm 2

Shargeek Storm 2 é permitida em aviões

Quando vemos uma power bank com este tipo de capacidade, pensamos que levá-la de viagem connosco será uma das necessidades. Mas a questão que se coloca é se poderemos viajar de avião com esta.

A maioria das autoridades aéreas têm um limite de 100 watts hora (Wh) por bateria que podes levar. Isto significa que desde que a tua bateria portátil tenho menos que 100 Wh, podes levá-lo contigo na bagagem de mão.

shargeek storm 2

No caso da Storm 2, temos 93.5 Wh. Isto significa que vai encontro dos padrões da TSA, FAA ou EASA, e pode ser transportada sem problemas na maioria das tuas viagens de avião. E que bela ajuda será se precisares de carregar dispositivos em viagem.

Conclusão sobre a Shargeek Storm 2

Do ponto de vista de um geek, esta é provavelmente a melhor power bank portátil do mundo. O seu aspeto é irrepreensível, tendo um design transparente único e uma construção absolutamente irrepreensível.

shargeek storm 2

O ecrã ajuda os utilizadores mais curiosos ou profissionais a saber vários detalhes sobre o carregamento dos dispositivos, e a perceber como o podem otimizar. Como seria de esperar, a Shargeek tem vários padrões de segurança neste produto.

Com células Samsung, é uma power bank com 25600 mAh de capacidade e velocidade máxima de carregamento a até 100 W na porta principal USB-C. Tem também uma porta USB-C secundária, porta USB-A e porta DC cuja voltagem de saída pode ser configurada.

shargeek storm 2

Se fores um utilizador mais profissional ou tenhas interesse em monitorizar atentamente o carregamento dos teus dispositivos, esta é provavelmente a melhor power bank que o dinheiro pode comprar com esta capacidade. E ainda tem um design que faz qualquer pessoa ficar curiosa.

O preço não é propriamente para qualquer carteira, mas a qualidade e funcionalidades pagam-se. Esta encontra-se à venda no site oficial da Shargeek por 229 dólares, com portes grátis para Portugal. Com o código “GEEK10” tens um desconto adicional de 30 dólares. Na União Europeia, o tempo de envio pode variar entre os 8 e os 12 dias.

Sabe mais sobre preços e envios da Shargeek Storm 2

shargeek storm 2

Pontos fortes da Shargeek Storm 2

  • Design transparente simplesmente fenomenal
  • Carregamento até 100 W por USB-C
  • Entrada DC com voltagem configurável
  • Ecrã com várias informações sobre carregamento
  • Alta capacidade de 25600 mAh
  • É permitida em aviões

Pontos a melhorar da Shargeek Storm 2

  • É um produto caro para o utilizador comum
  • Poderia ter mais que um botão auxiliar

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.