Coates, do Sporting CP, viaja em holograma graças ao 5G da NOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS usou o 5G para transportar o capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, em holograma. Esta ‘viagem’ foi do Estádio José Alvalade até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo, para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada

Graças a esta tecnologia, o jogador interagiu em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos.

Holograma de Sebastián Coates
Holograma de Sebastián Coates

Esta foi uma surpresa para os jovens jogadores leoninos, todos entre os 9 e os 11 anos. Estes achavam que iam ouvir a habitual palestra do seu treinador, e encontraram Coates no seu campo de treinos preparado para os motivar a trabalhar para concretizar os seus sonhos.

O jogador interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusivamente respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tal aconteceu graças à potencialidade do 5G, e à sua velocidade e ultra-baixa latência (ou tempo de resposta).

A infraestrutura da operação

A operação holográfica envolveu a instalação de uma infraestrutura tecnológica e cénica em Lisboa e Viana do Castelo. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara HD, e transmitidas de forma instantânea na Academia do Sporting em Viana do Castelo, através da rede 5G da NOS. Graças ao 5G, foi um processo mais simples e rápido.

“É uma grande satisfação para a NOS ter a hipótese de usar o 5G para proporcionar experiências que de outra forma seriam impossíveis. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade”, afirmou Daniel Beato, administrador da NOS.

Sebastián Coates, Capitão do Sporting CP, referiu: “É fantástico podermos usar a tecnologia e o 5G para chegarmos mais perto de todos, dos nossos pequenos jogadores, dos fãs… As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada”.

Este momento surge depois de, em 2021, a NOS ter usado o 5G para transmitir, em tempo real, todos os momentos mais emocionantes da consagração como campeão da Liga NOS em alta qualidade e de forma imersiva.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.