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Cancelei contrato com a minha operadora desta forma fácil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Muitos de nós já se viram na iminência de ter de cancelar contrato com a nossa operadora atual, porque o contrato acabou e só queremos seguir em frente com outra operadora. O problema é que fazemos uma chamada e de repente já estamos na linha de retenção onde podemos, ou não, vir a contrair novo ‘matrimónio’ com a operadora.

Se queres uma saída limpa, a maneira mais simples de o fazer, é como fiz recentemente: usar a plataforma de Cessação de Contratos. Aquando da nova Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE), esta foi a plataforma criada para o efeito.

Na mesma consegues “ter acesso a informações relativas aos seus contratos de comunicações eletrónicas, bem como, caso pretendas, proceder à sua cessação”. Ou seja, podes solicitar informação sobre um contrato em vigor e, caso queiras, denunciar o mesmo.

Como funciona o processo

O procedimento é bastante simples. Tens de validar o teu endereço eletrónico ou efetuar autenticação.gov. Depois fazes o pedido de informação contratual para saberes as condições para a denúncia do contrato.

A parte boa é que aqui não há atrasos. A operadora está obrigada a responder ao pedido de cessação de contrato ou efetuar um pedido de informações adicional no prazo máximo de 3 dias úteis a contar da data de receção do pedido de cessação.

Após saberes se há valores a liquidar ou se estás livre para continuar com o processo, tens 30 dias úteis para submeter a resposta. No meu caso, a operadora respondeu no dia seguinte e após a confirmação bastou-me cumprir os restantes dias desse ciclo de faturação e o serviço foi automaticamente desativado.

É claro, pelo meio ainda fui contactado pela operadora, de forma a tentarem refidelizar-me, mas como a oferta foi péssima para o que esperava, decidi avançar para a cessação do contrato. Ao fim de poucos dias estava a contratar uma nova operadora e a deixar a anterior, sem grandes stresses.

No meu caso não havia quaisquer valores em dívida, pois não havia fidelização. Mas se esse for o teu caso, estes estarão discriminados na resposta da operadora e terás de os pagar se quiseres avançar para a rescisão do contrato.

Recordo que a DIGI disponibilizou uma novidade que melhora a experiência de todos os clientes.

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Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.