Muitos de nós já se viram na iminência de ter de cancelar contrato com a nossa operadora atual, porque o contrato acabou e só queremos seguir em frente com outra operadora. O problema é que fazemos uma chamada e de repente já estamos na linha de retenção onde podemos, ou não, vir a contrair novo ‘matrimónio’ com a operadora.
Se queres uma saída limpa, a maneira mais simples de o fazer, é como fiz recentemente: usar a plataforma de Cessação de Contratos. Aquando da nova Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE), esta foi a plataforma criada para o efeito.
Na mesma consegues “ter acesso a informações relativas aos seus contratos de comunicações eletrónicas, bem como, caso pretendas, proceder à sua cessação”. Ou seja, podes solicitar informação sobre um contrato em vigor e, caso queiras, denunciar o mesmo.
Como funciona o processo
O procedimento é bastante simples. Tens de validar o teu endereço eletrónico ou efetuar autenticação.gov. Depois fazes o pedido de informação contratual para saberes as condições para a denúncia do contrato.
A parte boa é que aqui não há atrasos. A operadora está obrigada a responder ao pedido de cessação de contrato ou efetuar um pedido de informações adicional no prazo máximo de 3 dias úteis a contar da data de receção do pedido de cessação.
Após saberes se há valores a liquidar ou se estás livre para continuar com o processo, tens 30 dias úteis para submeter a resposta. No meu caso, a operadora respondeu no dia seguinte e após a confirmação bastou-me cumprir os restantes dias desse ciclo de faturação e o serviço foi automaticamente desativado.
É claro, pelo meio ainda fui contactado pela operadora, de forma a tentarem refidelizar-me, mas como a oferta foi péssima para o que esperava, decidi avançar para a cessação do contrato. Ao fim de poucos dias estava a contratar uma nova operadora e a deixar a anterior, sem grandes stresses.
No meu caso não havia quaisquer valores em dívida, pois não havia fidelização. Mas se esse for o teu caso, estes estarão discriminados na resposta da operadora e terás de os pagar se quiseres avançar para a rescisão do contrato.
Recordo que a DIGI disponibilizou uma novidade que melhora a experiência de todos os clientes.