BMW revela o novo conceito de carro que muda de cor

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A CES 2023 já lá vai, e é tempo de fazermos um balanço de alguns dos conceitos mais interessantes divulgados neste certame tecnológico. Um dos que mais saltou à vista é o BMW i Vision Dee.

Com este automóvel, o BMW Group partilhou a sua visão do futuro da experiência digital ao volante. E este é um veículo que se destaca pela sua personalização ímpar.

Nesta berlina futurista, com o nome BMW i Vision Dee - o “Dee” significa Digital Emotional Experience. Isso nota-se logo no exterior do veículo, “com um cenário personalizado de boas-vindas que pode combinar diferentes elementos gráficos, de luz e efeitos sonoros”.

Este exterior do veículo destaca-se pela reinterpretação das linhas de design tradicionais de um berlina no seio da marca. Aqui inclui a integração de elementos físicos e digitais – phygital. Falamos dos faróis circulares que surgem aqui a substituir elementos analógicos.

BMW i Vision Dee

O futuro do BMW Head-Up-Display: uma visão de futuro

Quanto à projeção digital no interior do veículo, cobre a inteira superfície do vidro para-brisas. O BMW Head-Up-Display expande-se, preenchendo toda a extensão do vidro frontal. A marca afirma que poderemos ver esta inovação em veículos da NEUE KLASSE a partir de 2025.

Se bem te recordas, a grande atração trazida pela BMW CES 2022 foi o BMW iX Flow Featuring E Ink. Este permitia ao veículo da marca mudar de cor, entre branco e preto. Mas a marca foi mais além neste protótipo.

bmw

O BMW i Vision Dee apresenta esta funcionalidade experimental com um total de 32 opções de cor. O objetivo passa por dar uma visão futurista, mas também transformar o veículo à medida do condutor.

Com a inclusão do BMW Mixed Reality Slider, temos uma condução imersiva. Graças aos sensores no painel de instrumentos, os condutores terão toda a autonomia para decidir o conteúdo digital que lhes é exibido.

bmw

“Com o BMW i Vision Dee, estamos a mostrar as possibilidades que existem quando inovações de hardware e software se unem. Desta forma, conseguimos explorar todo o potencial da digitalização e transformar o veículo num ‘companheiro’ de viagem inteligente. É este o futuro das fabricantes automóveis – e, também, da BMW: a fusão entre a experiência virtual e o genuíno prazer da condução”, afirma Oliver Zipse, CEO do BMW Group.

O futuro da BMW vai ser elétrico, circular e digital. Este BMW i Vision Dee é mais uma marca nesse sentido, mostrando o que será a próxima geração de veículos do grupo, corporizada no conceito de veículo NEUE KLASSE.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.