BMW e Mercedes unem-se pelo desenvolvimento da condução autónoma

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A BMW estabeleceu uma parceria com a Daimler AG (dona da Mercedes-Benz) para o desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma. A parceria promete incluir desenvolvimento até ao nível 4 – que é definido como condução totalmente autónoma.

Neste tipo de nível os carros já conseguem controlar tudo ao redor, devendo o condutor supervisionar por questões de segurança. O planeamento de ambas as construtoras prevê trazer veículos com a tecnologia para o público até 2024.

Como vai funcionar a parceria

A BMW e a dona da Mercedes - Daimler AG - vão juntar 1200 especialistas em condução autónoma de ambas as empresas. Os grupos vão focar-se em construir “sistemas de assistência à condução”, que incluem sensores e ainda juntar centros de dados para o desenvolvimento do software.

As duas marcas irão implementar a tecnologia de forma independente nos seus carros

A parceria vai desenvolver sistemas de assistência à condução, condução autónoma em autoestrada e estacionamento automático. As tecnologias serão, no entanto, implementadas de forma independente nos carros das construtoras.

Ter na estrada veículos com nível 4 de condução autónoma daqui a cinco anos será algo interessante, mas que terá que ser consciencializado nos condutores. O tecnologia Autopilot da Tesla, por exemplo, leva alguém menos informado a pensar de que se trata de condução totalmente autónoma, quando se fica apenas pelo nível 2, e não dispensa que o condutor retire as mãos do volante.

O trabalho será certamente feito da melhor forma, para que as falhas destes sistemas sejam colmatadas. A Tesla, por exemplo, já trabalha no reconhecimento de peões ou ciclistas pelos seus carros. Pelo que daqui a cinco saberemos se as marcas cumpriram ou não o objetivo agora traçado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla: travagem de emergência vai em breve funcionar com peões e ciclistas (vídeo)
  • Todos os automóveis na estrada deviam ter este sistema dos Tesla (vídeo)
  • Vê Arnold Schwarzenegger a promover carros elétricos de forma hilariante (vídeo)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.