A Audi apresentou alguns novos modelos E-tron EV e, desta vez, não são SUVs! Em vez disso, vamos ter versões eléctricas do A6, o popular sedan de médio porte, que vem tanto no estilo Sportback como no estilo Avant Station Wagon, juntamente com variantes S6 de desempenho desportivo.
A Audi revelou pela primeira vez o A6 E-tron como um modelo de conceito, na convenção Auto Shanghai em 2021. Analisando agora a versão de produção, é possível afirmar que está muito próxima do material de origem.
A apresentação visual e técnica dos novos modelos
A frente ainda tem faróis finos com LEDs de matriz adaptativa e uma grelha frontal com uma textura semelhante a uma escama de peixe, rodeada por uma máscara escura. Na traseira, o automóvel tem painéis OLED digitais para os faróis traseiros, que podem ser utilizados como um ecrã de comunicações de segurança.
A versão mais rápida, o S6 E-tron, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, ao utilizar a função de Launch Control. Os números apresentados pela Audi não estão muito longe do mais recente Model 3 Performance da Tesla, com um tempo de zero a 60 km/h de apenas 2,9 segundos. O S6 atinge uma potência máxima de 543 cavalos e tem uma velocidade máxima de 149 mph.
Interior e plataforma elétrica
Em termos de interior, o novo A6 é muito semelhante ao mais recente Q6 E-tron, com três displays que criam um "palco digital", incluindo um ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro da frente munido de proteção de privacidade.
O Audi A6 E-tron é construído com base na mais recente estrutura da Volkswagen, a Premium Platform Electric (PPE) de 800 volts, que é também partilhada com o Audi Q6 E-tron e o Porsche Macan EV.
Todas as versões do A6 E-tron vêm com baterias de 100kWh (94,4 utilizáveis) e podem ser carregadas rapidamente a 270kW, o que permite uma carga de 10-80% em 21 minutos, de acordo com a própria fabricante.
A Audi afirmou também, no seu comunicado oficial, que o A6 E-tron será lançado na Europa já a partir de setembro.