Android 14 traz novidade incrível para a ferramenta de gravação do ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 14 encontra-se na sua segunda versão beta e a sua versão final e estável só deverá ser disponibilizada no verão. Até lá, são os relatos de que já corre esta compilação de testes no seu smartphones que nos revelam mais novidades do SO da Google.

O mais recente caso atenta à ferramenta de gravação do ecrã presente no Android e de que modo esta pode potenciar a privacidade do utilizador. Segundo o que sabemos agora, será possível escolher quais as aplicações que podem ser gravadas.

Android 14 permitirá escolher aplicações com permissão para gravação do ecrã

A novidade foi revelada por Mishaal Rahman, a mesma fonte que já nos indicou outras novidades do Android 14. Agora, este dá conta de um novo recurso que todos irão adorar enquanto estiverem a fazer uma gravação do ecrã do seu smartphone.

Android 14

O testemunho de Mishaal Rahman afirma que os utilizadores poderão escolher aplicações específicas para gravar. Isto significa que qualquer outra app que se intrometa durante o processo não será gravada.

Imaginemos que escolhes apenas o WhatsApp com permissão para gravar o ecrã. Se durante uma gravação mudares para o Instagram ou Facebook, aquilo que fizeres nessas apps não será gravado, sendo retomada a gravação quando regressares ao WhatsApp.

O mesmo se aplica para notificações ou alguma chamada que possas receber enquanto estiveres a fazer uma gravação do ecrã do WhatsApp. Esses conteúdos serão omitidos do resultado final em vídeo.

Sempre que uma aplicação não autorizada se intrometer durante uma gravação, esta não será interrompida. No entanto, quando vires o vídeo final notarás que o período em que estiveres a usar outra app aparecerá em preto.

Deste modo, os utilizadores poderão potenciar ainda mais a sua privacidade o garantir que nada indesejado será gravado. Garantem que apenas as apps que desejam poderão ter o seu conteúdo gravado.

Algumas fabricantes, como a Samsung, já oferecem funções semelhantes nos seus equipamentos. Todavia, com o Android 14 esta solução passará a estar implementada nativamente no sistema operativo e acessível para qualquer smartphone que corra o software da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.