Altice Portugal e Fundação Altice protagonizam cirurgia inédita com recurso ao 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Foi no último dia 5 de maio que se fez história através da realização da primeira cirurgia de cancro da mama com utilização da tecnologia 5G, esforço que uniu Portugal e Espanha. A Fundação Champalimaud, a Altice Portugal e a operadora Movistar foram os intervenientes deste evento que colocou a tecnologia 5G ao serviço da Saúde.

São 900 km que distam entre Lisboa e Zaragoza, distância mitigada pelo impacto e capacidades da quinta geração de redes móveis, o 5G. Com efeito, esta distância foi a distância encurtada pelas valências da 5.ª geração móvel da Altice Portugal – velocidade, menor latência, inteligência e fiabilidade.

Altice Portugal e Fundação Altice Portugal colocam o 5G ao serviço da saúde

São estes alguns dos atributos que fizeram com que o Dr. Pedro Gouveia, reputado cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, estivesse em contacto direto audiovisual permanente e em tempo real com o cirurgião espanhol da mesma unidade, Rogelio Andrés-Luna.

A cirurgia foi acompanhada no palco do Congresso da Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama (AECIMA), que decorre até dia 7 de maio, na Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza.

Esta intervenção inédita, com supervisão remota por um segundo cirurgião, recorreu às vantagens da realidade aumentada e do 5G, asseguradas em Portugal pela tecnologia da Altice Labs e em Espanha pela Movistar.

Hololens da Microsft e o 5G estiveram em destaque nesta cirurgia inédita

O Dr. Pedro Gouveia conduziu a cirurgia equipado com óculos de realidade mista (Hololens que conjugam realidade virtual e aumentada) que lhe permitiram acesso real à paciente. Além disso, em simultâneo, a informações adicionais projetadas sobre as lentes especiais e indicações vindas de Espanha.

Por seu lado o Dr. Rogelio Andrés-Luna teve como instrumento de trabalho um laptop ligado aos óculos do cirurgião português. A grande novidade nesta interligação foi o recurso ao 5G neste use case internacional.

Os óculos estiveram ligados por Eth/USB a um smartphone (como conetividade 5G), que funcionou como router 5G, tendo a Altice Labs configurado, na sala de operações, uma rede privada da quinta geração de redes móveis.

As equipas da Altice Portugal estiveram, durante toda a semana, nas instalações da Av. de Brasília em montagens e testes da ligação ibérica em estreita colaboração com a Fundação Champalimaud e a operadora espanhola Movistar. Um exemplo real de saúde conectada por via da tecnologia.

“A Altice Portugal orgulha-se de participar na primeira intervenção cirúrgica de cariz internacional com recurso a 5G. A evidência do mais nobre propósito da sua capacidade tecnológica e de inovação ao serviçodo bem maior que é a saúde. Este é mais um pilar na história da nossa marca de I&D, a Altice Labs, que exporta a tecnologia e o talento portugueses para todo o mundo” afirma Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal.

Um exemplo real de saúde conectada por via da tecnologia

“Realizámos a primeira experiência no mundo de utilização, ao vivo e em direto, daquilo a que se dá o nome de ‘remote proctoring’ (supervisão remota), durante uma cirurgia de cancro da mama”, explica com entusiasmo o Dr. Pedro Gouveia.

Para a Altice Portugal a tecnologia faz sentido ao serviço das pessoas e da sociedade. Assim, melhorando a sua vida e trazendo facilidade e comodidade ao seu dia a dia.

Esta cirurgia é um exemplo máximo deste objetivo e das vantagens que o 5G pode aportar. Seja tecnologia disruptiva, fundamental para a transição digital do País em vários setores como a saúde, a educação, as cidades, a indústria ou a agricultura.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook prepara-se para desativar estas funções até ao fim do mês
  • Xiaomi Buds 3: alternativa aos Apple AirPods Pro está em promoção na Mi Store
  • Snapdragon 8 Gen 1 Plus: lançamento adiado pode afetar novas chegadas de smartphones ao mercado
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.