A “Tesla chinesa” chegou à Europa com o seu primeiro carro elétrico

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Há muito que os fãs de carros elétricos aguardavam por esta notícia, e agora confirma-se finalmente. A fabricante chinesa de automóveis NIO anunciou esta semana a chegada ao mercado europeu com o seu primeiro modelo.

O NIO ES8 é o SUV elétrico que chega primeiro ao Velho Continente, aterrando primeiramente na Noruega. Este será assim o primeiro mercado que a NIO vai atacar já a partir do mês de julho.

A escolha da Noruega não podia ser mais óbvia. Tal como refere William Li, o diretor-executivo da NIO, o país do norte europeu encontra-se na “linha da frente” no que à mobilidade elétrica diz respeito.

Thank you for joining us for our #NIONorway press conference! Learn more about NIO & Norway here: https://t.co/1LNDhTSJxd pic.twitter.com/5DpXJPfmUX

— NIO (@NIOGlobal) 6 de maio de 2021

Embora seja novo para a Europa, o NIO ES8 já é comercializado na China desde 2018. Trata-se de um SUV com capacidade para até sete lugares, e destinado a competir com modelos como o Tesla Model X.

Este é o interior do NIO ES8
Este é o interior do NIO ES8

O NIO ES8 conta dois motores e 650 cv. A bateria é de 100 kWh, prometendo uma autonomia de 499 km em ciclo WLTP. Infelizmente os preços do automóvel ainda não foram revelados, mas as primeiras entregas estarão previstas para setembro.

Este será apenas o primeiro passo da NIO no mercado europeu. Já em 2022 a fabricante planeia fazer chegar à Europa o ET7. Essa berlina elétrica é um concorrente ao Model S da Tesla e dispõe de 1000 km de autonomia em NEDC (perto de 750 km no ciclo WLTP).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.