4gnews voltou da MWC: confere os destaques do maior evento mobile

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

A Mobile World Congress é unanimemente considerada a maior feira de telecomunicações móveis do mundo. Ao longo destes dias, mais de 80 mil pessoas 2 mil empresas deslocaram-se a Barcelona para conhecer as novidades no segmento mobile. E nós estivemos por lá.

Muita coisa mudou no mundo mobile desde a última vez que o 4gnews esteve presente neste evento. E a convite da Xiaomi Portugal voltámos a Barcelona, naquela que para mim foi a primeira vez neste icónico evento onde pessoalmente sempre tive o sonho de ir. Neste artigo conto-te a minha opinião sobre o mesmo.

Dia 0 - O evento dos Xiaomi 13 Series

Tudo começou numa espécie de dia zero, onde nos deslocámos ao CCIB - International Barcelona Convention Center para conhecer os novos produtos da Xiaomi. Este é o espaço privilegiado de Barcelona para conhecer produtos com a dimensão dos Xiaomi 13 Series.

Xiaomi 13 Pro
Xiaomi 13 Pro

Os novos smartphones da tecnológica colocam grande parte das fichas na parceria com a Leica para as suas câmaras. E as primeiras impressões sobre os aparelhos são as melhores. Neste evento a marca também apresentou outros produtos do seu ecossistema, mais propriamente um smartwatch, auriculares e trotinete premium. Abaixo podes ver a nossa cobertura detalhada.

Dois dias a conhecer o 'último grito da tecnologia mobile'

A chegada ao Fira Gran Via é impactante. É ali que tudo se passa, sendo o grande centro desta MWC. Notou-se desde logo uma boa organização, a começar pelo facto de a entrada ser feito de forma totalmente digital, sem ser necessário recorrer a uma credencial física.

vive
Vive XR Elite

Embora saibamos que estiveram em torno de 80 mil pessoas pela MWC por estes dias, nunca enfrentei grandes filas. Os vários pavilhões acabam por fazer com que os participantes se dispersem, pelo sentimos sempre que existe espaço para circular. E à chegada, a primeira paragem acabou por ser no stand da Xiaomi.

O mundo Xiaomi esteve em evidência na MWC 2023

Ali íamos encontrar bem mais que os novos Xiaomi 13 Series. Imediatamente vimos o já nosso conhecido Cyberdog em ação, e também por lá estava o CyberOne (o novo conceito de humanoid da Xiaomi). Os novos óculos AR da Xiaomi também puderam ser vistos (ainda que à distância), e contamos-te mais sobre eles neste artigo.

xiaomi
CyberDog, CyberOne e óculos da Realidade Aumentada da Xiaomi

Foi bem ver por lá alguns produtos que não tivemos oportunidade de testar por não terem sido lançados no mercado global. Falamos do Xiaomi 12S Ultra (o primeiro smartphone da marca com lentes Leica), e também o Xiaomi Mix Fold 2, o seu mais recente smartphone dobrável.

O mesmo se aplica a outros produtos do ecosssistema da Xiaomi - alguns deles ainda só disponíveis na China. Falamos de uma Air Fryer de 6 litros (não inteligente), um forno/fogão), impressora ou máquina de café para citar alguns exemplos. Um ecossistema que promete continuar a evoluir ao longo dos próximos anos.

xiaomi
Máquina de café da Xiaomi

Honor apresentou o novo 'rei da fotografia' e o primeiro dobrável globalmente

No campo dos lançamentos, um dos grandes destaques foi a Honor. Plenamente libertada das 'amarras' da Huawei (e com serviços Google), aproveitou o evento para lançar os seus novos smartphones topo de gama globalmente, os Honor Magic5 e Magic5 Pro. Este último já lidera inclusivamente o ranking de fotografia da DxOMark.

Honor Magic5 Pro
Honor Magic5 Pro

Mas é o Honor Magic Vs que nos deixa talvez mais curiosos. Este é o primeiro smartphone dobrável da marca a ser lançado globalmente, onde custará 1599 €. Aparece com uma filosofia semelhante à do Galaxy Fold4, podendo ser um híbrido entre smartphone e tablet. O primeiro contacto com o produto foi bastante positivo.

Honor Magic Vs
Honor Magic Vs

Oppo Find N2 Flip e o conceito da OnePlus

Marcas como a Oppo também estavam por lá e exibiam o seu Find N2 Flip, recentemente apresentado nos mercados globais (e que já estamos a testar). Ou o Oppo Find N, que já testamos no passado. Neste stand da Oppo também estavam os mais recentes smartphones da sua submarca OnePlus.

Oppo
Oppo Find N2 Flip

Foi lá que vimos o (óbvio) OnePlus 11, e o mais recente conceito da OnePlus. Este tem uma traseira que, à primeira impressão, parece ter luzes. Mas é na verdade um efeito criado pelo seu líquido de refrigeração. A marca também tinha por lá um dos seus próximos produtos a chegar ao mercado - um teclado gaming.

Conceito da OnePlus
Conceito da OnePlus
O primeiro teclado gaming da OnePlus
O primeiro teclado gaming da OnePlus

Lenovo: dos conceitos de ecrã extensível ao portátil dois ecrãs

A Lenovo parece apostar muitas fichas em produtos com ecrã extensível num futuro próximo. Foi por isso que teve por lá o seu conceito de smartphone com ecrã extensivel, que podes ver em ação no nosso Instagram. Mas o que me deixou mais impressionado foi mesmo o conceito de computador portátil com ecrã extensível que estava mesmo ao lado.

Conceito
Conceito de portátil com ecrã extensível da Lenovo
lenovo
Conceito de smartphone com ecrã extensível da Lenovo

Ainda no stand da Lenovo, pudemos experimentar o impressionante Yoga Book 9i. Este é bem mais que um computador portátil pela sua versatilidade. Isto porque tem dois ecrã táteis, que podem ser usados em simultâneo, recorrendo ao toque, à caneta inteligente a ao teclado.

Mas também pode ser usado como tablet, e tem a possibilidade de usar o segundo ecrã como teclado ou como trackpad. É um produto que só chega ao mercado em junho, eo seu preço vai começar nos 2099 dólares.

Lenovo
O impressionante Lenovo Yoga Book 9i

TCL apresentou a série 40 de smartphones e novos NXTPAPER

Também a TCL aproveitou a MWC 2023 para mostrar os seus mais recentes produtos. Em conversa com os responsáveis da marca, ficamos a saber que o foco pretende ser o segmento de gama de entrada/média, onde foram lançados os mais recentes smartphones da série 40.

A série NXTPAPER já não tem apenas um tablet. Esta gama oferece produtos com um ecrã com proteção ocular por hardware, exclusiva da TCL. Além do novo tablet e smartphone que chegarão a Portugal, a TCL mostrou-nos também um híbrido na MWC (que infelizmente não será vendido na Europa).

Samsung e a preocupação ambiental

O stand da Samsung não nos oferecia grandes novidades, se tivermos em conta a experiência que tivemos recentemente no Samsung Summit Event. Mas neste a marca mostrava com orgulho os mais recentes feitos a nível ambiental, principalmente nos mais recentes Galaxy S23.

A marca não só aposta cada vez mais em materiais reciclados nos seus produtos, como lhes pretende dar maior longevidade. Prova disso é o compromisso reforçado de quatro anos de atualizações Android, e cinco anos de atualizações de segurança nos topos de gama da marca.

samsung

O clone do Nothing Phone (1) e o Realme com carregamento de 240 W

A Nothing não teve um stand na MWC 2023, mas esteve lá em espírito. É que uma marca desconhecida para muitos, a Unihertz, aproveitou o evento para apresentar o Luna. Este é um verdadeiro clone do Phone (1), e até passamos por lá para comparar ambos os equipamentos. Também na Nothing, o evento fez-se de confirmações, já que passou a ser oficial que o Nothing Phone (2) irá usar um processador Snapdragon 8.

Unihertz Luna é o clone do Nothing Phone (1)
Unihertz Luna é o clone do Nothing Phone (1)

Já a Realme aproveitou para apresentar o GT 3, que é o primeiro smartphone globalmente a ter carregamento de 240 W. Este carregou em palco 22% em apenas 80 segundos, e é o único do mundo a carregar na totalidade uma bateria de 4600 mAh em apenas 10 minutos.

O tablet com ecrã 3D (sem óculos) da ZTE

No stand da ZTE houve um produto que me chamou bastante à atenção, e chama-se Nubia Pad 3D. Desenvolvido em parceria com a Leia Inc, este é um tablet que permite que conteúdo2D padrão se torne 3D em tempo real. Para tal usa as câmaras frontais, monitorizam o movimento dos teus olhos e assim criam o efeito.

E não, este não é apenas um conceito. Trata-se de um tablet que vai entrar em pré-venda a partir de 25 de março, ficando disponível a partir de 11 de abril. Algo que merece voltar a ser olhado no futuro.

Estes foram apenas alguns dos exemplos de produtos, conceitos e lançamentos que vimos na Mobile World Congress 2023, em Barcelona. Alguns com chegada prevista ao mercado, outros que não chegarão à Europa, e outros ainda que para já são apenas conceito. Mas assim é naquele que é o maior certame mobile a nível global, e a que queremos voltar no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.