NOS, MEO ou Vodafone: esta é a operadora com a rede 5G mais rápida em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Foi em pleno Mobile World Congress Barcelona, o MWC 2023, que a operadora NOS recebeu esta distinção. Mais uma vez, o seu serviço de rede móvel 5G provou ser superior às soluções das demais operadoras nacionais MEOe Vodafone Portugal.

Em causa está o Speed Score da NOS que superou em 46% o do segundo operador em Portugal. Mais concretamente, a velocidade de download da NOS mostrou ser 56% mais veloz do que segundo classificado nas redes móveis nacionais.

NOS volta a superar a MEO e Vodafone Portugal no 5G

Importa desde já frisar que o estudo contou com mais de 68 mil testes na plataforma Speedtest, fonte habitual de consulta deste tipo de métricas e padrões de uso.

NOS Portugal 5G

A rede 5G da NOS é, pelo segundo semestre consecutivo, a mais rápida em Portugal, conforme a Ookla. Note-se que esta é a líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises.

O estudo, realizado nos últimos seis meses de 2022, comparou o desempenho das redes 5G das três operadoras móveis em Portugal. Vemos assim a NOS a obter um Speed Score de 310,76, superando o segundo classificado em 46%.

Nesta avaliação, a NOS registou uma velocidade média de download de 371,65 Mbps. Em suma, 56% mais rápida do que o operador em segundo lugar e uma velocidade de upload de 32,50 Mbps. Aqui 43% mais veloz que o concorrente mais próximo na classificação.

Em Lisboa, a capital portuguesa, a velocidade de download 5G da NOS rondou os 462,38 Mbps. Ou seja, bem acima da do segundo operador, que se ficou pelos 367,41 Mbps, ou do terceiro que não passou dos 157,47 Mbps.

Acesso à Internet pela rede móvel da NOS brilha no 5G

Segundo Jorge Graça, CTO da NOS:

"É um orgulho para nós vermos que, das duas vezes que a Oookla atribuiu esta distinção em Portugal, a velocidade da rede 5G da NOS ficou sempre bem acima da dos restantes operadores. É a confirmação do sucesso da nossa aposta em liderar no 5G desde o primeiro momento. Bem como dos bons resultados do nosso forte investimento no desenvolvimento da rede 5G, que se reflete na qualidade das nossas comunicações e na experiência dos nossos clientes”.

Distinção com base em mais de 68 mil testes recolhidos pelo Speedtest

Esta distinção resulta de uma extensa análise de dados, recolhidos recorrendo a mais de 68 mil de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest, ou apps da Ookla para iOS ou Android. Isto durante o segundo semestre de 2022.

Aliás, em jeito de curiosidade, desde a sua fundação em 2006, a Ookla já fez mais de 45 mil milhões de testes de velocidade a redes móveis e fixas.

Note-se que Judite Reis, Diretora de Mobile Engineering Network & Services da NOS, recebeu este prémio da Ookla num momento simbólico durante o MWC 2023, em Barcelona.

Por fim, em 2023, a NOS já viu a sua rede móvel ser distinguida pela Opensignal, pela consistência da experiência móvel e velocidade da rede.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.