Xiaomi revela Wireless AR Smart Glass Discovery Edition na MWC 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Mobile World Congress não serve apenas para as marcas lançarem produtos que estarão disponíveis imediatamente no mercado. Também é palco para conceitos, que mostram a visão das marcas em certas áreas para o futuro.

Assim foi com a Xiaomi, que anunciou os Wireless AR Smart Glass Discovery Edition. Estes são os primeiros óculos AR sem fios da marca, e usam computação distribuída, oferecendo um visor adaptável ao nível da retina que se ajusta em função do nível de iluminação do ambiente em que nos encontramos.

Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition

Chegam com com conetividade melhorada a um smartphone que seja compatível com Snapdragon Spaces. Podes esperar acompanhamento manual inovador e refinado, suporte para uma gama abrangente de aplicações para ecrãs maiores e compatibilidade com diferentes dispositivos.

Com apenas 126 gramas, estes não dependem de fios e adotam adota canais de interconexão de alta velocidade desenvolvidos pela Xiaomi para conseguir uma ligação de dados de alta velocidade do smartphone aos óculos.

Xiaomi Wireless AR Glasses são assentes na plataforma Snapdragon XR2 Gen 1

Assentes na plataforma Snapdragon XR2 Gen 1, estes têm uma latência baixa de 3ms na ligação entre óculos e smartphone, e ligação sem fios total de 50 ms, comparável a soluções com fios. Foram calibrados com precisão, tendo em conta o centro de gravidade, espaçamento entre hastes, ângulo, descanso nasal, e outros fatores.

Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition

Estes Xiaomi Wireless AR Glasses são pioneiros na visualização de “nível de retina”. O seu módulo ótico compreende um par de ecrãs MicroOLED, chegando com prismas condutores de luz com forma livre para obter uma apresentação de imagem clara.

O desenho deste módulo não só minimiza a perda de luz com produz imagens com brilho até 1200 nit. As suas lentes eletrocrómicas prometem uma experiência bastante imersiva, que se adapta a várias condições de luz.

Xiaomi Wireless AR Glasses permitem interação com micro gestos

Com apenas uma mão, é possível interagir com estes óculos recorrendo a micro gestos precisos. A direção é orientada a partir da segunda articulação do dedo médio, sendo que a segunda articulação do dedo indicador representa a direção ascendente.

Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition

Graças a estes gestos, é possível selecionar e abrir aplicações, percorrer páginas, sair de aplicações para voltar à página inicial, tudo isto sem utilizar um smartphone para controlos. A câmara AON incorporada facilita a interação.

Estes podem transformar-se num grande ecrã portátil em aplicações compatíveis como o YouTube ou o TikTok. Também é possível “agarrar” um screencast na televisão, e continuar a visualização a partir dos óculos. Também é possível usar gestos espaciais, para ligar ou desligar uma lâmpada apenas com o olhar.

Para os utilizar, estes terão de ser conectados a um Xiaomi 13 ou outro dispositivo com Snapdragon Spaces. Têm um design colorido em titânio, e três tamanhos de nariz. Também possível usar um clipe miópico fixável, para quem for míope.

São compatíveis com Qualcomm Snapdragon Spaces, OpenXR, e Microsoft MRTK.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.