Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MWC 2023: este é o smartphone Xiaomi que queremos ver na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O segmento dos smartphones dobráveis é provavelmente o nicho mais cativante para qualquer entusiasta da tecnologia móvel nos últimos anos. Perante os avanços bem sucedidos da Samsung, várias concorrentes como a Xiaomi deram também a conhecer as respetivas apostas nesta área.

Tal é o caso do smartphone Xiaomi MIX Fold 2, um rival declarado do Samsung Galaxy Z Fold4 com o qual partilha o formato dobrável estilo "livro" com eixo de dobra vertical. Agora, ficamos a conhecer este smartphone durante o MWC 2023 que nos deslumbrou pela figura elegante e "cintura" fina.

Xiaomi MIX Fold 2 é uma das estrelas do MWC 2023

Xiaomi MIX Fold 2

Importa frisar que este Xiaomi MIX Fold 2 foi apresentado oficialmente a 11 de agosto de 2022, o primeiro smartphone da marca com formato dobrável e óticas desenvolvidas em parceria com a Leica. Assim sendo, é apenas natural que a nossa curiosidade levasse a melhor quando pudemos finalmente conhecer este produto em mãos.

Infelizmente, até à data, o Xiaomi MIX Fold 2 não está disponível na Europa. Aliás, não há previsões de que tal venha a mudar, devendo este smartphone topo de gama permanecer um exclusivo do mercado doméstico, a China.

Smartphone dobrável mais fino que o principal rival Samsung Galaxy Z Fold4

Xiaomi MIX Fold 2

Note-se ainda que telemóvel dobrável tem apenas 11,2 mm de espessura quando fechado. Apresenta uma construção em metal e vidro, com reforço especial para o novo mecanismo de dobradiça, mais robusta e, assim, durável.

Aliás, quando o Xiaomi MIX Fold 2 está aberto a sua espessura fica-se pelos 5,4 mm (sem contar com a saliência das câmaras fotográficas na traseira). Não obstante, são valores impressionantes tendo em consideração toda a tecnologia (e engenharia) que vive no seu interior.

Infelizmente sem previsão de disponibilidade na Europa

Xiaomi MIX Fold 2

O Xiaomi MIX Fold 2 conta com o processador Snapdragon 8+ (Plus) Gen 1 da Qualcomm, um dos melhores SoC's disponível para smartphones Android. Tem, além disso, 12 GB de memória RAM, bem como uma bateria de 4 500 mAh de capacidade.

Este smartphone dobrável tem um ecrã exterior de 6,56 polegadas de diagonal, fabricado pela Samsung. Mais concretamente, um painel E5 AMOLED com formato 21:9 e alta taxa de atualização a 120 Hz, bem como um brilho máximo de até 1000 nits (pico).

Aliás, o ecrã exterior é protegido pelo vidro Gorilla Glass Victus da Corning, mostrando-se particularmente vibrante e agradável de usar.

Concorrência que faz falta ao segmento de smartphones dobráveis

Xiaomi MIX Fold 2

O Xiaomi MIX Fold 2 não chegará à Europa. O mesmo sucede com o OPPO Find N2 Fold da fabricante conterrânea. São dois smartphones dobráveis com formato de "livro" e caraterísticas de topo que poderiam estimular a Samsung a acelerar o passo, ou baixar ligeiramente o preço da sua proposta.

Infelizmente, não acredito que estes modelos cheguem à Europa.

Xiaomi MIX Fold 2

Numa última nota, o smartphone Xiaomi apresenta uma câmara principal tripla com aprovação da Leica. O sensor primário é o Sony IMX766 com 50 MP de resolução e ótica grande angular.

Temos também uma ultra-grande angular de 13 MP, bem como uma terceira câmara com zoom (ampliação) ótico de 2x (duas vezes) e 8 MP de resolução.

Por fim, apontamos também a câmara fotográfica frontal de 20 MP para as selfies, com ótica grande angular.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.