Vivo V27: conhece a nova gama de smartphones Android no MWC 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Vivo é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones Android com presença em Portugal. Agora, em pleno Mobile World Congress Barcelona, o MWC 2023, a fabricante chinesa deu a conhecer uma nova gama de telefones a custar menos de 500 euros, os Vivo V27.

Em causa estão os modelos Vivo V27 Pro, Vivo V27, bem como o modelo mais acessível, o Vivo V27e. Entre si partilham capacidades promissoras para selfies e retratos, além de boas caraterísticas técnicas e o melhor de tudo? O preço ficará abaixo dos 500 euros assim que chegar também à Europa.

Processadores MediaTek Dimensity 8200 e Dimensity 7200 nos Vivo V27

Vivo V27 smartphone Android

Estamos, primeiramente, perante três smartphones de gama média e gama média / alta. Porém, apesar de internacionalmente o preço anunciado ficar abaixo dos 500 euros, certo é que a sua ficha técnica impressiona, sobretudo no quesito das câmaras.

Vejamos, assim, o par de modelos Vivo V27 Pro e Vivo V27, o que os une e o que os separa. Os modelos são extremamente similares, em particular no design que não apresenta diferenças.

A diferença entre os modelos resido no processador

Vivo V27 Pro smartphone MWC

Há, todavia, um processador diferente em cada um deles. Assim, no Vivo V27 Pro temos o chipset Dimensity 8200 da MediaTek, um dos melhores SoC's da empresa com litografia de 4 nm e frequência máxima de processamento a 3,1 GHz. Pode ser comparado aos novos Snapdragon 7, portanto, imediatamente abaixo da linha Snapdragon 8, os topos de gama.

Por outro lado, a versão base - Vivo V27 - usa o processador Dimensity 7200 da MediaTek, também com litografia de 4 nm, mas com frequência máxima de 2,8 GHz. Ambos os modelos, contudo, usam a mesma gráfica Mali-G610.

Smartphone Vivo V27 Pro
O modelo mais barato é o Vivo V27e.

Estas são as únicas diferenças entre os modelos Pro e standard da nova gama Vivo V27. Vejamos então, a seguir, aquilo que os une. Acima podemos observar o esquema de cor mais claro para estes smartphones, com o peculiar padrão na sua traseira.

Vivo traz câmaras de 50 MP para os seus novos smartphones Android

Vivo V27 Pro

O quesito fotográfico é seguramente o maior destaque destes telefones. Em ambos os Vivo V27 Pro e Vivo V27 temos uma câmara principal de 50 MP, sensor Sony IMX766V personalizado, com abertura focal de f/1,8 e estabilização ótica da imagem (OIS).

A segunda câmara fotográfica tem 8 MP de resolução com ótica ultra-grande angular. Por fim, a terceira câmara tem uma ótica de 2 MP com ótica macro. Temos também um anel para o flash LED no topo, ao lado da câmara fotográfica principal.

Temos também uma câmara fotográfica frontal a perfurar o ecrã (punch-hole) com uns impressionantes 50 MP de resolução e focagem automática (AF). Ademais, no software da Vivo temos vários modos e opções para criação e captação de imagem.

Câmara fotográfica frontal de 50 MP nos novos smartphones Vivo V27

Vivo V27 Pro

Entre estes modos de software para captação de imagem temos o Real-Time Extreme Night Vision, Super Night Video, bem como o Hybrid Image Stabilization que alia a estabilização ótica à estabilização digital (OIS + EIS).

O software empregue pela Vivo nos seus novos smartphones baseia-se no sistema operativo Android 13 da Google com a interface própria da marca, a Funtouch OS 13. Temos também a conexão Bletooth 5,3, Wi-Fi 2.4 GHz/5 GHz, além da porta USB-C.

Numa outra nota, a bateria destes telefones tem 4 600 mAh de capacidade com carregamento rápido a 66 W de potência.

Vivo V27 Pro

Os novos smartphones Vivo V27 pesam 182 gramas, com o modelo Pro a ser comercializado apenas na cor Magic Blue, ou em Noble Black, ambos mais sóbrios.

Por outro lado, o modelo base poderá ser adquirido também em dourado ou verde, ou melhor, em Emerald Green ou Flowing Gold. Há neles todos uma textura e gradiente peculiar que muda o aspeto das traseiras conforme a incidência da luz.

Preço anunciado começa nos 459 dólares para o Vivo V27 Pro

Vivo V27 Pro

O Vivo V27 Pro chega-nos em três opções de memória 8 / 128 GB, 8 / 256 GB, e 12 / 256 GB com o preço a começar nos 459 dólares internacionalmente.

Por outro lado, o Vivo V27 chega-nos com dois esquemas de memória 8 / 256 GB ou 12 / 256 GB com o preço a começar nos 399 dólares internacionalmente. Note-se, porém, que este valor poderá flutuar consoante as regiões e mercados.

Temos ainda o Vivo V27e como smartphone mais barato

O Vivo V27e chega-nos com o processador Mediatek Helio G99, sem ligação às rede móveis 5G, portanto, apenas com ligação 4G LTE. Temos câmaras similares, mas aqui a principal tem um sensor de 64 MP + 2 MP + 2 MP, com câmara frontal de 32 MP sem focagem automática.

O seu ecrã de 6,62 polegadas, tecnologia AMOLED tem margens planas e alta taxa de atualização até 120 Hz, com resolução Full-HD+. Temos também até 128 GB de armazenamento interno e 8 GB de memória RAM.

Este modelo tem a mesma bateria de 4 600 mAh de capacidade e carga rápida a 66 W. O software é o mesmo sistema operativo Android 13 da Google com a interface própria da marca, a Funtouch OS 13.

Por fim, aguardamos agora pela sua chegada ao mercado da Europa, bem como o anúncio dos preços para o nosso mercado.

Here's a quick look at the Vivo V27 Pro pic.twitter.com/EaVV7fRhLu

— Gadgets 360 (@Gadgets360) 1 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.