Nos últimos anos tive a oportunidade de utilizar - e por consequência testar - todas as pulseiras inteligentes da Xiaomi desde a Mi Band 2. E é bom ver o que a fabricante evoluiu no seu mais recente produto.
Uma boa forma de descrever a mais recente Xiaomi Smart Band 7 Pro é que é uma smartband que mais parece um smartwatch. Embora tenha nome, design e algumas das funcionalidades smartband, mostra que é um passo em frente para a Xiaomi nesta gama de produtos.
A grande questão que se coloca é: será que vale o 99,99 € que a Xiaomi pede por ela em Portugal? Tentarei responder a essa e outras questões nesta análise à primeira smartband da Xiaomi a chegar a Portugal com GPS incorporado.
Unboxing e primeiras impressões
O unboxing à Xiaomi Smart Band 7 Pro é bastante simples, como se quer. Na caixa do produto chega-nos a smartband com a bracelete, um cabo para carregamento magnético e o manual de instruções.
As primeiras impressões é de que se trata de um produto com um aspeto bastante cuidado. Essa qualidade de construção nota-se no ecrã, na zona dos sensores que assenta no pulso e também nas braceletes que são substituíveis e parecem resistentes.
Um ecrã com mais informação
Este é o centro de operações da Xiaomi Smart Band 7 Pro. Ao contrário das anteriores pulseiras inteligentes da Xiaomi, opta-se neste modelo por um aspeto mais retangular (ao invés de oval), e parece-me uma aposta certeira.
Ecrã AMOLED de 1,64 polegadas
Funcionalidade de ecrã sempre ligado
Brilho automático
Pesa apenas 20,4 g e tem 11,4 mm de espessura
Monitorização de frequência cardíaca, oxigénio no sangue, stress e sono
Suporta BeiDou, GPS, Glonass, Galileo e QZSS
Mais de 110 modos de desporto, 14 são especializados
Treinos intervalados
Ligação ao Strava
No recurso “Competição"
Autonomia até 12 dias
Resistência à água de 5ATM
Assistente de voz Alexa (não funciona em Portugal)
É um painel AMOLED de 1,64 polegadas bastante nítido e intuitivo, que mesmo ao sol não deixa de nos presentear com toda a informação. Uma das suas grandes novidades é algo que há muito queria nestes produtos: brilho automático com um pico de 500 nits.
Desta forma temos o brilho necessário quando estamos na rua, e este desce automaticamente para não sermos ofuscados quando a consultamos de manhã. Junta-se a esta a possibilidade de ter o ecrã sempre ligado, que também temos na irmã mais nova.
Sem problemas de autonomia
Com uma bateria de 235 mAh, a Xiaomi promete uma autonomia até 12 dias. E diria que estes números serão facilmente alcançáveis (e até ultrapassáveis), se não usares algumas funcionalidades como o ecrã sempre ligado.
Com todas as funcionalidades ligadas, e a usar GPS casualmente, diria que temos facilmente autonomia para uma semana. Que me parece bastante atrativo para um produto com estas características.
De realçar que o carregamento da pulseira demora cerca de uma hora. Este é feito de forma magnética, com o carregador incluído. É bom referir que não podes usar nesta o mesmo carregador da Xiaomi Smart Band 7.
Conforto acima da média
O conforto é claramente um dos pontos fortes da Xiaomi Smart Band 7 Pro. O peso de apenas 20,4 g e a espessura de 11,4 mm, faz com que seja um produto bastante confortável de usar.
Não tenho dos pulsos mais grossos, como podes ver nas imagens, mas posso dizer-te que esta é uma smartband confortável para usar em qualquer situação. Seja a fazer desporto, num momento casual ou mesmo a dormir, onde sinceramente nem sinto que a tenho no pulso.
Interação com bastantes opções
A interação com a Xiaomi Smart Band 7 Pro é semelhante à experiência que tive com a Smart Band 7. A diferença é que temos um ecrã com maior largura, que permite ver mais informação, e isso verifica-se na navegação pelo menus.
Na navegação com ícones, conseguimos ter dois lado a lado, como podes ver nas imagens. O que vai fazer com que tenhas de dar menos toques no ecrã para chegar onde queres. No entanto, em alguns momentos, a fonte das letras poderia ter mais espessura para melhorar a visualização.
A watchface que prefiro dá-me informações básicas como a hora e data, mas também o nível de bateria, passos dados e calorias queimadas nesse dia, bem como a temperatura atual. Infelizmente esta não clicável (como na Smart Band 7), para ver diretamente mais informações sobre esses dados.
Um swipe para acima faz aparecer o referido menu de “aplicações” e um swipe para baixo mostra-te as últimas notificações. Num swipe para a direita, tens acesso às definições.
Aí é possível ativar facilmente a “lanterna”, que aprecio bastante. Tens também a possibilidade de criar alarmes, ativar o “não incomodar”, ativar o “levar o pulso para ligar”, encontrar o teu smartphone ou simplesmente aceder às definições completas.
Um swipe para a esquerda dá-te mais informações que podes personalizar. Pessoalmente, coloquei aí mais detalhes sobre a meteorologia, a possibilidade de controlar a música do smartphone e o calendário.
Esta dá também a possibilidade de responder a uma chamada que não pudeste atender com uma mensagem rápida, mas é algo apenas disponível em Android.
Essas e outras personalizações podem ser feitas através da app Mi Fitness. Esta encontra-se disponível na Google Play Store para Android 6.0 ou superior e na App Store para iOS 10.0 ou superior.
A possibilidade de dar comandos de voz é uma funcionalidade que está presente em Android e iOS. Mas por limitação geográfica, foi necessário alterar a localização da Mi Fitness para Espanha, para que esta possibilidade funcionasse.
Muitas opções para desporto
Com mais de 110 modos desportivos, é difícil encontrar um desporto que possas querer medir e não encontres nesta Xiaomi Smart Band 7 Pro. 14 destes são treinos especializados.
O grande destaque, claro está, é para a inclusão dos serviços de localização na própria pulseira. Isso faz com que possas ir dar a tua corrida ou pedalada sem a necessidade de ter o smartphone por perto.
Na minha utilização, os serviços de localização funcionaram perfeitamente quando num local aberto. É bom por vezes saber que posso medir aquela pedalada e não tenho de levar o smartphone atrás.
Para quem dê valor a isso, é importante realçar que esta conta com treinos intervalados. Além disso, a certificação de 5ATM faz com que seja utilizável para natação.
Tem também um novo modo de competição, que basicamente permite que definas metas diárias e possas criar uma competição saudável com os teus amigos que também usem a Mi Fitness. De realçar também a possibilidade de sincronizar com o Strava.
Saúde é um dos destaques
Esta chega com a possibilidade de monitorizar os batimentos cardíacos e oxigénio no sangue de forma constante. Também é possível medires stress, fazer exercícios de respiração e monitorizar o teu sono. Para o público feminino, também é possível medir o ciclo menstrual.
Destes todos, aquele que dou mais valor é à possibilidade de medir a qualidade do meu sono. Além da distribuição do sono, este fornece dados de frequência cardíaca média e pontuação de respiração. Parece-me ser uma funcionalidade cada vez mais aprimorada.
Conclusão sobre a Xiaomi Smart Band 7 Pro
Esta é claramente uma smartband focada em oferecer um design mais premium face ao modelo base. Ganha e muito nesse aspeto, também pelo seu conforto e leveza.
Outros pontos que muito me agradaram foram o brilho automático, para nunca mais ter de acordar ofuscado pelo brilho da smartband, ou não ver suficientemente o ecrã no exterior. A possibilidade de ter o ecrã sempre ligado, também é algo de que já não abdico.
Para quem gosta de fazer desporto, o GPS incorporado é algo imprescindível. Poder deixar o smartphone para trás é uma realidade com a Xiaomi Smart Band 7 Pro e isso vai certamente convencer alguns utilizadores.
Há, no entanto, alguma margem para melhorar. Os widgets na watchface não são clicáveis, e um botão na lateral poderia ajudar a melhorar a interação com a pulseira.
Pelo menos nos meus testes (com iPhone) não consegui colocar a Alexa em Portugal a funcionar e essa opção nem sequer me apareceu na app. O que é uma pena.
Se os 99,99 € que a Xiaomi pela Smart Band 7 Pro em Portugal são justificáveis, vai depender do valor que dás às suas melhorias. Falo de um ecrã onde vemos mais informação, com brilho automático e ainda o facto de ter GPS incorporado.
É um produto que certamente leva o nosso selo de aprovação em termos de design, usabilidade e autonomia. No entanto, acho o preço um pouco elevado para o que oferece ao utilizador.
Pontos fortes da Xiaomi Smart Band 7 Pro
- GPS incorporado
- Design premium e confortável
- Brilho automático
- Possibilidade de ter ecrã sempre ligado
- Braceletes trocáveis bastante resistentes
- Dar respostas rápidas por mensagens após uma chamada (apenas Android)
- Dar comandos de voz com a Alexa (mediante alteração de localização para Espanha, por exemplo)
Pontos fracos da Xiaomi Smart Band 7 Pro
- Um botão na lateral seria uma adição importante
- Comandos de voz da Alexa ainda não funcionam em Portugal
- Preço elevado
A 4gnews atribui à Xiaomi Smart Band 7 Pro uma pontuação de 4 estrelas em 5 possíveis.
Ecrã AMOLED de 1,64 polegadas
Funcionalidade de ecrã sempre ligado
Brilho automático
Pesa apenas 20,4 g e tem 11,4 mm de espessura
Monitorização de frequência cardíaca, oxigénio no sangue, stress e sono
Suporta BeiDou, GPS, Glonass, Galileo e QZSS
Mais de 110 modos de desporto, 14 são especializados
Treinos intervalados
Ligação ao Strava
No recurso “Competição"
Autonomia até 12 dias
Resistência à água de 5ATM
Assistente de voz Alexa (não funciona em Portugal)
Segue os nossos guias e faz a melhor compra:
- Os melhores smartwatch da atualidade
- Os melhores smartwatch compatíveis com iPhone
- Os melhores smartwatch baratos a comprar
- O melhor smartwatch Xiaomi para cada utilizador
- Os melhores smartwatch com estilo feminino
- Os melhores smartwatch de criança
- Os melhores smartwatch com NFC
- Como escolher um smartwatch: passos para uma boa compra!