Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Mop 2 Ultra review: o melhor aspirador robô da Xiaomi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

A Xiaomi é amplamente conhecida pelos seus aspiradores robô. E com o passar dos anos, traz para o mercado produtos com cada vez mais qualidade. Espelho disso mesmo é aspirador robô Xiaomi Mop 2 Ultra.

Ao longo dos últimos dias tive oportunidade de testar este produto, em parelha com aquele que é o acessório que aumenta as suas potencialidades. Falo da base de carregamento e esvaziamento automático (que pode ser comprada em conjunto ou à parte).

Nesta análise pretendo expor-te as principais qualidades deste aspirador robô, realçando aquilo onde o mesmo se destaca. Podes também contar a minha opinião sobre o mesmo, após estes dias de uso.

Xiaomi Mop 2 Ultra

As potencialidades do Aspirador robô Xiaomi Mop 2 Ultra

Comecemos pela sua capacidade de sucção, um dos pontos mais importantes para alguns utilizadores. Podes contar com sucção potente de 4000Pa neste aspirador.

Tem um motor sem escova, que serve para limpar poeira, mas também migalhas ou pelos de animais. E caso te decidas por comprá-lo sozinho, este vem com uma pequena base de carregamento, mas vais ter de esvaziar o depósito ao fim de poucas limpezas.

Ora, se comprares o bundle com a base de carregamento e esvaziamento automático, o nível sobe. Este esvazia o depósito de forma instantânea em apenas 10 segundos.

Xiaomi Mop 2 Ultra

Nesse depósito temos recolha de sujidade de duas vias, com um fluxo de ar de 16500 Pa. Isto significa que este esvaziamento ocorre de forma bastante audível, mas basicamente faz com que não tenhas de te preocupar com isso durante meses.

Assim que o saco estiver cheio, vais ser avisado através da app Mi Home, disponível para Android e iOS. Basta trocares o saco por um novo, e está pronto a aspirar novamente. De referir que os sacos são de 4 litros, o que significa que tens 10 vezes mais a capacidade de um depósito de aspirador robô comum.

Xiaomi Mop 2 Ultra

A bateria e modos do Xiaomi Mop 2 Ultra

A bateria é algo com que não tens de te preocupar com este tipo de aspirador. Com uma capacidade de 5200 mAh, a marca afirma que podes limpar 240m² em modo padrão numa única carga.

Tendo em conta que ele calcula que tenho uma área de 36 metros2 para limpar no meu apartamento, é algo em que nem tenho de pensar. Daria para aspirar a casa bem mais que uma vez de forma consecutiva.

Xiaomi Mop 2 Ultra

Além desse modo padrão, tens também o modo silencioso, onde é praticamente inaudível a operação do aspirador. Mas isso também faz com que a limpeza seja menos efetiva. Se isso for preocupação, tens o modo intenso e turbo.

O seu tanque de água inteligente é capaz de distribuir a água de forma uniforme, tendo três níveis de fluxo de água. Usando a mopa incluída, podes assim fazer uma limpeza mais efetiva da tua casa.

A tecnologia do Xiaomi Mop 2 Ultra

Algo que se nota imediatamente é que a sua tecnologia de evitar obstáculos 3D funciona muito bem. Este deteta objetos no chão, como brinquedos ou cabos, e desacelera para se desviar a seguir.

Xiaomi Mop 2 Ultra

Para evitar ficar preso por baixo de armários, este conta com um sensor ToF. E também se nota que essa noção espacial é bastante precisa, pelo que isso não será um problema.

Algo que muitos utilizadores têm de lidar em casa é com degraus. Mas neste produto é uma não-preocupação. Mede a altura de queda em tempo real, e volta para trás caso se aproxime de algum degrau.

Xiaomi Mop 2 Ultra

Um dos principais destaques deste produto é o seu sensor LDS. Basicamente, esta tecnologia de navegação consegue fazer um mapeamento preciso da tua casa, criando um aspeto bastante realista, como podes ver na imagem abaixo.

A app Mi Home

O complemento obrigatório a este produto é a app Mi Home. Nesta podes saber todos os dados sobre o teu aspirador e respetiva base de carregamento e esvaziamento.

Ali conseguimos personalizar a limpeza, e programá-lo para limpar apenas zonas específicas. Também possível criar paredes virtuais, criar automações, para que este possa aspirar a horas determinadas quando sais de casa, por exemplo.

xiaomi

Também é possível controlá-lo remotamente na app, bem como adicionar um patamar de segurança infantil para que este não seja iniciado inadvertidamente pelos 'mais pequenos'. É também na app que vês o histórico de limpeza, e que podes gerir a qualidade dos acessórios.

Tecnicamente, este consegue atravessar obstáculos de até 20 mm de altura. Falo de soleiras de portas ou tapetes e carpetes. Durante a minha utilização, não senti quaisquer problemas nesse sentido.

Xiaomi Mop 2 Ultra

A minha opinião sobre o Bundle Aspirador Xiaomi Mop 2 Ultra e Base de Carregamento e Esvaziamento Automático

Podes usar o Xiaomi Mop 2 Ultra sozinho, não havendo necessidade de comprar esta base de esvaziamento automático. Mas que esta aumenta a qualidade da tua experiência com o aparelho, é um facto. Isto porque simplesmente não tens de te preocupar com o esvaziamento durante muito tempo.

O Xiaomi Mop 2 Ultra é o melhor aspirador robô que Xiaomi vende em Portugal, e isso acarreta responsabilidade. Nota-se que é um produto bem trabalhado, e com um nível de inteligência acima da média.

Após fazer o mapeamento, raras vezes toca numa parede ou móvel, notando-se grande precisão. Ao contrário de outros modelos que andam aos toques aos móveis nesta faixa de preço, o Mop 2 Ultra surpreendeu-me bastante por essa precisão.

Xiaomi Mop 2 Ultra

A potência de aspiração pareceu-me bem adequada para as minhas necessidades. E o facto de, a partir da app, o poder colocar a aspirar uma área específica é uma grande vantagem. E para utilizadores que queiram limpar com a mopa, essa possibilidade também está disponível.

Conclusão sobre o Aspirador Xiaomi Mop 2 Ultra e Base de Carregamento e Esvaziamento Automático

Se estás à procura de um aspirador robô em entre os 400 e os 500 euros, o Mop 2 Ultra é dos melhores que vais poder comprar. E juntar-lhe a base de carregamento e esvaziamento automático, é algo que está mais barato por estes dias.

Xiaomi Mop 2 Ultra

Dessa forma, é um aspirador robô que aprovamos, e que certamente aconselhamos a quem procura um modelo com capacidade de fazer um mapeamento preciso da casa, evitando objetos como pequenos cabos ou brinquedos perdidos pelo chão.

Outras dicas de aspiradores:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.