Xiaomi Mi Smart Space Heater S review: aquecedor elétrico com 2200 W

Rui Bacelar

O Xiaomi Mi Smart Space Heater S é um aquecedor elétrico do tipo convetor, com potência máxima de 2200 W, construção metálica, perfil e design minimalista, além de conexão Wi-Fi que permite controlar vários parâmetros do radiador através do smartphone.

A 4gnews analisou este produto para o lar inteligente, um gadget que pode seguir os hábitos do utilizador sob a forma de rotinas e automação do aquecimento. Esta é a review ao aquecedor Xiaomi, disponível nas lojas Mi Store Portugal por cerca de 100 euros.

O aquecedor elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
A caixa do aquecedor descreve várias das suas capacidades.

O aquecedor elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S chega ao consumidor numa caixa de cartão branco com a ilustração do produto e várias das suas funções. Destaques como a potência de 2200 W e as opções de conetividade são bem visíveis.

Este invólucro mostra-nos o produto que se apresenta em branco fosco, totalmente construído em metal (alumínio) com linhas minimalistas bem ao estilo da Xiaomi. É bastante leve para o tamanho - pesa cerca de 5,7 kg e passa quase despercebido.

Pode ser colocado em qualquer cómodo que não dará nas vistas, inserindo-se bem nos padrões atuais de decoração.

A caixa do aquecedor é simples e a montagem também

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Componentes incluídos na caixa do aquecedor elétrico da Xiaomi.

Ao abrir a caixa encontraremos - além do esferovite de proteção - o aquecedor, os dois pés que compõem a sua base, além do manual do utilizador, dois parafusos e a chave correspondente (forma de L) para montar os pés no corpo do aspirador.

Feito este procedimento - é importante montar os pés para criar uma base estável - o aquecedor elétrico pode ser colocado em qualquer ponto do lar - em divisões até 40 a 45 m² - desde que exista uma tomada por perto.

O aquecedor tem uma alça para secar toalhas

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
A "pega" que não o é - construída em metal - para secar toalhas.

Alertamos desde já para o facto de este aquecedor ter um acessório, alça, para secar toalhas ou roupa que se aparenta demasiado a uma pega.

Não o é! Apesar de poder ser usada como tal quando o aquecedor está desligado, em funcionamento este componente aquecerá consideravelmente e, se usado como pega por distração, pode queimar o utilizador.

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Cantos arredondados e pormenores do aquecedor Xiaomi.

Especificações principais do aquecedor Xiaomi

  • Potência: 2200W
  • Fonte de calor: Elétrica
  • Níveis de temperatura: 18, 20, 22, 24, 26 e 28 ºC
  • Opções de temporizador: 1, 3, 5 e 12 horas
  • Tensão nominal: 230V, 50Hz
  • Dimensões do produto: 526 x 780 x 216 mm
  • Peso do produto: 5,7 kg
  • Controlo remoto: app Mi Home

Conteúdo da Embalagem:

  • Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
  • Base (2 pés)
  • Guia do utilizador

O aquecedor elétrico pode ser usado na casa de banho

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Controlos e botões físicos na lateral direita no aquecedor elétrico.

Uma das vantagens deste aquecedor elétrico é a possibilidade de utilizá-lo na casa de banho graças à sua impermeabilização com certificação IPX4. Isto não significa que o podes ou deves molhar, muito pelo contrário, mas é seguro para usar na casa de banho.

O aquecedor inspira confiança, com base sólida, pés largos, bom cabo de ligação à tomada e todos os contactos impermeabilizados para, pelo menos, aguentar o vapor e humidade local. Para aquecer uma casa de banho convencional é extremamente rápido.

Design moderno com bons acabamentos em metal

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Todos os cantos do aquecedor Xiaomi são arredondados.

A construção do aquecedor elétrico Mi Smart Space Heater S é um ponto de destaque. Integralmente metálica - com a exceção dos pés da sua base - é um produto durável, leve e com linhas discretas, mas elegantes.

Há uma atenção ao detalhe que permeia todo o aquecedor elétrico, contribuindo também para a melhoria da relação preço / qualidade encontrada neste produto Xiaomi. Pesa 5,7 gramas, sendo surpreendentemente leve para as dimensões.

Tem uma construção muito sólida, duas pegas laterais para transporte e revestimento galvanizado. É provável que se mantenha branco e com bom aspeto durante vários anos, preservando o aspeto limpo e cuidado.

É adequado para climatizar (aquecer) espaços com até 45 metros quadrados graças à potência de 2200 W.

O Mi Smart Space Heater S pode aquecer o espaço de 18 a 26º

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Intervalos de temperatura disponíveis no Mi Smart Space Heater S

O controlo da temperatura pode ser feito no aquecedor elétrico (botão acima ilustrado) ou no smartphone.

No primeiro caso, com o aquecedor ligado à tomada e o interruptor na posição "On", basta tocar e manter a pressão alguns segundos (sistema de proteção anti-crianças), para alternar entre as etapas / intervalos de temperatura pré-definida.

Este é o modo manual. São seis etapas ou intervalos de temperatura a definir manualmente no Mi Smart Space Heater S.

O termostato digital mantém a temperatura constante

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Pormenor do botão de ligação / reposição da ligação Wi-Fi.

Assim que a temperatura ambiente atinge o valor pré-definido pelo utilizador, o aquecedor manterá o espaço nessas condições. Este é um dos recursos inteligentes do Mi Smart Space Heater S, a manutenção da temperatura num cómodo.

Caso a temperatura desça, o aquecedor ativa-se automaticamente, sem que o utilizador tenha que lhe dar algum comando, manual ou via smartphone. Deste modo é possível poupar energia e manter a casa confortável.

A dissipação de calor é bidirecional

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
A dissipação do calor ocorre pelas ranhuras traseiras (na imagem) e frontais.

O Xiaomi Mi Smart Space Heater S é um aquecedor 100% silencioso - com a exceção das notificações (leves apitos) quando o aquecedor entra em operação, por exemplo. O aquecimento dá-se por convecção do ar e ocorre de forma muito rápida.

Este aquecedor Xiaomi tem duas saídas de ar quente. A primeira é a grande grelha frontal que o carateriza. A segunda está localizada na sua traseira, em destaque na imagem acima, criando uma distribuição mais uniforme do calor.

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Pormenor da resistência presente no interior do aquecedor Xiaomi.

O interior do aquecedor é extremamente simples. Espreitando para o seu interior através das grelhas vemos os elementos de aquecimento. São construídos em folha de alumínio e no interior "circula" a eletricidade que, submetida a grande resistência, gera o calor que dele emanará.

É um conceito extremamente simples - observável de igual modo na humilde torradeira - mas funcional.

Cada elemento radiará calor e promoverá a circulação do ar. O ar frio entrará por baixo, aquecerá e ascenderá, espalhando-se em seguida através das grelhas do Mi Smart Space Heater S.

O Mi Smart Space Heater S é um aquecedor silencioso

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Elementos de aquecimento no Mi Smart Space Heater S.

É um simples princípio de física, com o ar quente a subir e a promover a circulação de forma completamente silenciosa.

Todo o corpo do Mi Smart Space Heater S é metálico, portanto, todo ele radiará o calor gerado pela resistência elétrica que o atravessa e que ocupa a porção inferior do seu interior.

Tem uma grande área de contacto - entre o ar e os elementos da resistência - traduzindo-se numa conversão de calor mais eficiente.

Controla-o através da app Mi Home da Xiaomi

Mi Home app

App Mi Home - para Android na Play Store
App Mi Home - para iOS na App Store

Este é o "fator X". O ponto mais atrativo do aquecedor Xiaomi é a possibilidade de o controlar através do smartphone com a aplicação Mi Home, grátis para Android e iOS.

Ao montar o aquecedor devemos instalar a aplicação no smartphone ou tablet e seguir as instruções apresentadas para conectar o aspirador à rede Wi-Fi da casa. Este procedimento pode demorar alguns minutos, mas, findo o mesmo, valerá a pena.

É tão mais simples ligar, ou desligar, este gadget com um toque no ecrã, sendo possível criar um atalho para o ecrã principal do dispositivo móvel. Assim, basta desbloquear o ecrã e tocar no mesmo para ativar ou desativar o Mi Smart Space Heater S.

A comodidade é ampliada pela conetividade Wi-Fi

App Mi Home

A aplicação entrega ao utilizador as seguintes opções:

  • Definir uma temperatura a manter - Termostato
  • Agendar períodos de atividade - Temporizador
  • Ativar/desativar as luzes de indicação
  • Ativar/desativar o som de notificação
  • Ativar/desativar o bloqueio de segurança para crianças
  • Cenários IFTT - automação e rotinas
  • Atualizar o firmware do Mi Smart Space Heater S
  • Compartilhar o controlo do dispositivo
  • Configurações adicionais

App Mi Home

Acima podemos ver alguns dos controlos mais específicos, disponíveis através da app Mi Home. Podemos desativar os sons de notificação para o tornar completamente silencioso, ou até desativar os LEDs de notificação e aviso.

O aquecedor conta ainda com sistema de proteção contra sobreaquecimento. Caso a temperatura interna exceda os níveis de segurança, o Mi Smart Space Heater S desliga-se para evitar danos ao produto e/ou ao utilizador.

Configura os cenários de automação e rotinas IFTTT (se / então)

Xiaomi Mi Smart Space Heater S

É a partir daqui que podemos configurar o aquecedor inteligente da Xiaomi para assumir alguns comportamentos de ativação automática. O utilizador pode criar diferentes condições que desencadeiam comportamentos distintos.

Também neste menu IFTTT (if this than that) pode ser estabelecida a ponta com a Assistente Google. Desse modo, será possível, por exemplo, ativar o Mi Smart Space Heater S da Xiaomi com comandos de voz.

A configuração não é o procedimento mais rápido, ou fácil, mas depois de feita desbloqueia um novo patamar de comodidade.

Conclusão: um bom aquecedor Xiaomi para Smart Home

Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
Pormenor da parte traseira, porção inferior, com detalhes do produto.

O design simples torna-o apto a ser usado em qualquer cómodo. É silencioso e pode ser usado num quarto enquanto dormimos. De igual modo, também o podes usar na casa de banho graças à certificação IPx4.

É rápido a aquecer, apesar de consumir muito - 2200 W, mas de outro modo também não aqueceria tanto. Este é o trade-off de qualquer aquecedor elétrico, independentemente do tipo, seja convetor (como o caso), ou termoventilador.

As funções inteligentes são o que o destaca e o torna num bom aquecedor para um lar inteligente. Para quem quer controlar tudo através do smartphone, ou da Assistente Google, o Mi Smart Space Heater S adquire maior relevância.

É bem construído, competente no aquecimento, e aparenta ser bastante durável, algo que só o tempo o dirá. De qualquer modo, a ligação Wi-Fi torna-o num gadget inteligente e amplia as suas capacidades.

O preço (p.v.p.) recomendado de 99,99 € na Mi Store Portugal não é propriamente baixo, mas denota as capacidades inteligentes do aquecedor. Periodicamente também o encontramos com bons descontos em Portugal.

Não é apenas "mais um aquecedor", mas sim um produto integrado no ecossistema Xiaomi, com bastante valor acrescentado.

Para quem procura um aquecedor fácil de instalar, com boa relação preço / qualidade e capacidades inteligentes, a 4gnews recomenda o Mi Smart Space Heater S. O produto foi testado e aprovado.

A 4gnews agradece à Xiaomi Portugal a cedência do produto para teste.

Descobre mais produtos inteligentes da Xiaomi:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.