Mi Robot Vacuum-Mop: Análise ao aspirador robot da Xiaomi!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

O robot aspirador Mi Robot Vacuum-Mop custa 250 € na Amazon e além de aspirar também pode passar o chão a pano. É um dos melhores aspiradores Xiaomi, com funções inteligentes e grande eficiência na limpeza em vários tipos de chão.

Em seguida damos a conhecer as funções, acessórios, modos e eficácia de limpeza, navegação e capacidades da aplicação de companhia Mi Home. Apuramos ainda a necessidade de manutenção e relação preço / qualidade do aspirador automático.

Pontos fortes do Mi Robot Vacuum-Mop

  • Lava e aspira com forte poder de sucção
  • Boa autonomia, apto a limpar grandes áreas
  • Regressa automaticamente à base
  • Retoma de limpeza, agendamentos, áreas e linhas de restrição
  • Intensidades reguláveis de aspiração e de água
  • Grande depósito de pó/resíduos, fácil de limpar
  • Bom leque de sensores com mapeamento em tempo real
Aspirador robot Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop 2

Poder de sucção: 2500 Pa
Autonomia: 120 minutos no modo padrão
Capacidade: 600 ml (principal) 200 ml água
Subida de obstáculos: até 20 mm
Ligação Wi-Fi
Controlo pela app Mi Home

Pontos fracos do Mi Robot Vacuum-Mop

  • Dificuldades em reconhecer pequenos objetos antes de contra eles chocar
  • Aplicação de companhia com alguns erros na tradução e na apresentação de notificações

Os vários nomes do robot aspirador Xiaomi

Xiaomi
A parte inferior do Mi Robot Vacuum-Mop da Xiaomi revela o seu nome.

Este aspirador robot 2-em-1 é capaz de aspirar e passar o chão a pano. Internacionalmente conhecido como MiJia 1C, em Portugal é apelidado de Mi Robot Vacuum Cleaner Mop, mas na caixa do produto a nomenclatura é Mi Robot Vacuum-Mop.

Em caso de dúvida, utiliza a referência do produto - STY1J01ZHM.

Design minimalista, aparência discreta e funcional

Xiaomi
O Mi Robot Vacuum-Mop é baixo e isso facilita a sua deslocação.

O aspirador automático da Xiaomi é totalmente construído em plástico (exterior). Está disponível em branco e tem um perfil discreto - altura de 8,1 cm - ótimo para limpar debaixo de móveis e com arestas arredondadas para minimizar a fricção.

Trata-se de um aspirador compacto, sem torre no topo o que facilita a sua navegação por baixo da mobília. A aparência segue a função, sendo discreto, minimalista, mas funcional e com um batente frontal que absorve os choques.

O visor frontal e a câmara no topo

Xiaomi
Pormenor da câmara superior e botões On/Off e Regresso à base

O design é marcado pelo visor frontal onde estão presentes os sensores visuais que trabalham em conjunto com a câmara e o giroscópio. Isto permite-lhe fazer um mapeamento e acompanhamento do aspirador em tempo real na app de companhia.

Este aspirador inteligente usa 15 sensores distintos (algoritmo VSLAM) e um processador Cortex A7 com 4 núcleos para gerir a informação e otimizar a rota de limpeza para maior eficiência.

O Mi Robot Vacuum-Mop inclui os seguintes itens na caixa:

  • Recipiente de pó (aspiração) com 600 ml de capacidade
  • Suporte da Esfregona / tanque de 200 ml para água
  • Esfregona (1 unidade)
  • Escova lateral - 1 unidade
  • Base de carga
  • Adaptador de alimentação
  • Manual do utilizador
  • Escova principal (1 unidade)
  • Filtro HEPA (lavável)
  • Escova de limpeza (com lâmina para cortar nós)

A navegação do Mi Robot Vacuum-Mop é híbrida

Mi Robot
O robot aspirador tem um para-choques frontal reforçado.

Apesar de não ter um sistema LiDAR, o robot aspirador barato consegue otimizar a rota de limpeza e, quando confrontado com obstáculos, é rápido a reagir. O sistema VSLAM tira bom proveito dos recursos do aspirador, sendo já inteligente.

Na prática, isto traduz-se num robot aspirador cuja navegação não é propriamente aleatória, como em modelos mais baratos, mas também não é tão eficiente como o mapeamento utilizada nos aspiradores com sistema LiDAR, melhor estruturada.

Vale frisar que o aspirador inteligente é capaz de ultrapassar barreiras até 2 centímetros, não se confundindo com tapetes pretos, ou brancos. No entanto, sem luz (à noite), a navegação é mais errática e resulta em mais choques.

O robot aspirador da Xiaomi é poderoso!

Sensores
O aspirador inteligente tem vários sensores espalhados pela estrutura.

O poder de sucção é de 2500 Pa, o que o torna num dos aspiradores mais poderosos no mercado. Isto resulta na limpeza de todo o tipo de detritos com alta eficiência e, por vezes, logo na primeira passagem graças também às escovas utilizadas.

A escova lateral empurra o lixo diretamente para a escova central, captando até as mais finas partículas de pó. Isto torna-o num bom aspirador para quem tem animais de estimação e/ou alergias, com o filtro HEPA a manter o ar limpo.

Sobretudo em chão de cerâmica, ou madeira lisa, o aspirador faz uma boa selagem entre a superfície e a escova principal graças a um lábio de borracha e à proximidade do módulo de aspiração. O resultado é um quase vácuo para limpeza a fundo.

A aspiração e limpeza é boa e consistente

Xiaomi
O depósito principal é grande, de fácil acesso e simples manutenção.

Este aspirador robot tem 4 intensidades de sucção (modos de limpeza) - Silencioso, Padrão, Intenso e Turbo. Nas primeiras sessões recomendamos o modo Intenso e o Turbo para carpetes e tapetes. A partir daí, o modo Padrão é suficiente.

A recolha de lixo foi surpreendente, desde os detritos grandes como o pó mais fino e vários tipos de fibras e pelo. O forte poder de sucção é um dos pontos mais fortes deste aspirador Xiaomi e a boa filtragem do ar é igualmente salutar.

A passagem do chão a pano / função esfregona, serve para limpar o pó que possa ter escapado. Além disso, é capaz de remover algumas manchas de líquidos, ou sujidades mais leves, mas não substituir uma lavagem convencional do chão.

Em caso de necessidade podemos usar a função "Controlo remoto" para guiar o aspirador até um ponto que precise de voltar a ser limpo. Esta opção pode ser encontrada na app Mi Home - Configurações - Controle remoto.

A esfregona do Mi Robot Vacuum-Mop pode ser útil

Xiaomi
A esfregona é lavável e fácil de instalar no tanque de água.

Podemos acoplar o depósito/tanque de 200 ml de água (de preferência destilada) ao aspirador, colocar a esfregona incluída que fica segura ao depósito pelo velcro e por um lábio superior para em seguida, dar início à passagem do chão a pano.

O destaque vai para o controlo eletrónico do gotejamento de água. Isto é, o depósito tem uma bomba elétrica que injeta água no pano em três pontos e cuja intensidade podemos controlar pela app em 3 níveis - Baixa, Média e Alta.

Xiaomi
O tanque de água leva 200 ml e tem 3 bicos de gotejamento.

A opção de ajuste da quantidade de água que chega à esfregona e, por sua vez, ao chão, é ótima para adequar a limpeza a diferentes superfícies. Antes de passar o chão a pano deves humedecer a mopa para melhores resultados.

Se viveres numa zona com "água dura", usa água destilada neste depósito para não entupir (a longo prazo), os três bicos e a bomba de água, sob pena de inutilizar o sistema.

Os níveis de ruído do Mi Robot Vacuum-Mop são toleráveis

Xiaomi
Pormenor das rodas, altas e com eixo ajustável para ultrapassar obstáculos.

Ao utilizar o modo "Turbo", temos um aspirador ruidoso, tal como seria de esperar. Note-se que o grande poder de sucção provoca, necessariamente, mais ruído. No entanto, podemos usar o modo "Silencioso", especialmente em agendamentos noturnos.

No geral, os níveis de ruído estão dentro da média, variando conforme o modo / intensidade de limpeza, bem como o tipo de chão / superfície em que estão a trabalhar.

As caraterísticas do aspirador Xiaomi:

  • Poder de sucção de 2500 Pa (Pascal)
  • Bateria - 2600 mAh - demora perto de 4 horas a carregar totalmente
  • Autonomia - 120 minutos na configuração padrão
  • Altura - 9,4 centímetros
  • 600 ml (depósito principal)
  • 200 ml água - esfregona
  • Bateria: 2600 mAh - limpa até 250 m² com uma carga
  • Poder de sucção: 2500 Pa (Pascal)
  • Subida de obstáculos: até 20 mm
  • Ligação Wi-Fi
  • Controlo pela app Mi Home

A base de carregamento é pequena e discreta

Xiaomi
A base de carga tem pés em borracha para evitar deslizamento.

O Mi Robot Vacuum-Mop tem uma base relativamente compacta, com pés de borracha para evitar derrapagens, mas sem um mecanismo de gestão de cabos. É um pouco mais alta que o robot aspirador e ajuda-o a encontrar o "caminho para casa".

Recomendamos que coloques a base num local com algum espaço livre de cada lado. Em seguida, instala a escova lateral, principal, coloca um depósito de resíduos no aspirador, liga-o e coloca-o na base a carregar.

Controlo total no smartphone com a app Mi Home

robot
A aplicação Mi Home está disponível para Android e iOS gratuitamente.

A aplicação Mi Home, da Xiaomi, é gratuita e está disponível para Android e iOS. A sua instalação é obrigatória para a configuração inicial e operação normal do aspirador, aumentando exponencialmente as suas funcionalidades inteligentes.

Podes acompanhar, em tempo real, o percurso do aspirador robot, vendo o mapa a ser criado. Podes instalar atualizações de firmware, configurar o idioma dos comandos de voz, mas para já sem o idioma português.

É possível ajustar a intensidade da sucção, bem como a quantidade de água dispensada na esfregona. Podemos dar início à limpeza, pausar / retomar a mesma, ou mandar o aspirador de volta para a base, bem como o acesso a várias métricas.

Podes definir paredes virtuais e áreas restritas

Xiaomi
Define áreas restritas ou paredes virtuais para gerir melhor a limpeza.

É uma das funções mais úteis em qualquer aspirador robot, estando disponível na página principal em "Gerenciamento do mapa" - "Parede virtual/Área restrita. Aí também podemos redefinir o mapa a qualquer momento.

Isto permite-nos "dizer" ao robot Xiaomi para não limpar uma certa área, ou não ultrapassar uma linha por nós traçada no mapa virtual na app de companhia. Isto é ótimo delimitar o raio de ação e trabalho do aspirador robot.

Igualmente útil é o agendamento de limpezas. Podes programar sessões de limpeza no horário mais conveniente, com repetições disponíveis, bem como o controlo do modo de limpeza (intensidade da sucção).

O aspirador inteligente liga-se ao teu WiFi

Wifi
O aspirador inteligente liga-se à tua rede de casa para comunicar com a app.

A rede sem-fios é utilizada para o aspirador se ligar ao teu telemóvel, transmitindo a sua posição em tempo real, métricas e receber ordens imediatas. A configuração inicial do mesmo é simples e, em poucos minutos, está pronto a trabalhar.

Isto permite-lhe receber atualizações de firmware que, gradualmente, estão a trazer novas funções ao robot de limpeza. No entanto, a Xiaomi tem que cuidar melhor das traduções da aplicação, com alguns erros esporádicos, mas não comprometedores.

Vale ainda referir que o robot de limpeza envia notificações para a app Mi Home, sendo estas apresentadas em inglês, mesmo que a app esteja configurada para português (predefinição). Isto é independente dos comandos de voz do aspirador Xiaomi.

A partir das configurações podemos criar "Cenas inteligentes". São cenários ITTT com outros gadgets e sensores do ecossistema Xiaomi, além das assistentes virtuais como a Assistente Google, ou Alexa da Amazon.

A autonomia varia consoante o modo de limpeza

Xiaomi
O depósito de 600 ml tem (sempre) que estar instalado para o robot funcionar.

O Mi Robot Vacuum-Mop está equipado com uma bateria de 2600 mAh que demora entre 3 a 4 horas a carregar totalmente. No entanto, com esta grande bateria o aspirador inteligente pode limpar grandes áreas, até 250 m2.

Note-se que a autonomia varia consoante a intensidade da aspiração. Assim, no modo silencioso tens a maior autonomia, com o menor poder de sucção, ao passo que no modo Turbo a autonomia diminui consideravelemente para 40-45 minutos.

De qualquer modo, assim que a bateria chega aos 15%, o aspirador robot regressa automaticamente à base. Depois, assim que carrega 80% da bateria, volta à limpeza, retomando a sessão onde a deixou. Aqui não tens que te preocupar.

Veredito, o Mi Robot Vacuum-Mop é um dos melhores aspiradores robot!

Xiaomi
Há um bom equilíbrio entre funções, poder de limpeza e preço neste aspirador.

O preço ronda os 249 € em Portugal é crucial. Ainda que existam soluções mais inteligentes, com melhor navegação e limpeza mais eficaz, o Mi Robot Vacuum-Mop tem uma incrível relação preço / qualidade. É competente e vai facilitar o teu quotidiano.

Gostaríamos de ter visto algum material de reposição na caixa do aspirador, bem como o reconhecimento automático de pontos de sujidade, ou pelo menos de tapetes / carpetes. No entanto, tudo o que é importante ter num bom aspirador robot está presente!

Destaca-se o grande poder de sucção e a mopa/esfregona é uma boa adição, podendo ser útil. A aplicação de companhia, com a interface intuitiva e em português, merece um forte aplauso, aumentando imenso a utilidade e controlo do aspirador.

Aspirador robot Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop 2

Poder de sucção: 2500 Pa
Autonomia: 120 minutos no modo padrão
Capacidade: 600 ml (principal) 200 ml água
Subida de obstáculos: até 20 mm
Ligação Wi-Fi
Controlo pela app Mi Home

Por fim, a manutenção é simples - devendo ser feita de forma periódica - com uma ótima escova central, mas com uma delicada escova lateral. Já os materiais de construção, são aceitáveis, mas notamos que são uma opção económica.

Se quiseres, vê mais registos fotográficos do produto, em alta resolução no Google Fotos.

Autonomia 8
Navegação / Mapeamento 7
Utilização / Manutenção 8
Eficácia da limpeza 8,5
Acessórios / Conetividade 7,5
Aplicação de companhia 8
Qualidade de construção 7
Relação preço / qualidade 8,5
Global 7,8
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.