Mi Robot-Vacuum Mop Pro Review: o aspirador Xiaomi que vale a pena!

Rui Bacelar

O Mi Robot Vacuum Cleaner Pro da Xiaomi está à venda em Portugal, na loja oficial Mi Store, por 349 € e vale o investimento! A 4gnews testou o melhor aspirador da Xiaomi, sendo esta a análise escrita ao produto.

Em seguida exploramos as funcionalidades do aspirador automático da Xiaomi, os acessórios incluídos, modos de limpeza, eficácia, capacidade de navegação, aplicação de controlo, autonomia, facilidade de manutenção e relação preço / qualidade.

Pontos fortes do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro

  • Grande autonomia, pode limpar grandes áreas com uma carga - entre 180 a 250 m²
  • Retoma automaticamente a limpeza caso tenha de voltar à base para carregar
  • Limpeza eficaz, personalizável e eficiente de várias superfícies e tipos de chão
  • Aplicação de companhia com muitas opções e opções de limpeza
  • Aspirar e/ou passa o chão a pano (esfregona/mopa)
  • Filtros HEPA laváveis, e mopa incluída
  • Navegação inteligente evita "pancadas" do aspirador que raramente fica preso
  • Rodas largas e fortes, capazes de subir obstáculos até 2 centímetros
  • Preço muito competitivo em 2020

Pontos fracos do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro

  • Dificuldades em reconhecer objetos baixos antes de contra eles chocar
  • Aplicação de companhia com alguns erros na tradução e na apresentação de notificações

O nome do aspirador Xiaomi varia entre Mi Robot-Vacuum Mop P e Mi Robot Vacuum Cleaner Pro, ambos com a mesma referência de produto/modelo: STYJ02YM

Instalar e usar os controlos físicos do aspirador Xiaomi

Mi Robot Vacuum Cleaner Pro com acessórios
Os dois botões físicos do aspirador Xiaomi servem vários propósitos.

Liga a base de carga à corrente elétrica, colocando-a num local com algum espaço livre de cada lado. Em seguida, instala a escova lateral, a principal, coloca um depósito de resíduos no aspirador, liga-o e coloca-o na base a carregar.

Entretanto, instala a aplicação Mi Home no telemóvel - Android ou iOS - a partir daí podes dar início à 1.ª sessão de limpeza. Alternativamente, pressiona o botão On/Off para começar a 1.ª ronda completa, essencial ao mapeamento da área.

O aspirador tem dois botões com retro-iluminação para indicar vários estados de operação. É a única interface física presente na superfície do aspirador robot, com revestimento em silicone para maior durabilidade.

Temos um botão com forma genérica de casa - botão Acoplar - ao pressionar o mesmo, o robot é enviado de volta à base de carga. O outro botão tem a forma do símbolo On/Off - ao pressionar o mesmo dará início, ou pausará, a limpeza. Ao pressionar durante 3 segundos vai ligar / desligar o robot aspirador da Xiaomi.

Ambos os botões podem assumir diferentes iluminações (branco / amarelo / vermelho) e padrões (constante, intermitente rápido, ou lento), tendo cada uma, um significado distinto e iluminando-se sempre ambos.

A base de carga é compacta e discreta

aspirador robot na base de carga em preto e chão de madeira
A base de carregamento tem pés em borracha para evitar deslizamento.

A base de carga é compacta, com um LED branco a indicar a operação, tendo pés de borracha para não derrapar. Tem dois encaixes metálicos, com amortecimento, onde o robot aspirador encostará para carregar a bateria ao voltar à base.

Aconselhamos a que instales a base num local nivelado, com algum espaço livre de cada lado, onde também possas ligar o adaptador à tomada. No entanto, não temos um sistema de gestão de cabos para esconder o cabo sobrante.

O design é cuidado, elegante e funcional

Mi Robot Vacuum Cleaner Pro com base de carregamento
O robot aspirador da Xiaomi tem um acabamento em plástico brilhante.

O design do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro da Xiaomi é marcado pela cúpula que alberga o sistema Lidar, com realce em laranja, além dos acabamentos em plástico brilhante. Note-se ainda que este aspirador Xiaomi também está disponível em branco.

O para-choques frontal absorve possíveis choques, com um rebordo inferior em silicone. Tem 12 tipos de sensores multi-direcionais, sensíveis a vários obstáculos que lhe permitem navegar habilmente em ambientes complexos.

A cúpula do robot Xiaomi acrescenta alguns milímetros à sua altura (9,4 cm), mantendo ainda assim um perfil baixo que facilita a circulação e limpeza debaixo de alguns móveis. O acesso aos componentes essenciais é fácil e prático.

Os materiais de construção do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro inspiram confiança, em plástico ABS (mais durável), com detalhes em metal nas zonas de maior desgaste.

A app Mi Home é crucial para controlar o aspirador Xiaomi

app Mi Home em telemóvel preto e mesa branca
A aplicação Mi Home está disponível para Android e iOS gratuitamente.

A aplicação Mi Home, desenvolvida pela Xiaomi, é o centro de controlo do aspirador robot. A sua instalação é obrigatória para configurar e usar o Mi Robot Vacuum Cleaner Pro, bem como outros produtos do ecossistema Xiaomi.

Para escolher o modo de limpeza (lavar, aspirar, ou ambos), a intensidade da mesma (sucção e/ou água), além de definir agendamentos, idioma dos comandos de voz, instalar atualizações de firmware, ou consultar o mapa preciso.

Aciona o aspirador, pausa a limpeza, retoma a mesma, ou manda-o para casa. Acede à opção de "Controlo Remoto", ou ao suporte para vários andares, além de poderes personalizar o mapa, renomear e formatar os cómodos a teu bel-prazer.

Podemos criar paredes virtuais e áreas restritas ao aspirador

traseira do aspirador robot
As áreas restritas e paredes virtuais permitem-nos gerir melhor a limpeza.

A app dá-nos a possibilidade de criar paredes virtuais, ou áreas restritas onde o aspirador não irá limpar. Acede a "Gerenciamento do mapa" - "Parede virtual/Área restrita, onde também podemos redefinir e renomear o mapa a qualquer momento.

Aí podemos também localizar o aspirador robot com comandos de voz, ou criar ciclos de limpeza. Note-se que os agendamentos são totalmente personalizáveis em data, hora, repetições e tipo/ modo e intensidade de limpeza.

A criação de cenários IFTT está aqui presente, bem como a possibilidade de ordenar o percurso do aspirador. A título de exemplo, podes dizer-lhe para aspirar primeiro a sala, depois a cozinha e, por fim, o quarto.

O aspirador inteligente liga-te à rede WiFi

telemóvel com aplicação Mi Home
O aspirador inteligente liga-se à rede de casa para comunicar com a app.

Durante a configuração inicial o aspirador liga-se à rede sem-fios da casa para poder transmitir a sua posição em tempo real e receber comandos através da app. O processo de configuração é simples, estando completo em poucos minutos.

Esta ligação permite-lhe receber atualizações de firmware que trarão novas funções ao robot aspirador. Ainda assim, a Xiaomi tem que melhorar algumas traduções, envio de notificações para o telemóvel a cada evento e alguns detalhes nos menus.

Durante o período de teste encontramos um bug nas distribuições iniciais de firmware, entretanto corrigido. Além disso, a instalação do depósito híbrigo (água e pó), nem sempre era reconhecido pelo aspirador, bem como a ativação do modo de lavagem.

A autonomia do aspirador é um "não problema"

interior do aspirador robot em preto
Pormenor do interior do aspirador com os orifícios para a água e grelha de ar.

Equipado com uma bateria de 3200 mAh de capacidade, a autonomia é um "não problema neste robot aspirador da Xiaomi. Pode ser suficiente para aspirar entre 180 a 250 m2, consoante a intensidade da sucção e complexidade do espaço.

Assim que a bateria está com 15% ou menos de carga, o aspirador Xiaomi volta à base para recarregar. Logo que tenha, pelo menos, 80% de carga, a limpeza é retomada no ponto em que foi deixada, não representando a autonomia uma preocupação.

A autonomia média é de 120 minutos de operação, demorando perto de 5 horas a carregar totalmente a bateria.

O aspirador robot Xiaomi é potente e eficaz!

Parte inferior do aspirador robot Xiaomi em preto
Há vários sensores espalhados pela estrutura do aspirador inteligente da Xiaomi.

O poder de sucção é de 2100 Pa, sendo um dos aspiradores robot mais poderosos no mercado. Na prática, a limpeza em todo o tipo de superfícies é altamente eficiente, recolhendo grande parte dos detritos na primeira passagem, além de muito pó fino.

A escova lateral envia os detritos maiores para a escova central, com cerdas densas e lamelas em silicone que captam poeiras finas e partículas de pó. É um bom aspirador robot para quem tem animais de estimação, com o filtro HEPA a manter o ar limpo.

Destacamos a boa limpeza em chão de madeira, bem como em chão de cerâmica com ranhuras finas. O aspirador faz uma selagem com a superfície, graças também ao "lábio" de silicone, criando um quase vácuo a que quase nada escapa.

O aspirador robot garante uma limpeza a fundo

Depósito poeiras do robot aspirador Xiaomi e escovas
O aspirador STYJ02YM tem filtros HEPA nos depósitos de resíduos.

A limpeza pode ser personalizada em intensidade, com 4 intensidades de sucção (Silencioso, Padrão, Intenso e Turbo), e em modo (3 combinações), entre aspiração, aspiração + lavagem, ou lavagem. Este controlo é feito através da aplicação de companhia.

Mi Robot Vacuum Cleaner Pro da Xiaomi é particularmente bom a aspirar pelos dos animais de estimação e o pó fino que se acumula nos tapetes e carpetes. Nas primeiras sessões recomendamos o modo Turbo, daí em diante, basta o modo Padrão.

Os cantos também ficam mais limpos, com uma boa prestação da escova lateral e a possibilidade de reforçar esta limpeza nas definições da aplicação. Além disso, os filtros HEPA, laváveis, mantêm o ar limpo e isento de poeiras e alergénios.

Caso seja necessário é possível usar a função "Controlo Remoto" a partir da aplicação para guiar o aspirador até pontos que precisem de mais limpeza, ainda que a navegação e padrão de limpeza em "S" seja muito eficiente.

A esfregona do robot aspirador Xiaomi é útil

Aspirador robot Xiaomi em mesa branca
A esfregona é fácil de instalar no aspirador Xiaomi e faz um bom trabalho.

Equipado com duas esfregonas, convencional (na imagem) e seco/ molhado, o aspirador pode passar o chão a pano, fazendo-o com bastante eficiência. A navegação segue um padrão em "Y", simulando a passagem dupla de uma esfregona tradicional.

Para lavar o chão temos que trocar o depósito, colocando o híbrido com 200 ml de água, e capacidade de até 300 ml para pó e detritos. Em seguida escolhemos a mopa pretendida que adere à estrutura própria com velcro, de muito fácil instalação.

Telemóvel com a aplicação Mi Home aberta em mesa branca
Ao esfregar o chão o padrão de navegação é em "Y".

Em seguida definimos o modo de limpeza na aplicação, bem como a intensidade da injeção de água. O gotejamento da água na mopa é controlado eletronicamente, com 3 intensidades à disposição e sem fugas de água imprevistas na lavagem.

Antes de esfregar o chão podes humedecer o pano, ou colocar algumas gotas de detergente para auxiliar a limpeza, ou perfumar o local. Não coloques detergentes no depósito de água, sob pena de vir a danificar o sistema de injeção.

O ruído do aspirador é tolerável

escova central do aspirador robot da Xiaomi em preto
Pormenor da escova central e rodas do Mi Robot Vacuum-Mop P

O modo "Turbo" é mais ruidoso, tal como seria de esperar, apesar da sucção ser mais poderosa e indicada para limpar tapetes e alcatifas. Por sua vez, o modo "Silencioso" resolve este problema, sobretudo em junção com o modo noturno, na app.

Os níveis de ruído (55 db) estão dentro da média, variando consoante o modo escolhido, tipo de limpeza e superfície em que estiver a trabalhar. Mais potência equivale a mais ruído, uma realidade inevitável.

O Mi Robot Vacuum Cleaner Pro inclui os seguintes itens na caixa:

  • Recipiente de pó (para aspiração) com 550 ml de capacidade
  • Recipiente de pó 2-em-1 com Reservatório de Água (para aspiração e esfregona) (300 ml + 200 ml)
  • Suporte da Esfregona
  • Esfregona convencional (1 unidade)
  • Esfregona húmida/seca (1 unidade)
  • Escova lateral (de cantos) - 2 unidades
  • Base de carga
  • Adaptador de alimentação
  • Manual do utilizador
  • Escova principal (1 unidade)
  • Protetor da escova principal
  • Escova de limpeza (com lâmina para cortar nós)

A navegação do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro é inteligente

Telemóvel pousado em mesa branca com aspirador no fundo
A aplicação Mi Home está disponível para Android e iOS

O sistema LiDAR do aspirador Xiaomi tem alcance de 8 metros, sendo rápido e preciso a fazer o mapeamento das áreas que percorre, criando uma planta exata da habitação. Este é o maior destaque do robot aspirador Xiaomi e faz a diferença!

O laser rotativo, na cúpula laranja, permite-lhe navegar por ambientes complexos sem chocar com paredes, ou móveis. O aspirador robot Xiaomi abranda ao aproximar-se dos obstáculos e o mapeamento preciso ajuda-o a ser mais eficiente na limpeza.

Pode escalar até 2 centímetros, não se confunde com tapetes pretos, ou brancos, não ficando preso em cabos, ou carpetes. Todavia, à noite o aspirador choca mais frequentemente com

As caraterísticas do aspirador Xiaomi:

  • Poder de sucção de 2100 Pa (Pascal)
  • Bateria - 3200 mAh - demora perto de 5 horas a carregar totalmente
  • Autonomia - 120 minutos na configuração padrão
  • Altura - 9,4 centímetros, 3,6 kg de peso
  • 550 ml (depósito normal)
  • 300 ml híbrido (água e pó) (200 ml água)
  • 500 ml água - vendido separadamente

7 recomendações ao usar o robot aspirador da Xiaomi

Acessórios do robot aspirador em mesa branca
Os vários acessórios que acompanham o robot Xiaomi.
  1. Não colocar a base de carregamento num local exposto diretamente à luz solar.
  2. Coloca a base em local que tenha algum espaço livre (0,5 metros) de cada lado.
  3. Se o robot aspirador ficar sem bateria e não ligar, coloca-o diretamente na base de carga.
  4. Remover o reservatório de água e esfregona / mopa no final da limpeza.
  5. Limpar regularmente os recipientes de pó, escova principal e esfregona.
  6. Arruma cabos espalhados pelo chão, ou aplica as paredes virtuais / áreas restritas
  7. Humedece a esfregona antes das sessões de limpeza, até com um pouco de detergente (só na mopa).

Conclusão, o aspirador robot inteligente ao melhor preço!

aspirador robot Xiaomi flutuante em fundo colorido
O Mi Robot Vacuum Cleaner Pro da Xiaomi tem a referência STYJ02YM

O Mi Robot Vacuum Cleaner Pro da Xiaomi tem um sistema de navegação muito eficaz que lhe permite limpar mais e melhor, em menos tempo. Isto deve-se ao leque de sensores, bem como ao ágil processador e ao algoritmo de navegação otimizado.

É gracioso no contorno e desvio de obstáculos e não danifica a mobília. Tem uma grande autonomia, sendo indicado para limpar grandes áreas numa sessão, além de ser fácil de cuidar (algo a não descurar), primando também pela durabilidade.

A aplicação Mi Home deixa-te definir paredes virtuais / áreas restritas a que o robot não acede, além de mapear rápida e eficazmente a área onde está a trabalhar. Aí podemos personalizar os mapas, inclusive a ordem de cómodos a limpar.

O poder de sucção é ótimo, tal como a flexibilidade dos vários modos de limpeza. Pequenas elevações e tapetes, escuros ou claros, não são problema e, se quiseres, manda-o repetir a limpeza numa área, ponto, ou canto.

Para ser "perfeito" falta-lhe o reconhecimento automático de carpetes ou tapetes, o aviso de depósito cheio, ou a deteção automática de pontos com muita sujidade, mas o utilizador pode ajustar a intensidade do motor durante a limpeza.

Em síntese, por aproximadamente 350 € não encontrarás no mercado, em 2020, uma solução tão eficaz, inteligente, ou com melhor relação preço / qualidade. O Mi Robot Vacuum Cleaner Pro é um investimento que vale a pena!

Se quiseres, vê mais registos fotográficos do produto, em alta resolução no Google Fotos.

Autonomia 9
Navegação / Mapeamento 9
Utilização / Manutenção 8,5
Eficácia da limpeza 9
Acessórios / Conetividade 8
Aplicação de companhia 8
Qualidade de construção 8,5
Relação preço / qualidade 9,5
Global 8,7

Por fim, caso estejas à procura do aspirador Xiaomi mais barato, vê a análise ao Mi Robot Vacuum-Mop, um robot aspirador igualmente poderoso na aspiração.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.