O vasto portefólio de smartphones Xiaomi pode ser dividido atualmente em três gamas ou setores. Em primeiro lugar temos os modelos Mi da própria Xiaomi de gama alta, seguidos pelos Xiaomi Redmi e Xiaomi POCO com telemóveis de gama média e gama de entrada.
Entre si, partilham uma mesma interface de utilizador, a MIUI, atualmente na sua 13.ª versão e que, dentro de alguns meses, deverá entregar aos utilizadores o Android 13 da Google, a próxima versão do sistema operativo ainda em desenvolvimento.
Em seguida temos uma lista provisória dos modelos de smartphones Xiaomi Redmi e Xiaomi POCO que devem ter direito ao Android 13, não sendo uma listagem oficial.
O Android 13 deve chegar a estes smartphones Xiaomi Redmi
- Redmi 10 / Prime / 2022 / Prime 2022
- Redmi 10 5G / Prime+ 5G
- Redmi 10C / Redmi 10 (India)
- Redmi Note 10 / 10S/Pro / Pro Max / Pro 5G
- Redmi Note 10T/10 5G
- Redmi Note 11 / NFC / 11S / Pro 4G / Pro 5G / Pro+ 5G
- Redmi Note 11 Pro / Pro+ / 11E Pro
- Redmi Note 11T / 11 5G/4G
- Redmi K40 / Pro / Pro+ / Gaming/K40S
- Redmi K50 / Pro / Gaming
A listagem em causa foi avançada pela publicação Xiaomiu e não reveste cariz oficial. Dito isto, é provável que os modelos aqui listados venham efetivamente a ser atualizados tendo em consideração os esforços da fabricante nesse sentidos.
Temos visto, efetivamente, uma preocupação crescente por parte da Xiaomi em manter os seus dispositivos móveis atualizados, sempre com a mais recente versão da MIUI e, na maioria das vezes, também com a mais recente versão do SO.
Estes são os smartphones Xiaomi POCO com direito ao Android 13
- POCO F3 / GT
- POCO X3 GT / X3 Pro
- POCO F4 / Pro/GT
- POCO M3 Pro 5G / M4 Pro 5G / M4 Pro 4G
- POCO M4 5G
A lista contempla também alguns dos mais recentes modelos de smartphones Xiaomi POCO, os telemóveis de gama média e gama média / alta desta sub-marca do ecossistema Xiaomi. Mais uma vez, importa frisar que esta não é uma listagem oficial.
Dito isto, é provável que mais modelos venham a receber pelo menos a MIUI 13.5, e possivelmente também a próxima versão do sistema operativo Android. Note-se ainda que a Xiaomi é uma das fabricantes com melhor histórico de atualização dos seus dispositivos móveis durante vários anos.
Numa outra tónica, relativamente às novidades do Android 13 temos poucas informações. Sabemos, contudo, que o sistema terá um novo modo de aceleramento dos jogos, mais concretamente da abertura das aplicações e redução dos tempos de loading.
Além disso, temos também novidades no âmbito das comunicações, bem como uma calibração e personalização mais precisa do feedback vibratório, a resposta vibratória do telefone em diversos cenários.
Por fim, a Google tem ainda um longo caminho até que o atual Android 12 se torne a versão maioritária. De acordo com a recente publicação, o Android 12 está atualmente atrás da versão Oreo, ou seja, é a quinta versão mais usada no mundo.
Editores 4gnews recomendam: