Android 12 longe de ser a versão mais utilizada do sistema operativo da Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Como todos sabem, a Google deixou de revelar publicamente os números de adoção das várias versões do Android. Contudo, a entidade Uptodown divulgou recentemente um estudo onde revela quais as versões mais utilizadas deste sistema operativo.

Sem surpresa, o Android 12 ainda não conquistou o domínio do mercado de dispositivos móveis. Em rigor, a mais recente versão do software da Google surge apenas na quinta posição desta hierarquia.

Android 12 é apenas a quinta versão mais utilizada no mundo

A Uptodown é uma loja de aplicações para Android alternativa à Play Store. Com 130 milhões de utilizadores ativos, esta entidade achou pertinente divulgar quais são as versões mais populares do software da Google a aceder à sua loja.

Os seus dados revelam uma representação residual do Android 12 no mercado, com apenas 2,6%. Valores que o colocam longe de dominar este estudo embora muitas marcas já tenham iniciado os respetivos processos de atualização para esta versão.

Quem domina a hierarquia é o Android 11 com 29,5% dos acessos registados. Esta foi a versão lançada pela Google em 2020 e, como é hábito, é ainda a versão mais utilizada em todo o mundo.

Em segundo lugar surge o Android 10 ainda com 25,2% de preferência por parte dos utilizadores que acederam à Optodown. Em seguida temos o Android Pie com 11,5% e em quarto lugar o Android Oreo com 11%.

A realidade retratada pelo estudo da Uptodown não é surpresa para os conhecedores do mercado Android. A fragmentação é, desde sempre, um flagelo ao qual a Google tem prestado mais atenção nos últimos anos.

Ainda assim, a empresa americana não controla todo o processo de atualizações do Android, algo apenas ao encargo das fabricantes de smartphones. Estas dão primazia aos modelos mais recentes, muitas vezes esquecendo equipamentos com apenas dois anos de mercado.

Nota ainda para o facto de estarmos a escassas semanas da revelação do Android 13. A nova interação deste sistema operativo será anunciada na Google I/O, já no próximo dia 11 de maio.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nubia Red Magic 7 Pro é oficial: primeiro smartphone gaming com câmara escondida
  • Samsung: novo serviço de reparação torna terminais mais ecológicos
  • WhatsApp quer combater o Discord? Esta novidade surpreende
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.