Android 13 traz novidades úteis há muito tempo desejadas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

À medida que a versão beta pública se aproxima, sucedem-se as revelações sobre o novo sistema operativo da Google Android 13.

Mas agora a segunda versão beta lançada para programadores revela alguma novidades muito aguardadas como monitorização de consumo de energia e notificações personalizadas.

Android 13 permite ajustar vibração das notificações e feedback tátil do ecrã

Em breve a versão beta pública do novo sistema operativo da Google, Android 13, será lançada, mas para já são as versões beta para programadores que vão dando conta de todas as novidades que o sistema operativo traz consigo.

Agora a segunda versão beta para programadores levanta mais um pouco o véu e revela um novo sistema de monitorização do consumo de energia das aplicações, assim como a possibilidade de personalizar as notificações.

Comecemos por esta última funcionalidade. De acordo com as informações agora divulgadas, com o Android 13 é possível definir vibrações mais fortes para qualquer tipo de alarme, seja um lembrete ou o despertador, e vibrações mais suaves se for apenas uma notificação de mensagem recebida.

Mais: ao que tudo indica, o novo sistema operativo vai permitir também que o utilizador faça ajustes no feedback tátil do ecrã com maior precisão.

Android 13: nova funcionalidade alerta para o consumo excessivo da bateria

Agora vamos ao recurso de monitorização de consumo de bateria. Aparentemente, o Android 13 vai ter uma nova funcionalidade que irá alertar o utilizador sempre que uma aplicação consumir demasiada energia num período de 24 horas.

A notificação será mostrada uma vez por dia e implica uma ação por parte do utilizador. Se a mensagem for ignorada, a notificação é novamente exibida no dia seguinte. Mas no caso de o utilizador interromper a ação que está a consumir demasiada energia, o alerta só volta a surgir se outra aplicação tiver o mesmo comportamento.

De resto sabe-se já também que a Google já terminou a interface, os ícones de notificação e as configurações rápidas, sendo que estas últimas estão localizadas no lado direito da barra de tarefas.

Entretanto, recentemente, Sundar Pichai, CEO da Google, confirmou também que o evento Google I/O vai acontecer a 11 e 12 de maio. Muito possivelmente, é exatamente neste evento que a gigante de pesquisas vai revelar o Android 13, assim como o novo smartphone Pixel 6A.

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt