Android 13 chega com novidade inesperada para redes de comunicações móveis

Mónica Marques
Comentar

Foi revelada mais uma funcionalidade do próximo sistema operativo Android 13 e, desta vez, trata-se de um recurso totalmente inesperado.

De acordo com as informações agora divulgadas, o novo Android 13 terá um novo sistema para testar o uso de aplicações em ligações à Internet mais lentas.

Recurso de Android 13 agora descoberto destina-se sobretudo aos programadores

Google Android
Evento Google I/O está marcado para 11 e 12 de maio

Aparentemente, o próximo sistema operativo da Google, Android 13, não traz apenas novidades para os utilizadores. Desta vez, a gigante de pesquisas tem também, pelo menos, uma surpresa reservada para os programadores.

Agora foi descoberta no código do novo sistema operativo um sistema que permite que os programadores testem as suas aplicações em ligações à Internet mais lentas, visto que permite limitar a velocidade da ligação, seja esta em Wi-Fi, 4G ou 5G.

Neste momento, os programadores conseguem já fazer testes em ligações mais lentas através do Android Studio. Mas agora parece que a Google quer integrar uma funcionalidade no novo sistema operativo que elimina a necessidade de utilização desta ferramenta.

Na prática, significa que os programadores podem testar a utilização das aplicações diretamente no novo sistema operativo, reduzindo a velocidade de conexão à rede móvel e assim terem resultados mais próximos do ambiente real.

Esta é uma funcionalidade inesperada que é muito bem-vinda pela parte dos programadores que, a partir de agora, podem adaptar e/ou ajustar as suas aplicações a várias situações diferentes e apresentar um resultado final mais eficaz para todos os utilizadores.

Mais novas funcionalidades do Android 13 direcionadas para os utilizadores

Entretanto, recentemente foram também reveladas outras novas funcionalidades, mas mais direcionadas para os utilizadores. Sabe-se agora que o Android 13 pode incluir um novo sistema de monitorização do consumo de energia das aplicações.

De acordo com as informações divulgadas, este recurso vai alertar o utilizador sempre que uma aplicação consumir demasiada energia num período de 24 horas.O alerta surge uma vez por dia e, no caso de ser ignorado, volta a aparecer no dia seguinte.

Já se o utilizador interromper a ação que está a consumir excessivamente bateria, o alerta é dispensado, voltando a aparecer se uma outra aplicação exceder o consumo de energia.

Ao que tudo indica, com o Android 13 será também possível definir vibrações mais fortes para qualquer tipo de alarme, seja um lembrete ou o despertador, e vibrações mais suaves se for apenas uma notificação de mensagem recebida.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.