Android 13 trará uma excelente novidade para quem joga no smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O nicho gaming no smartphone cresceu exponencialmente nos últimos anos. Desde software otimizado para tal e smartphones concebidos a pensar nesse objetivo, não faltam propostas para quem gosta de jogar nesta plataforma.

A Google será a próxima a dar mais atenção a este nicho de mercado com o lançamento do Android 13. Ao que tudo indica, esta versão do sistema operativo irá melhorar os tempos de carregamento dos jogos.

Android 13 será mais rápido a carregar jogos

Esta novidade foi descoberta pelo conceituado Mishaal Rahman após uma análise exaustiva ao código fonte de umas das versões de teste do Android 13. Aí deparou-se com uma nova API denominada “setGameState”.

Esta nova função permitirá que qualquer jogo comunique diretamente com o hardware do smartphone. Assim poderá despoletar uma série de otimizações, com a mais impactante a ser uma redução dos tempos de carregamento dos jogos.

Em rigor, serão dadas instruções ao processador do smartphone para aumentar o seu desempenho nesse cenário. Algo semelhante ao que algumas fabricantes já oferecem nos seus equipamentos.

Com a abordagem da Google, tal funcionalidade estará implementada ao nível do sistema operativo, portanto, acessível a todos os jogadores. Acabam-se, desta forma, as limitações de marcas e modelos impostas atualmente.

A parte negativa desta novidade parece ser a falta de retroatividade desta opção. Esta será aplicada apenas nos equipamentos lançados para o mercado já com o Android 13.

Isso significa que quem atualizar o Android 12 para a nova versão não poderá usufruir desta funcionalidade. A confirmar-se, será uma grande desilusão para todos os que possuem a mais recente versão do sistema operativo da Google.

Recordo que a Google I/O deste ano decorre nos próximos dias 11 e 12 de maio. Aí será apresentado oficialmente o Android 13 e esperamos ficar a saber mais sobre esta novidade nessa ocasião.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 7 e Pixel 7 Pro: conhecer os pormenores das suas câmaras
  • Samsung prepara um novo smartphone com ecrã transparente
  • OnePlus Ace revelado pela marca em imagens reais
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.