Xiaomi 12S Ultra já ultrapassou o Apple iPhone 13 Pro Max

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones para jogos, ou telemóveis gaming estão entre os mais poderosos do mercado, com caraterísticas topo de gama e construção otimizada para ergonomia. Todavia, temos também alguns smartphones "normais", voltados para o grande público, a brilhar no departamento dos jogos. Em particular destacamos agora o novo Xiaomi 12S Ultra, bem como o Apple iPhone 13 Pro Max.

Em causa está um novo teste e comparação em vídeo efetuado com o intuito de apurar qual destes será o melhor telemóvel para jogos em 2022. Ou seja, qual o melhor smartphone para quem quer jogar sem ter quebra de fps nos mais variados jogos para Android e iOS que podemos encontrar através da Play Store e App Store, respetivamente. Agora, temos os resultados.

Xiaomi 12S Ultra ultrapassa em várias categorias o Apple iPhone 13 Pro Max

Xiaomi 12S Ultra

Estes são dois dos melhores telemóveis que chegaram ao mercado em 2022, alimentados pelos processadores Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm e pelo Apple A15 Bionic. São os produtos mais ousados da Xiaomi e da Apple até ao momento, respetivamente e para quem gosta de jogar, desta feita o telemóvel Android tem mais trunfos na manga.

Em seguida podemos ver o teste em vários dos jogos populares efetuado pelo youtuber responsável pelo canal Golden Retriever. Aí, podemos observar o smartphone Android a suplantar o seu rival iOS em várias rondas com desempenho mais estável em vários tipos de jogos submetidos ao teste.

Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 Plus vs Apple A15 Bionic

O novo chipset da Qualcomm consegue finalmente superar o Apple A15 Bionic em vários departamentos, sobretudo na eficiência energética. Para além disso, o novo chip apresenta várias melhorias de desempenho, marginais na velocidade gerais, mas notórias no desempenho gráfico, sobretudo a longo termo.

O vídeo mostra-nos assim que o Xiaomi 12S Ultra apresentou uma taxa de quadros superior (média de 588 fps), superando todos os smartphones testados em 2022 pelo youtuber em questão. Para além disso, o telemóvel Xiaomi não apresentou aviso de temperatura excessiva com base nos resultados apresentados.

O telemóvel Xiaomi é o melhor para quem gosta de jogar

Teste FPS Xiaomi
Tabela de smartphones com valores de fps registados em diversos jogos. Crédito: @Golden Retriever.

Mantendo altas taxas de quadros sem sobreaquecer, o Xiaomi 12S Ultra mostrou as reais vantagens do novo processador Snapdragon 8+ Gen 1 face ao antecessor. Para além disso, vemos finalmente um Android a superar os topos de gama da Apple e o seu A15 Bionic, até então um colosso imbatível.

Há, todavia, a exceção do Apple iPad Mini 6, equipado com o A15 Bionic, mas sendo um tablet não é propriamente um dispositivo da mesma categoria que o Xiaomi 12S Ultra. Infelizmente, este é um dos telemóveis a que os consumidores na Europa não terão direito.

Por outro lado, contamos com novos equipamentos a usar o Snapdragon 8+ Gen 1 a chegar também em 2022, nomeadamente da Xiaomi com a (suposta) gama Xiaomi 12T.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.