Apple oferece recompensa de 2 milhões de dólares a quem conseguir esta proeza

Mónica Marques
Comentar

A Apple acaba de disponibilizar para programadores o novo modo de segurança Lockdown do iOS 16 e está confiante de que este é impenetrável.

Para mostrar a eficácia do novo modo, a empresa está a oferecer uma recompensa de dois milhões de dólares a quem conseguir violar este portento de segurança.

Recompensa de dois milhões de dólares para vencer o modo Lockdown da Apple

Apple Lockdown
O novo modo Lockdown da Apple tem como missão proteger os equipamentos de software malicioso Crédito@Apple

Na conferência WWDC deste ano, a Apple apresentou oficialmente o novo sistema operativo iOS16, no qual está incluído o novo modo Lockdown. Este é um recurso de segurança especialmente concebido para combater softwares maliciosos e para proteger o smartphone de ser monitorizado por fontes desconhecidas.

E a empresa de Cupertino tem tanta confiança na eficácia deste recurso que está a oferecer uma recompensa de dois milhões de dólares a quem conseguir fazer a proeza de penetrar neste sistema de segurança e vencer todos obstáculos.

Trata-se de uma recompensa elevada e, por essa razão, não devem faltar candidatos ao título de "eu venci o Lockdown da Apple". Mas parece que a empresa tem uma confiança inabalável no seu novo recurso.

Segundo Ivan Krstić, diretor de engenharia e arquitetura de segurança da Apple, "o modo Lockdown é um recurso inovador que reflete o nosso compromisso inabalável para proteger os utilizadores contra ataques".

Nos últimos anos, a Apple tem reforçado não só os recursos de segurança dos seus produtos, como também as políticas de privacidade dos seus serviços digitais, numa tentativa de evitar qualquer ataque vindo do exterior.

Como funciona o modo Lockdown da Apple

Com o novo recurso Lockdown, os utilizadores podem desativar algumas funcionalidades no seu iPhone assim como restringir o acesso a algumas opções. Para isso, basta ativar este novo recurso e na prática está fica bloqueado e protegido contra ataques exteriores.

Por exemplo, no que respeita às mensagens recebidas, os anexos são bloqueados, à exceção de imagens, assim como os links recebidos não vão funcionar. No browser, algumas tecnologias mais complexas, como o JavaScript Just In Time (JIT), ficam desativadas.

Chamadas de FaceTime serão também bloqueadas se o utilizador não tiver feito uma chamada anterior para o contacto de quem está a receber a chamada.

Para ativar o novo modo Lockdown, basta ir ao menu Definições e selecionar Privacidade e Segurança. Aí escolher Modo LockDown (ou bloqueio) e para terminar, clicar em Turn On & Restart.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.