Instagram Subscriptions: as subscrições já chegaram à rede social

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O anúncio foi feito pelo CEO do grupo Meta (ex-Facebook), Mark Zuckerberg, dando conta das novidades a chegar em breve à rede social Instagram. De acordo com o seu testemunho, as Instagram Subscriptions ficarão ainda mais atrativas para os criadores de conteúdos ao proporcionar novas formas de ganhar dinheiro com os seus conteúdos.

Em causa estão as Stories exclusivas e os Reels exclusivos para assinantes (pagos) de um determinado Instagrammer. Com efeito, apenas os subscritores dessa página de Instagram poderão ver os vídeos curtos ao estilo do TikTok, bem como as Stories exclusivas, segregando-os dos demais utilizadores "comuns".

Subscrições são o segredo do Instagram para fazer frente ao TikTok

📣 Subscriptions Update 📣Subscriptions are a great way for creators to have a predictable income & for fans to get exclusive content from creators that they love.This update includes:- Subscriber Chats- Subscriber Reels- Subscriber Posts- Subscriber Home pic.twitter.com/5PzDTcwn8d

— Adam Mosseri (@mosseri) 14 de julho de 2022

Tal como avança a publicação 9to5Google, as novas opções à disposição dos criadores de conteúdo são variadas e focam-se num só aspeto, a rentabilização. Ou seja, o Instagram anunciou novas formas para os utilizadores ganharem dinheiro com os seus conteúdos nesta rede social, sobretudo para as contas com mais seguidores uma vez que poderão escalar facilmente estes formatos.

Em simultâneo, os Instagram Subscriptions permitirão aos criadores estreitar laços com os seus seguidores, sobretudo com quem pagar para ter acesso aos conteúdos. Para esta faixa de seguidores premium, existirão vários novos conteúdos elencados acima pelo executivo Adam Mosseri através do Twitter.

Várias categorias de conteúdos exclusivos para seguidores que paguem aos seus influencers no Instagram

Temos, em primeiro lugar, os Chats para Subscritores ou Subscriber chats. Estas salas de conversa permitirão aos seguidores contactar diretamente os seus influencers favoritos através da tecnologia mediada pelo Messenger do Instagram. Terão também uma nova Inbox especial para as DM's ou mensagens diretas. Para o criador de conteúdo também existirão mais controlos nesta área.

Note-se ainda que estes chats suportarão até 30 pessoas nas salas de grupo, pelo que para os criadores de conteúdo será uma forma rápida de entrar em contacto com vários subscritores.

Em segundo lugar teremos publicações ou posts exclusivos no Instagram e Reels exclusivos. Sucintamente, apenas os seguidores que paguem terão acesso aos conteúdos em questão. Desse modo, os comentários e interações estarão preenchidos pelos seguidores mais atentos e dedicados a um determinado criador de conteúdo.

Em terceiro lugar temos uma Aba exclusiva no perfil de Instagram. Aí encontrão todos os conteúdos exclusivos preparados pelo criador de conteúdo para os assinantes que paguem pelos seus conteúdos. Ou seja, um hub com tudo aquilo a que os subscritores têm direito, desde Lives (transmissões em direto) até às respostas a comentários.

📣 Creator Updates 📣We want Instagram to be the best place for creators to make a living doing what they love.To deliver on this goal, we have some exciting updates in these key areas coming soon:- IG Creator Marketplace- Reels- NFTs- No Feeshttps://t.co/jLaJi2uJwc pic.twitter.com/QOZdUOMb9s

— Adam Mosseri (@mosseri) 29 de junho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.