WhatsApp surpreende os utilizadores Android com esta nova UI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp tem finalmente boas notícias para os utilizadores de smartphones Android. A app de mensagens instantâneas e maior plataforma de comunicações online detida pelo grupo Meta tem agora alterações significativas para a sua aplicação Android.

Há efetivamente um constante esforço de melhoria nas funcionalidades da aplicação pelo grupo Meta (ex-Facebook) desde a aquisição do WhatsApp em 2014. Agora, as mudanças focam-se nos elementos presentes na interface da aplicação para dispositivos Android com o intuito de facilitar a navegação na mesma.

Barra de navegação a chegar ao WhatsApp para Android

WhatsApp Android app
Captura de ecrã com

Segundo as mais recentes informação avançadas primeiramente pela publicação WABetaInfo, a app de mensagens tem agora uma barra de navegação na parte inferior do ecrã.

Muito similar à barra inferior que temos no Instagram, por exemplo, com as principais zonas ou secções da app na ponta dos nossos dedos. Tal como podemos observar pelas imagens que ilustram esta peça, a apresentação das secções é bastante clara.

Importa frisar, porém, que de momento estas alterações encontram-se apenas na versão beta (de testes) para Android. Não obstante, acreditamos que também cheguem à plataforma TestFligt para dispositivos móveis iOS (Apple iPhone).

Aliás, de momento já temos uma barra de navegação muito similar para os iPhone, ainda que com algumas alterações.

Objetivo passa por facilitar a navegação na app de mensagens

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.8.4: what's new?PREVIEW: WhatsApp is working on a tweaked user interface for the app by implementing a bottom navigation bar, available in a future update!https://t.co/8DKcLbeWdu pic.twitter.com/rLi5r2spbZ

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 4 de abril de 2023

As alterações sucessivas à app do WhatsApp deixaram a versão para Android algo desatualizada face ao aspeto e funcionalidade que já temos na mesma aplicação para iOS. Agora, tudo aponta para uma gradual uniformização do serviço entre ambos os sistemas operativos.

Mais concretamente, em causa está a versão 2.23.8.4 da app para Android ainda em fase de testes Beta. O novo design, porém, já inclui a barra de navegação na parte inferior da UI e agilizará a navegação e uso geral das funcionalidades do mensageiro.

É uma das maiores alterações ao aspeto da UI na app Android

WhatsApp

Essencialmente as quatro principais secções no WhatsApp passam a estar na ponta dos nossos dedos, num local de mais fácil acesso do que a posição anterior, no topo.

Em suma, é algo que acaba por fazer todo o sentido, na minha opinião, e além de acrescentar utilidade à aplicação, vem também uniformizar a sua aparência e funcionalidades gerais em ambas as versões - Android e iOS.

Por fim, estas novidades estão atualmente em fase de testes, mas não devem tardar em chegar à versão estável e global da aplicação para os utilizadores Android.

Although this is good news, I have noticed that some users would like the new interface to be optional, so that it can be activated in the app settings, and that would still be possible to switch between sections through a gesture. https://t.co/nG4oq7ipmW

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 4 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.