Queda nas vendas dos Macs obrigam Apple a optar por uma resolução drástica

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a enfrentar dificuldades na sua série de Macs que estão a registar uma queda nas vendas que a empresa não esperava.

Perante estes resultados, dizem os rumores, que a empresa de Cupertino foi obrigada a optar por uma estratégia drástica: a interrupção da produção dos processadores M2.

Apple obrigada a interromper produção de chips M2 por queda nas vendas de Macs

Imagem do MacBook Pro equipado com processador M2
O MacBook Pro com M2 está disponível em Portugal por um preço a começar nos 2.499 euros Crédito@Apple

O iPhone continua a ser um sucesso de vendas, mas alguns equipamentos Apple não conseguem os mesmos resultados. De acordo com informações divulgadas pela própria empresa, no primeiro trimestre de 2023, o ganho com a vendas de Macs situou-se nos 7,7 mil milhões de dólares.

A série de computadores registou uma queda de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, cuja receita das vendas alcançou os 10,9 mil milhões de dólares. Perante estes números, Tim Cook esclareceu que a empresa enfrenta um ambiente macroeconómico desafiante e dificuldades de câmbio.

Mas parece que a queda nas vendas deste equipamento levaram a Apple a optar por uma solução drástica. De acordo com a publicação sul-coreana The Elect, Cupertino terá interrompido completamente a produção de processadores M2, o “coração” da nova série de Macs.

A interrupção deu-se no início de janeiro e prolongou-se até ao final de fevereiro. Ao que tudo indica, a produção foi já retomada em março, mas com metade da taxa de produção registada na mesma altura pelo chip anterior M1.

Tanto a Apple como a TSMC não fizeram qualquer comentário sobre o assunto. A referida publicação sul-coreana conseguiu obter estas informações junto de outros fornecedores desta cadeia que foram afetados pela dita interrupção.

À primeira vista, esta interrupção não vai afetar a disponibilidade dos equipamentos em loja, até porque parece que a procura não é a esperada pela Apple.

Mas a grande consequência poderá dar origem a outra decisão drástica. O adiamento do lançamento do novo chip M3 que chegaria com um novo iMac. Alguns rumores apontavam para que o equipamento fosse revelado em junho, talvez na conferência WWDC.

Mas a confirmarem-se estas informações, é pouco provável que a Apple, conhecida por ler bem as oscilações do mercado, arrisque no lançamento de um novo chip e um novo Mac que prometem ter um custo elevado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt