Vodafone Analytics mostra Rock in Rio à lupa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Vodafone Anaylitics, que permite analisar dados em near real time, foi estreada pela operadora na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa. E os resultados revelados pela operadora permitem mostrar o festival à lupa.

Esta ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, permitiu interpretar, com recurso a técnicas avançadas de computação, a big data gerada pelos dados recolhidos das antenas Vodafone que cobrem o recinto.

Desta forma foi possível identificar padrões comportamentais de mobilidade (através de um heatmap com as áreas de maior concentração), localização e caracterização demográfica. E foram retiradas várias conclusões.

12% do público do Rock in Rio tinha menos de 25 anos

Por exemplo, em média, 23% das pessoas repetiram a experiência, marcando presença em mais do que um dia. Nos quatro dias do Rock in Rio, 12% do público tinha, em média, menos de 25 anos.

Na sua maioria, os visitantes nacionais vieram das cidades de Lisboa e do Porto, sendo que cerca de 5% do público veio de outros países. Espanha foi o país predominante de festivaleiros estrangeiros no evento, seguindo-se o Brasil e o Reino Unido.

Os dados, tratados de forma agregada e anonimizada - cumprindo as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e toda a regulação da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

“A versatilidade e dinamismo desta solução permitem aceder a dados antes difíceis de obter e trabalhá-los de acordo com as necessidades, para tirar as conclusões mais relevantes e, através delas, desenvolver soluções e serviços inovadores”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresarial da Vodafone Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.