Vendas de carros elétricos na Europa batem recordes em 2020

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Não é novidade que o mercado dos carros elétricos continua a crescer exponencialmente, mas tudo indicava que 2020 poderia não ser um ano tão forte devido ao impacto da pandemia de Covid-19. No entanto, as mais recentes informações publicadas pela Shcmidt Automotive Research, revelam uma realidade bastante diferente.

O número de vendas de carros elétricos na Europa disparou, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Entre o mês de janeiro e novembro, foram vendidos mais de meio milhão de carros, um número nunca alcançado até há data. Num mercado mais global, onde estão também incluídos os híbridos, ultrapassaram a marca de 1 milhão de carros.

Carros elétricos ainda têm um longo caminho a percorrer até dominarem na Europa

O grande crescimento no número de vendas de carros elétricos deve-se a diversos fatores, tal como:

  • Leis que preveem a proibição total da circulação de carros com combustíveis fósseis.
  • Aumento na autonomia dos carros elétricos.
  • Muito maior oferta de carros elétricos disponível.

Ainda assim, as vendas de carros elétricos (e mesmo híbridos) representa apenas uma fração do total de veículos comercializados na Europa em 2020. De acordo com a mesma fonte, entre janeiro e outubro deste ano, foram vendidos um total de 13,3 milhões de carros.

No entanto, é impossível não salientar a clara tendência de crescimento do mercado dos carros elétricos. Um dos grandes incentivos para o seu crescimento vem das várias fabricantes que, devido a pesadas multas que serão aplicadas a empresas que não cumpram os limites de emissão de CO2.

Por isso, espera-se que esta tendência continue a crescer exponencialmente, à medida que mais modelos são lançados no mercado e a aposta nos tradicionais carros com combustíveis fósseis seja reduzida ao longo do tempo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla AutoPilot: condução autónoma evita acidente com veado e funciona sem luzes!
  • AutoX passa à frente da Tesla e é a primeira a lançar táxis autónomos na China!
  • Tesla vai dar acesso direto às câmaras do Autopilot no teu smartphone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.