Urbvan: a empresa de transporte privado co-fundada por português que conseguiu 9 milhões de dólares

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Urbvan é uma empresa de transporte privado cujos serviços se baseiam no México. A empresa foi fundada pelo português João Matos Albino e Renato Picard, após trabalharam na Chariot, uma empresa semelhante pertencente à Ford.

Recentemente, a Urbvan conseguiu um financiamento de 9 milhões de dólares o que vai permitir à empresa expandir o seu serviço para mais cidades do México como Guadalajara. Caso o negócio corra bem, a Urbvan poderá até chegar aos Estados Unidos.

Atualmente, o serviço já conta com 180 carrinhas na sua frota e mais de 15 mil utilizadores mensais.

Como funciona o Urbvan

Como o seu nome indica, esta empresa especializa-se no transporte privado através de 'urban vans' ou carrinhas urbanas. Ao contrário da Uber que transporta os seus clientes maioritariamente em carros ligeiros, na Urbvan o serviço é de carrinhas, para transportar mais pessoas e ser mais eficiente.

Um cliente do Urbvan paga cerca de 3 dólares por bilhete de viagem. Contudo, existem opções de passes mensais que podem variar entre os 100 e 130 dólares. As carrinhas são equipadas com Wi-Fi e possuem ainda câmaras de segurança.

O serviço foi inspirado no Shuttl

O Shuttl é um serviço semelhante que opera na Índia, um país com um fluxo de trânsito bastante grande. Albino fez uma visita à Índia para perceber melhor como funciona o Shuttl para depois aplicar os conhecimentos ganhos no Urbvan.

"Cada cidade é diferente e é necessário adaptarmo-nos. Mercados como o indiano são massivos, bem mais que o mercado da América Latina", afirmou Albino.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal em 2018
  • Câmara Google (GCam) tem pequena mudança de design na nova atualização
  • Google não vai licenciar o Android para o Huawei Mate 30
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.