Uber vai finalmente oferecer seguro de saúde aos motoristas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Uber anunciou algo que os seus motoristas já vem a protestar há algum tempo. A plataforma vai finalmente disponibilizar seguro de saúde para alguns motoristas. Na verdade, esta decisão foi tomada na sequência de um processo feito pelo estado da Califórnia contra a empresa.

O processo denunciava as práticas injustas da Uber, bem como da sua concorrente Lyft. A Uber e Lyft consideram os seus motoristas como "trabalhadores independentes", não tendo direito a benefícios básicos como subsídio de desemprego e seguro de saúde.

Com a pandemia de COVID-19, foi colocada ainda mais pressão nas empresas de transporte privado, cujos serviços que os motoristas oferecem são considerados essenciais. Assim sendo, maior é a responsabilidade das empresas de assegurar uma "almofada financeira" para motoristas que se encontrem em situações de saúde.

Uber vai oferecer seguro de saúde "gradual"

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, explicou numa entrevista ao CNBC como irá funcionar o seguro de saúde na empresa. O seguro será atribuído de forma gradual, com o critério das horas que o motorista fizer. Assim sendo, os motoristas que fizerem mais horas terão direito a um benefício maior.

Khosrowshahi detalhou ainda que o dinheiro será oriundo de um fundo monetário criado pela Uber especialmente para esse propósito. Contudo, o CEO evitou a questão de quando é que os motoristas terão direitos na totalidade, tal como trabalhadores dependentes.

No final da entrevista, Khosrowshahi proferiu palavras algo desagradáveis. "Quem quiser trabalhar vai ter benefícios, quem não quiser, recebe zero." Assim sendo, parece que tão cedo os motoristas não terão acesso a subsídio de desemprego, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fiat tem um carro elétrico que é melhor que os Tesla para a cidade!
  • Cão robot colocado "à solta" nas ruas por causa da distância social!
  • Lenovo lança trotineta elétrica para atacar a Xiaomi Mi Electric Scooter com preço baixo
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.