Tesla V10 já chegou e os testes da funcionalidade "Smart Summon" são polémicos! (vídeos)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Na passada quinta-feira, a Tesla anunciou a chegada da atualização V10, que traz inúmeras novidades. Muitas das novidades apresentadas estão relacionadas com entretenimento (novos jogos, 'caraoke', suporte para Spotify, etc), mas foram também trazidas novidades para as suas capacidades de condução autónoma.

Antes da atualização, os clientes que tinham o pacote completo da funcionalidade Autopilot já tinham acesso à funcionalidade Summonn. Agora, com a nova atualização, foi lançada a funcionalidade Smart Summon e os primeiros testes começaram a inundar as redes sociais.

Tal como seria de esperar, nova funcionalidade da Tesla já está a causar polémica

Hoje em dia, é rara a situação em que uma nova funcionalidade lançada pela Tesla não causa polémica. Neste caso, parece que isso aconteceu em diferentes perspetivas.

Neste caso, foram os utilizadores os mais criticados. Apesar dos vários avisos da Tesla e Elon Musk, de que esta é ainda uma funcionalidade em fase 'beta' (experimental) e que deve ser utilizada em locais sem grande movimento e com bastante cuidado, os utilizadores não ligaram aos avisos.

Entre os vários vídeos publicados, vemos que a vasta maioria foi realizada em parques de estacionamento com bastante movimento, havendo carros e pessoas a movimentarem-se constantemente. Desta forma, considerando que esta é uma funcionalidade ainda em desenvolvimento e o condutor não tem forma de controlar o carro a 100%, colocam não só o veículo em risco, mas também todos os que o rodeiam.

Resultados são impressionantes, mas nem sempre tem um final feliz

Em alguns dos vídeos os resultados alcançados ficaram aquém das expetativas dos utilizadores, ainda que não tenham realizado os seus testes nas condições indicadas pela Tesla.

Num dos testes realizados, vemos o Tesla Model 3 sair com facilidade do lugar onde está estacionado. No entanto, quando se prepara para atravessar a via para ir de encontro ao utilizador, é incapaz de identificar um carro que vem da estrada principal com uma velocidade considerável.

Ainda que muitos utilizadores no Twitter tenham defendido o Tesla, dizendo que o outro carro circulavam em excesso de velocidade, a culpa é mesmo do utilizador. Nunca deveria ter testado esta funcionalidade num lugar tão movimentado e literalmente ao lado da entrada principal do parque.

Numa outra situação, o "final feliz" foi arruinado por um condutor menos atento. Enquanto o Tesla Model 3 circulava perfeitamente dentro do parque de estacionamento para ir de encontro ao utilizador, um condutor que tirava o seu carro do estacionamento acabou por embater no Tesla.

Relembro que a primeira versão desta funcionalidade apenas permitia aos utilizadores mover o Tesla para a frente (ou para trás), utilizando a aplicação no seu smartphone. Com esta nova versão, o carro é capaz de sair sozinho do lugar onde está estacionado, conduzindo lentamente até onde está o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model S da polícia fica sem bateria de deixa escapar fugitivo! (áudio)
  • Tesla Model S avaria em plena pista e vê o Porsche Taycan passar ao lado! (vídeo)
  • Tesla Model 3 considerado o mais seguro em caso de acidente! Vê os vídeos
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.