Chegou finalmente o Tesla Model 3 para as massas: custa 35 mil dólares

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Há muito que Tesla prometia um carro elétrico mais acessível. Um ano e meio depois de lançar o Model 3, sai agora a variante há muito prometida pelo CEO da marca. Elon Musk prometeu e, inegavelmente, cumpriu: o novo Model 3 é lançado nos Estados Unidos por 35 mil dólares.

“Desde que criamos a empresa, era este o nosso objetivo”, referiu o homem forte da Tesla aos jornalistas. Lançado em 2017, o Model 3 tem na sua versão Performance (Long Range) um preço de 56 mil dólares (68.000€ em Portugal). Ademais, a versão Long Range custa 40 mil dólares (56.900€ por cá) e era, até hoje, a mais barata no mercado.

Este torna-se, assim, o carro elétrico Long Range mais barato – ou menos caro, como preferirem – até à data. Quais serão, com efeito, as grandes diferenças para os modelos que já se encontravam no mercado?

Menos autonomia e tecnologia neste Model 3

Temos uma bateria de menor capacidade, com cerca de 350km de autonomia. Ademais, temos apenas tração traseira, que significa menos potência. Também não teremos serviço de streaming de música nem mapas de satélite, que dão a informação de trânsito em tempo real. Ou seja, a Tesla teve de cortar custos em algum sítio para conseguir este preço.

De facto, para Elon Musk, conseguir um modelo com estes preços é aquilo a que chama de “produção infernal”. Ademais, os seus preços para a Europa ainda não foram anunciados. Contudo, conseguimos fazer algumas contas de cabeça. Tendo em mente as diferenças EUA-Portugal nos restantes modelos, é de crer que este ronde os 41 e os 43 mil dólares.

Esta é claramente uma vitória para Elon Musk. Demorou, mas cumpriu a promessa de trazer um Long Range para as massas. Tendo em conta que será um modelo bastante requisitado nos Estados Unidos, veremos até que ponto é possível tê-lo à venda em Portugal ainda durante 2019.

Editores 4gnews recomendam:

BMW e Mercedes-Benz firmam parceria no campo da condução autónoma

Tesla pede financiamento a bancos chineses para construir Gigafactory 3

YouTube começa a bloquear comentários em vídeos com crianças

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.