Starlink: a Internet de Elon Musk só tem um tarifário e são 99 € / mês

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Internet da Starlink estreou-se em Portugal em finais de fevereiro como demos a conhecer em ocasião anterior. Desde então o website do serviço de Internet por satélite permitia fazer o registo e fornecia as primeiras informações sobre o plano de preços.

Entretanto, já sabemos que o início das operações começará em junho próximo, tendo a ANACOM sido notificada pela Space Exploration Technologies Portugal (SXPT), a empresa criada pela SpaceX para mediar este serviço em Portugal.

A Internet da Starlink terá um único tarifário em Portugal

Starlink
Legenda

É um dos poucos países onde a empresa de Elon Musk, a SpaceX e a sua filial SXPT já deram esta garantia. Mais ainda, também já conhecemos o plano de preços - são 99 euros por mês - e 499 euros pela instalação do hardware necessário.

Relembramos que a tecnológica norte-americana SpaceX confirmou à ANACOM que o território luso já tem cobertura total, chegando assim a 100% do país. É uma das poucas nações até ao momento que se podem arrogar de tal facto.

Estas foram algumas das revelações feitas por Matt Botwin, diretor do departamento de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX à ANACOM. O responsável norte-americano reuniu recentemente com o regulador nacional por videoconferência.

A Internet via satélite pode ser o ideal para zonas remotas

Apesar de ainda ser pouco expressiva em Portugal, a Internet via satélite está a crescer. Vocacionada para o acesso à Internet em zonas remotas e de baixa densidade populacional, existem seis prestadores com ofertas e um em testes. https://t.co/mJU4TSob6m#internet#bandaLarga pic.twitter.com/bhve0cw6pb

— ANACOM (@_ANACOM_) 5 de abril de 2021

"Na reunião foi transmitido ter sido recentemente completada a cobertura de todo o território nacional pela rede de satélites já colocados em órbita pela SpaceX e que pretendem dar início, até ao final do mês de junho, à comercialização em Portugal dos seus serviços de acesso à internet de banda larga via satélite, tendo constituído no nosso país a empresa Space Exploration Technologies Portugal – SXPT." - aponta a ANACOM.

A grande benesse deste tipo de serviço de Internet é a sua disponibilidade em zonas recônditas. Áreas de baixa densidade populacional, ou onde a Internet por fibra teime em não chegar. É aqui que a Internet da Starlink pode realmente brilhar.

Por outro lado, face às ofertas disponíveis no mercado, o preço não é de todo competitivo. Note-se que não só o valor da assinatura mensal é elevado - 99 euros - como também o custo da instalação é muito alto - cerca de 500 euros.

A velocidade da Internet da Starlink chegará aos 300 Mbps

Deployment of 60 Starlink satellites confirmed, completing SpaceX’s 10th mission this year pic.twitter.com/c15BveB3QE

— SpaceX (@SpaceX) 7 de abril de 2021

A constelação de satélites da Starlink continua a crescer, sendo estimado que até ao final do ano sejam capazes de garantir o acesso à Internet via satélite com velocidades até 300 Mbps. Mais ainda, o valor de latência será reduzido, abaixo dos 20 ms.

Para já os utilizadores podem aderir à versão beta do serviço, com velocidade variável entre os 50 Mbps e os 150 Mbps. De acordo com o portal ArsTechnica, a latência nesta fase inicial também oscila consideravelmente, entre os 20 ms aos 40 ms.

Sublinhamos, por fim, que a empresa de Elon Musk quer colocar em órbita um total de 12 000 satélites para reforçar toda a constelação Starlink. No entanto, devido a restrições impostas pelo regulador norte-americano (FCC), só foi obtida a permissão para colocar 4 425 satélites em órbita até à data, devendo estes operar a uma mesma altitude e na mesma frequência.

Contamos assim com uma melhoria gradual na velocidade do serviço prestado pela Starlink. O serviço, é bastante caro, mas segundo os responsáveis pelo mesmo, será um preço abaixo do custo para a própria empresa, estando esta a perder dinheiro.

Portugal é um dos primeiros a receber, em pleno, o serviço de Internet da Starlink que pode unir as zonas mais remotas do país.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.