OPPO Find X3 Pro review: smartphone de topo e microscópio de bolso

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 16 min.

O OPPO Find X3 Pro é o primeiro grande smartphone desta marca relativamente nova a chegar a Portugal. É um embaixador digno da fabricante que veste o verde jade como cor de destaque, custando 1199 € no nosso mercado, repleto de cor e caráter.

Sob os seus "ombros" de vidro pesa a responsabilidade de definir o lugar que a marca ocupará daqui em diante não só no nosso mercado, como também e sobretudo na mente do consumidor. Aí, o Find X3 Pro brilha com fulgor, destacando-se por 4 razões.

A entrada oficial da OPPO em Portugal deu-se em meados de 2020 com a anterior geração de dispositivos móveis Android, mas é agora, em 2021 com a nova gama Find X3 que as suas core e identidade ficou definida. Pessoalmente, gostei do produto.

Pontos fortes do OPPO Find X3 Pro

  • Qualidade de construção e design cuidado
  • Ecrã brilhante, de grande definição e alta taxa de atualização
  • Câmara extremamente versátil, capaz de bons resultados em qualquer cenário
  • Áudio impressionante para um dispositivo móvel
  • Desempenho absolutamente fluído em todos os cenários
  • Boa autonomia de bateria e versatilidade de carregamento

Pontos fracos do OPPO Find X3 Pro

  • Preço elevado para uma marca "jovem" em Portugal
  • Interface ColorOS pode dividir opiniões na Europa
  • Versão em preto (Gloss Black) é um imane de impressões digitais

O design do OPPO Find X3 Pro é único e futurista

OPPO Find X3 Pro

  • Peso: 193 gramas
  • Dimensões: 163,6 x 74 x 8,3 mm

Se estão algo fartos de designs iguais entre si, com módulos de câmara fotográfica demasiado salientes, autênticas corcundas nos telefones, então vão gostar deste OPPO. A marca ainda é pouco conhecida em Portugal, mas estou convicto que isso mudará.

Não há arestas vivas neste telefone. É impossível ficar indiferente à sua elegância, o brilho conferido pelo vidro, bem como a forma como este envolve o módulo de câmaras principal. Já conhecia smartphones com cantos arredondados, mas este resolve o problema das "corcundas" geradas pelas câmaras fotográficas e desliza muito melhor ao ser colocado no bolso das calças.

A estética é inspirada na temática futurista e na exploração espacial. É realmente diferente (um bom tipo de diferente). A disposição das câmaras tem fortes semelhanças com os iPhone 12 Pro da Apple.

OPPO Find X3 Pro

  • Materiais: vidro Gorilla Glass 5 (frente) + alumínio (estrutura)
  • Cores: preto/prateado (brilhante) e azul (fosco)

Veja-se na fotografia acima, de perfil, o relevo da câmara principal. Atente-se no quão discreto é este elemento da construção e design do produto, com as arestas bem arredondadas, polidas e uma solidez palpável ao segurar no smartphone.

As primeiras impressões foram imediatamente positivas. A forma como um telefone se porta na mão é reveladora da sua qualidade de construção e aqui não temos rangidos, ou botões dúbios. Podemos comparar o produto a um belo envelope de vidro e metal.

Se procuras um smartphone que dê nas vistas pelos melhores motivos, o OPPO Find X3 Pro cumpre esse quesito. Mais fotos do produto no álbum respetivo - Google Fotos.

A qualidade de construção é excelente neste smartphone OPPO

OPPO Find X3 Pro

  • Leitor de impressões digitais no ecrã
  • Design "unibody" com arestas discretas

O peso distribuído uniformemente, as linhas orgânicas que assentam perfeitamente na mão, bem com o perfil delgado. Estes três fatores contribuem para uma boa experiência de utilização, para o conforto durante a sua utilização com uma só mão.

É um telefone não só elegante, como bem construído e confortável de usar, mesmo para o padrão atual em que todo o smartphone tem ecrã de grandes dimensões.

Gostaria, contudo, de ter encontrado aqui o vidro Gorilla Glass Victus e não duas gerações anteriores, o Gorilla Glass 5 (também existe o Gorilla Glass 6). Por outro lado, o telefone traz uma película TPU já aplicada no ecrã.

Brilho manchado pelas impressões digitais, mas há o azul fosco

OPPO Find X3 Pro

Por muito bela que seja (e é) a construção com vidro brilhante, é impossível manter o telefone limpo. A menos que uses a capa suave e agradável de usar, incluída, construída também ela em TPU (uma boa adição).

O simples ato de o segurar deixará a traseira pejada de impressões digitais. A pensar nisso, a OPPO também disponibiliza o telefone em azul-escuro com acabamento em vidro fosco (sem brilho).

O modelo em Gloss Black é o mais impactante, mas a menos que tragas um pano de micro fibra no bolso, ficará sujo.

Ecrã grande, brilhante e arrebatador. Excelência a 10-bit

OPPO Find X3 Pro

  • Dimensões: 6,7 polegadas LTPO AMOLED
  • Resolução: WQHD+ (1440 x 3216 p) 525 ppp
  • Brilho: 1500 nits (máximo)
  • Taxa de atualização: variável até 120 Hz

O ecrã de 6,7 polegadas, display LTPO AMOLED ligeiramente curvo é o que de melhor há no mercado. A resolução predefinida - Full-HD+ (1080 x 2184) agradará à maioria, mas temos que ir às definições para tirar o máximo proveito da resolução deste painel.

Destaca-se pelo forte brilho de até 1300 nits, certificação HDR10+, 100% de cobertura do espaço de cor DCI-P3 e uma ótima representação de cor, rica e acertada. Aliás, é possível desfrutar de conteúdos a 10-bit neste OPPO Find X3 Pro.

Todos estes números, especificações e gíria tecnológica não lhe fazem justiça. O ecrã apresenta cores naturais, orgânicas, muito realistas e quando precisamos, o brilho atinge níveis incríveis, algo extremamente útil ao ar livre.

OPPO Find X3 Pro

Ao grande brilho e resolução soma-se a taxa de atualização variável. Isto significa que o telefone parecerá fluído em todas as ocasiões, aplicações e cenários de uso. O ecrã é um dos pontos mais fortes deste smartphone OPPO com cores vívidas.

Sempre que for necessário a taxa de atualização sobe até aos 120 Hz, seja em cenário de jogo ou para ver alguns vídeos e outro conteúdo multimédia. Ao ser ajustável conseguimos ter uma fluidez constante e não sacrificar a autonomia de bateria.

Dependendo do conteúdo apresentado, a taxa de atualização oscila entre os 10, 20, 24, 30, 60, 90 e 120 Hz. Tudo de forma automática, sem preocupações. Desfruta do telefone e não te preocupes com a autonomia de bateria.

O ecrã do OPPO Find X3 Pro é ligeiramente curvo nas laterais

OPPO Find X3 Pro

A curvatura discreta facilita o seu uso com uma só mão, sem causar demasiados toques acidentais. Esta ocorrência está precavida pelo software e também apresenta uma barra lateral, flutuante caso queiras tirar proveito de mais alguns atalhos.

É também neste ecrã que temos o leitor de impressões digitais. É uma forma rápida, segura e eficaz de desbloquear o telefone, com o único contra a ser o facto de termos que "sujar" o ecrã com o nosso dedo sempre que lhe tocamos.

O OPPO Find X3 Pro tem um sistema de câmaras inovador

OPPO Find X3 Pro

  • Câmara principal: 50 MP (grande angular) + 50 MP (ultrawide) + 13 MP (zoom de 3x) + 3 MP (macro / microscópica)
  • Câmara secundária: 32 MP
  • Gravação de vídeo: até 4k até 60 fps

O OPPO Find X3 Pro tem uma câmara principal quádrupla, composta por quatro câmaras. Destaca-se por usar dois sensores feitos à medida para os seus telefones pela Sony, os IMX766. Estão presentes nas duas primeiras câmaras (wide e ultrawide).

A estas duas câmaras de 50 MP somam-se um sensor de 13 MP com zoom ótico de 3x ou zoom híbrido de 5x sem perda de qualidade notória. A quarta câmara, de 3 MP, é rodeada por um anel LED que se ilumina para mediar a câmara microscópica.

O microscópio de bolso tem apenas 3 MP

OPPO Find X3 Pro
Amostra captada com a câmara microscópica. Álbum no Google Fotos

A câmara microscópica permite captar imagens e vídeo com ampliação de até 60 vezes. Isto abre uma nova janela para o mundo microscópico, algo que de outra forma dificilmente conseguimos replicar em casa e por vezes conseguimos ótimos resultados.

Há algo fascinante no mundo microscópico e, com sorte, até conseguimos ver alguns grãos de pólen nas flores. Por outro lado, a câmara microscópica tem baixa resolução - 3 MP - sendo frequente os resultados apresentarem muito grão (ruído digital).

A isto soma-se a necessidade de ter uma mão firme, não existindo aqui focagem automática nem estabilização. Tens que encostar o smartphone ao objeto que queres descobrir. Não é fácil, mas por vezes vale a pena e é capaz de te surpreender.

O modo microscópio é uma novidade divertida, mas difícil de dominar.

As duas câmaras de 50 MP, essas sim, são excelentes!

OPPO Find X3 Pro

As duas câmaras principais são efetivamente excelentes. Temos o mesmo sensor de 50 MP, Sony IMX766 com objetivas diferentes, uma grande angular e uma ultra-grande angular com pouca distorção da perspetiva o que é de louvar num smartphone.

Mais ainda, sendo os sensores iguais, a calibração de cores é a mesma. Isto significa que as imagens e vídeo captado por ambas as câmaras terá o mesmo equilíbrio de cor. Isto é altamente desejado para resultados mais profissionais, merecendo aqui um elogio.

OPPO Find X3 Pro
Amostra captada com a câmara principal. Álbum no Google Fotos

As imagens captadas estão ao nível dos melhores smartphones do mercado, mostrando aqui os sensores da Sony o seu valor. Temos ótimas imagens a qualquer distância focal suportada, sejam as ultra-grande angulares, convencionais e até a telefoto (em parte).

As cores são intensas, por norma bem fieis, ainda que o OPPO Find X3 Pro possa criar algumas imagens com demasiada saturação, ou demasiada exposição (imagem muito brilhante). De qualquer modo, é uma câmara versátil, divertida e muito boa.

OPPO Find X3 Pro

A aplicação de câmara fotográfica faz a transição automática (no modo automático) entre a distância focal base e o modo macro quando deteta que nos aproximamos do objeto. Há aqui um "salto" que devia ser mais discreto, mas não afeta os resultados.

Aponto como negativo o processamento da imagem em demasia pela IA da OPPO que, em alguns casos, produz resultados pouco naturais, aqui quando está ativo o modo HDR. Esta imperfeição é a exceção e não a regra.

Foi na câmara telefoto (3x zoom) que encontrei os resultados mais medíocres, não estando ao mesmo nível que os outros dois sensores principais. A OPPO afirma que os utilizadores preferem uma ultra-grande angular a um zoom ótico, mas se colocam uma câmara com zoom ótico num telefone topo de gama, esta tem que, pelo menos, proporcionar uma experiência igualmente boa.

O sistema de câmaras do OPPO Find X3 Pro é muito bom, não excelente

OPPO Find X3 Pro
A câmara microscópica ilumina-se para que possas encostar o telefone ao objeto a captar.

Em síntese, temos duas câmaras excelentes neste telefone, uma câmara "novidade" que pode produzir resultados cativantes se tiveres paciência e uma quarta câmara para zoom ótico que podia nem estar presente. São quatro câmaras, mas só duas mesmo boas.

A OPPO faz questão de mencionar o motor de processamento da imagem a 10-bits tanto para vídeo como para imagem. Assim, aquilo que é captado pelos sensores de imagem é, quase sem perdas, apresentado pelo ecrã utilizado no terminal.

Na prática, contudo, os meus olhos não foram capazes de discernir melhorias significativas na maioria das fotos captadas a 10-bit vs as imagens captadas a 8-bit. A opção está lá, no modo "Pro", bem como outras opções de criação de conteúdo.

A câmara frontal é muito boa no OPPO Find X3 Pro

OPPO Find X3 Pro

A câmara fotográfica frontal tem 32 MP de resolução e objetiva grande angular para não cortares ninguém das fotos de grupo. O detalhe abunda e conseguimos excelentes resultados, perfeitos para partilhar nas redes sociais ou guardar nos álbuns.

A calibração de cores - a representação dos tons de pele - tende a oscilar para o espectro mais quente o que pode favorecer alguns tons de pele. Por outro lado, a câmara teve algumas dificuldades em acertar a exposição em algumas situações de iluminação.

Em síntese, temos uma boa experiência de câmaras que deve ser melhorada com o software da OPPO. Há algumas inconsistências que podem (e devem) ser melhoradas pela marca para elevar a qualidade dos resultados e experiência de utilização.

A câmara microscópica é uma novidade, mas passado algumas semanas pode tornar-se num "gimmick".

A ColorOS é a interface da OPPO baseada no Android 11

ColorOS OPPO

  • Sistema operativo: Android 11
  • Interface: ColorOS 11 da OPPO

O smartphone OPPO Find X3 Pro usa a interfac ColorOS 11 da marca, sendo baseada no Android 11 da Google. É relativamente leve, simples e elegante com o verder a permear todo o ambiente gráfico como cor de destaque.

A sua utilização não apresentou dificuldades. Isto é, quem já tiver usado um smartphone Android sentir-se-á igualmente em casa neste OPPO Find X3 Pro. Arrisco até dizer que encontrei alguns traços similares à OxygenOS da OnePlus.

Nota positiva para a organização das definções com ícones bem conseguidos, cores distintas para guiar o olhar nas áreas com muitas definições e fácil de navegar. Sabemos instintivamente onde estão as opções que queremos encontrar.

O telefone traz algumas aplicações pré-instaladas à semelhança de outras marcas, mas sem bloatware de maior a apontar. É uma interface leve, rápida e com boa resposta - seria de estranhar o contrário com as caraterísticas técnicas de topo.

OPPO Find X3 Pro

A interface destaca-se pelos ícones grandes, imensa capacidade de personalização, excelente barra de notificações (menu drop-down e interruptores de controlo. Parte do Android 11 e acrescenta-lhe MUITAS opções de personalização gráfica.

Podemos mudar desde os ícones de sistema, aos temas, posição e esquema (layout) dos ícones, ou mesmo os temas. Há imensas opções de personalização para os interessados.

Temos também várias ferramentas adicionais de produtividade e conveniência das quais destacamos o Centro de Jogos. Aí temos controlos específicos para otimizar o telefone e tirar mais proveito dos nossos jogos.

OPPO Find X3 Pro

Especificações técnicas do OPPO Find X3 Pro 5G:

  • Ecrã AMOLED de 6,7” polegadas LTPO - 526 ppp
  • Resolução: Quad HD+ (1440 x 3216 pixeis)
  • Taxa de atualização de até 120 Hz e certificação HDR10+
  • Brilho de 800 nits
  • Proteção Gorilla Glass, certificação IP68
  • Processador Snapdragon 888 da Qualcomm (5 nm)
  • 12 GB de memória RAM LPDDR5
  • 256 / 512 GB de armazenamento UFS 3.0
  • Câmara principal de 50 MP (wide) + 13 MP (periscópica) + 50 MP (ultrawide) + 3 MP (macro)
  • Câmara frontal de 32 MP
  • Bateria de 4500 mAh
  • Carregamento rápido de 65 W (com fios), 30W (sem fios) e inverso (10W)
  • Peso: 190 gramas
  • Suporte para redes 5G
  • Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6
  • Altifalantes estéreo
  • Outras características: NFC, NFC, infravermelhos, sensor biométrico no ecrã
  • Sistema operativo: Android 11, ColorOS 11.2
  • Disponível em preto (Gloss Black), e azul (Blue)
  • Preço: desde 1199 € em Portugal

Desempenho poderoso com o Snapdragon 888 da Qualcomm

Processador: Snapdargon 888 (5 nm)
Memória RAM: 12 GB
Armazenamento: 256 GB UFS 3.1

O desempenho ou performance do telefone OPPO é espetacularmente rápido, fluído e competente em todas as tarefas. Seja na velocidade de escrita ao captar imagens pesadas, bem como nas aplicações mais exigentes como jogos como o Genshin Impact, PUBG Mobile, entre outros.

Está perfeitamente em linha com os demais topos de gama no mercado e nem outra coisa seria de esperar com o Snapdragon 888. É um dos smartphones mais rápidos que já tive oportunidade (e neste caso o prazer) de testar.

O aquecimento não se revelou problemático, muito menos os problemas de desempenho. O SoC da Qualcomm é um processador rápido, poderoso e eficiente, além eficaz na gestão energética com a implementação feita pela OPPO.

O desempenho / performance é um não problema neste telefone OPPO.

Autonomia de bateria sólida e carregamento muito rápido a 65 W

OPPO Find X3 Pro

  • Bateria: 4500 mAh de capacidade
  • Carregamento sem-fios a 30 W
  • Carregamento por fio a 65 W
  • Carregamento reverso sem-fios a 10 W

O termo "carregamento rápido" é usado com demasiada frequência, aplicando-se até a telefones com carga a 15 W. Em nada se comparam a este OPPO Find X3 Pro com carga rápida a 65 W, a tecnologia SuperVOOC 2.0 da fabricante.

Incluído na caixa está um carregador / adaptador de parede de dimensões consideráveis, bem como o cabo USB-C mais grosso que o habitual. É este o quarto trunfo do OPPO Find X3 Pro, o poder carregar totalmente em pouco mais de 30 minutos (0-100%).

Não só o carregamento por cabo é extremamente rápido como também o carregamento sem-fios chega aos 30 W. Foi uma ótima surpresa, poder colocar o telefone a carregar 10 minutos e ter pelo menos 40% de carga na bateria.

A autonomia pode chegar aos 2 dias neste telefone OPPO

OPPO Find X3 Pro

Este quesito depende do tipo de utilização e utilizador do telefone. Durante o período de testes nunca cheguei ao fim do dia sem carga e era frequente conseguir usar o telefone - uso médio com alguns minutos de jogo - durante dois dias.

Em síntese, a autonomia bateria é uma não preocupação. Temos energia mais que suficiente para um dia de forte uso, ou dia e meio a dois dias de utilização casual. Sempre que precisarmos de o carregar, o processo é muito rápido.

Há um bom equilíbrio, quiçá perfeito, entre capacidade da bateria, velocidade de carregamento e espessura do telefone.

Conclusão: um excelente embaixador da OPPO para Portugal

OPPO Find X3 PRo

O OPPO Find X3 Pro é definido por quatro vetores, a saber:

1. Ecrã brilhante, grande e excelente! O painel AMOLED presente neste telemóvel inteligente da OPPO faz toda a diferença. Está ao nível dos melhores do mercado, sendo fabricado pela Samsung, tal como o que temos no Galaxy S21 Ultra 5G, por exemplo.

2. A câmara fotográfica traz-nos a fotografia microscópica - um gimmick mais que ferramenta útil. Felizmente as duas demais câmaras principais são de excelência e compensam a medíocre câmara telefoto com zoom ótico de 3x.

3. Carregamento rápido. São 65 W de potência que agilizam o processo de carga e acredita que isto faz a diferença no quotidiano. É um dos telefones mais rápidos a carregar que já testei, possivelmente o mais rápido que pude usar até ao momento.

4. O design vistoso e inspirado na temática espacial com linhas fluídas, orgânicas e sem arestas vivas. É impossível não reparar no seu aspeto e look sofisticado.

OPPO Find X3 Pro

O OPPO Find X3 Pro está disponível em Portugal com um preço recomendado de venda ao público de 1199 €. Valor que denota o público alvo que a marca quer cativar, bem como a sua colocação no mercado.

Este valor coloca o telefone na gama premium, sendo muito alto para uma marca que, para todos os efeitos, acabou de entrar no nosso mercado. Sem desmérito pela qualidade do produto, mas não deixa de ser um valor ousado e pouco competitivo.

Vale ainda destacar a qualidade de som no OPPO Find X3 Pro, cristalina para chamadas e envolvente para jogos, vídeos e multimédia. É, contudo, fácil tapar inadvertidamente os altifalantes, duplos, ao usar o telefone no modo horizontal.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

9

Qualidade de construção

9
Ecrã 10
Qualidade de som 8,5

Performance / Desempenho

9,5

Interface / UI

7,5

Câmara

8

Bateria

9

Qualidade / Preço

7
Pontuação 8,5 - Recomendado pela 4gnews

A quem procura o smartphone Android mais elegante do mercado, este é o telefone a comprar.

Podes ver mais fotos do produto através do Google Fotos.

O produto foi enviado pela OPPO para teste, sendo utilizado como telefone principal durante cerca de um mês.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.