A era da PlayStation 4 foi longa e repleta de vitórias. A consola testemunhou o lançamento de sucessos como os jogos Red Dead Redemption 2, Grand Theft Auto V, God of War, The Last of Us Part II, Persona 5, bem como o Uncharted 4: A Thief’s End. Porém, todo o apogeu tem o seu final e a PS4 não é diferente. A Sony focar-se-á, não só mas cada vez mais na sua PlayStation 5.
A transição para a nova geração com a consola PS5 foi lenta, gradual e respeitadora da venerável PS4. Tivemos, com efeito, vários jogos disponíveis para ambas as gerações, sobretudo durante a era de escassez da PS5 cujas consequências se fizeram sentir sobretudo no preço da consola, entre outros fatores.
Sony tem que fazer a transição para a nova PS5
Porém, o homem forte da PlayStation, Jim Ryan, já veio a público confirmar que a escassez de consolas PS5 terminou, pelo que cada vez mais atenção, esforços e jogos serão dedicados exclusivamente à PS5. Por outras palavras e em termos leigos, é hora de nos começarmos a despedir da PS4, longo foi o seu reino.
Tal como demos previamente a conhecer, os jogos para a PS4 podem ser gradualmente descontinuados até ao final de 2025. Porém, conforme as novas informações, esta ação será muito mais expedita, com a PS4 a desaparecer da cena ao longo deste ano de 2023.
O principal indício? Veja-se o trailer em vídeo divulgado pela própria PlayStation com os principais jogos a chegar à PS5 e PS4 ao longo de 2023. A disparidade é agora evidente, denotando a concentração de esforços na consola de nova geração.
Vários jogos não suportarão a consola PlayStation 4
Tal como podemos constatar, da apresentação em vídeo oficial, teremos vários jogos e novos títulos de franquias novas a chegar em 2023, muitos deles favoritos dos fãs da PlayStation. Ainda assim, fica claro que de ano para ano o número de jogos disponíveis e jogáveis na PlayStation 4 diminui.
Dito isto, o número de novos jogos a suportar a PS4 pode diminuir de 8 em 2023 para 0 (zero) em 2024. É uma clara tomada de postura pela Sony para acelerar a transição para a nova geração, sobretudo agora que a forçosa dilação provocada pela escassez de novas consolas impedia os jogadores de comprar a nova plataforma.
Lista de novos jogos torna clara a transição para a PlayStation 5
Em todo o caso, mais tarde ou mais cedo, a Sony terá forçosamente que tomar este passo delicado, com respeito pelos atuais jogadores. Porém, estimulando-os direta e indiretamente a "saltar" para a PS5.
Senão, veja-se a lista completa de jogos e respetivas plataformas suportadas:
- Final Fantasy 16 – PS5
- Horizon 2 DLC – PS5
- Spider-Man 2 – PS5
- Assassin’s Creed Mirage – PS5 / PS4
- Resident Evil 4 (Remake) – PS5 / PS4
- Forspoken – PS5 Suicide Squad – PS5
- Dead Space – PS5 Stellar Blade – PS5
- Street Fighter 6 – PS4/PS5
- Star Wars Jedi Survivor – PS5
- Alone In The Dark – PS5
- Firewall Ultra – PS5/PSVR 2
- Pacific Drive – PS5
- The Lords of the Fallen (2023) – PS5
- Horizon VR: Call of the Mountain – PS5/PSVR
- Destiny 2: Lightfall – PS5 / PS4
- Eternights – PS5 / PS4
- Tchia – PS5 / PS4
- Season A Letter To The Future – PS5 / PS4
- SynDuality – PS5
- Hogwarts Legacy – PS5 / PS4
- Wild Hearts – PS5
O trailer acima denota claramente a transição para a nova geração de PlayStation, algo muito suave e gradual até ao momento, mas que se acelerará em 2023. Ainda assim vários títulos como o Horizon Forbidden West, bem como o God of War Ragnarök continuarão a ser otimizados para a PS4.
Finda a escassez da PS5, é hora de dizer adeus à PS4
Por fim, note-se que ainda hoje o número de consolas PS4 em utilização supera, em muito, o número das consolas de nova geração, a PS5. Entre os vários fatores a contribuir para tal como a inicial escassez da PS5 fruto da falta global de chips e semicondutores.
Note-se que ainda recentemente, no início de janeiro, a Sony anunciou que a sua nova PS5 já havia vendido mais de 30 milhões de unidades
Entretanto, estes entraves à produção e distribuição ter-se-ão dissipado, segundo aponta o próprio Jim Ryan. Ou seja, na obsta agora à plena adoção da nova consola, com a empresa responsável a encetar os esforços necessários para que tal se materialize.
Editores 4gnews recomendam: