A Sony começou a enviar e-mails aos jogadores de PS4 para lembrar que GTA 6 será lançado apenas na atual geração de consolas. A mensagem recomenda diretamente a compra de uma PlayStation 5 para que os jogadores estejam preparados para o lançamento de Grand Theft Auto VI, marcado para 19 de novembro de 2026.
Segundo os relatos partilhados por vários utilizadores, a campanha está a aparecer por e-mail e também através de notificações em contas PlayStation. Para os utilizadores que adicionaram Grand Theft Auto VI à sua lista de desejos, a Sony está a sugerir que adquiram uma PS5 para estarem prontos quando o jogo chegar.
A abordagem não surge por acaso. A Sony é parceira de marketing da Take-Two e da Rockstar Games em GTA 6, algo que já tinha ficado evidente no segundo trailer do jogo, onde é indicado que as imagens foram capturadas numa PS5.
Embora alguns jogadores afirmem ter recebido o aviso apesar de já terem uma PS5, a campanha parece estar especialmente direcionada aos utilizadores que ainda continuam na geração anterior, como observa o site Kotaku. Isto é mais um sinal de que a Sony quer usar GTA 6 como um dos grandes argumentos finais para convencer quem ainda não fez a transição da PS4 para a PS5.
GTA 6 chega primeiro às consolas e fica sem versão PC no lançamento
GTA 6 já tem data marcada, mas não chegará a todas as plataformas ao mesmo tempo. Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, confirmou recentemente que o jogo será lançado primeiro na PS5 e Xbox Series X|S, deixando a versão para PC para uma fase posterior.
A explicação dada pelo executivo passa por servir primeiro o "público principal". Segundo Zelnick, num lançamento desta dimensão, a empresa é avaliada pela forma como dá resposta aos jogadores mais importantes para aquele produto. No caso da Rockstar, a estratégia continua a passar pelas consolas antes do PC.
Zelnick também afastou a ideia de que esta decisão esteja ligada ao acordo de marketing com a Sony. O responsável lembrou que a Rockstar historicamente tem lançado os seus grandes jogos primeiro nas consolas, antes de os levar para o computador.
Ainda assim, o PC continua a ser uma plataforma cada vez mais importante para a Take-Two. O próprio executivo reconheceu que, em grandes lançamentos, o computador pode representar entre 45% e 50% das vendas. Ou seja, a versão PC deverá chegar mais tarde, mas dificilmente ficará fora dos planos da Rockstar.
Preço de GTA 6 ainda não foi revelado
Outro ponto que continua sem resposta é o preço de GTA 6. Zelnick voltou a falar sobre o tema numa conferência recente, mas não revelou o valor final do jogo.
Apesar disso, o CEO deu a entender que a Take-Two não pretende tratar GTA 6 apenas como uma oportunidade para aplicar um preço "super premium". Segundo o próprio, os consumidores pagam pelo valor que recebem, e o objetivo da empresa é garantir que o preço pareça justo face à experiência entregue.
